sexta-feira, 8 de agosto de 2008

OLIMPIADA: ABERTURA LARGOU COM OURO

PEQUIM ESTÁ NO PÓDIO

* Clery Quinhones de Lima

Indiscutivelmente de Abertura foi grandiosa, impecável e espectacular, o quê todos esperavam: criativa e tecnológica.

Um belo espetáculo para o maior evento do mundo. A solenidade de abertura no NINHO DE PASSÁRO superou a todas olimpíadas, afirmam especialistas – nós que vivenciamos Barcelona, Atlanta e Sydney, concordamos e acrescentamos que felizmente os anúncios de possíveis atentados não aconteceram e esperamos que a paz reine até o dia 24, quando do encerramento desta 29ª. Olimpíada e os 26º Jogos Olímpicos, porque os de 1916, 1940 e 1944 não aconteceram motivados pelas Grandes Guerras Mundiais.

Vimos: criatividade, tecnologia, cores, ritmo, música, dança, iluminação, história, valorização, lições, exemplos, excelência, qualidade, respeito, ordem, organização e uma esperança que ainda é possível acontecer a PAZ NO MUNDO, pelo menos o esporte mostrou isso. Ele tem feito o melhor possível e ficou claro que é possível: Que SONHOS se tornam REALIDADES.

Todos momentos da solenidade de abertura foram memoráveis. Foram mais de 4 horas de show ( previsão era para 3h e 45 min). As pegadas no ar identificavam a chegada para a Olimpíada . A contagem regressiva com o soar dos tambores ( lembramos a solenidade de abertura do PAN no Rio) foi precisa e aí já mostrou que a solenidade seria “DEZ” e paralelamente uma explosão de fogos, na parte superior do Estádio e vários outros pontos. Os aros olímpicos esboçado no solo e depois suspenso no ar foi sensacional; assim como aquele globo de 24 metros de altura e as mudanças de quadros, precisão total, num pergaminho que registrou a história de cultura chinesa milenar com as invenções da pólvora, impressão, bússola e as descobertas marítimas. Confessamos que esperávamos mais no momento do acendimento da Pira. O diferente foi a corrida do último do revezamento, chinês campeão olímpico de ginástica artística.

PALVRASTivemos a saudação do Presidente do Comitê Organizador e registramos parte das palavras Jacques Rogger, presidente do Comitê Olímpico Internacional: “ Atletas, os Jogos criados para vocês... Mais do que performance é pela união de 204 países desta Olimpíada... Excelência, qualidade e respeito... Queridos atletas são modelos para a juventude do mundo, rejeitem o doping... Sejam orgulhosos da conquista de seus comportamentos...” Valorizou os atletas e deu o seu recado do “Fair Play”, espírito desportivo.

JURAMENTO Do atleta teve acréscimo e foi aquilo que se prega na disputa do esporte, num jogo limpo, não a dopagem e drogas. Vejamos:Em nome de todos os competidores eu prometo que vamos participar nestesJogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que regem eles,começarmos a praticar um desporto sem dopagem e sem drogas, no verdadeiroespírito de desportivismo, para o glória do desporto e da honra de nossas sequipes.”

NOTA DO EDITOR - A Olimpíada foi aberta, a CHINA conseguiu já o pódio, mas a Olimpiada vai para a prática nos vários locais de competição. então entra em cena o lado físico, a estratégia, a performance, o físico e o psicológico. È conferir, pois a cobertura está muito boa e a globalização permite tempo real.

Nenhum comentário: