terça-feira, 12 de agosto de 2008

OLIMPIADA: NOS ANAIS, O ESPORTE COM MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS FEITAS PELO BRASIL. (No momento).

JUDO NO PÓDIO
A conquista da mais uma medalha de bronze no Judô, com Thiago Camilo em Pequim faz com que o Brasil passe a 15 pódios na modalidade – ainda continua a competição e o iatismo, com 14, ainda em andamento a competição e o atletismo, com 13, nem começou a disputa desta modalidade em PEQUIM.

Fazemos o registro que as estatísticas se apresentam quanto a número de medalhas conquistadas pelo Brasil em Olimpíada. E efetivamente é um competição válida, pois tudo hoje é quantificado. Mas devemos também fazer o registro que IATISMO e ATLETISMO são esportes que o BRASIL também pode fazer medalhas nesta OLIMPIADA.
E os estudiosos apontam que o JUDÔ é o único ESPORTE que registra a conquista de medalhas em sete olimpíadas seguidas – desde 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
Certamente o assunto em pauta está posto e merece uma espera do término da OLIMPIADA para que possamos fazer o paralelo e fique nos ANAIS OLÍMPICOS.
NÃO TEM COR – E para aqueles que gostam dos registros, fazemos a respeito a esta 15ª. Medalha do JUDÕ BRASILEIRO, de TIAGO CAMILO, em que diz: “Só quando falei com meu irmão (Luiz Camilo, também judoca) por telefone recuperei a energia. Ele disse que medalha olímpica não tem cor. E a partir daí, encarei as duas últimas lutas como se fossem a semifinal e a final”, lembrou o atleta paulista, que defende a Sogipa/RS. Prosseguiu “Temi não me recuperar. Mas a primeira coisa que o judoca aprende a fazer é cair e levantar. Então esse bronze acaba tendo gosto de ouro por eu ter conseguido e me superar. São poucas pessoas que têm a honra de ter duas medalhas olímpicas”, completa Camilo, que, no judô brasileiro, alcançou este feito ao lado de Aurélio Miguel (ouro 88 e bronze 96) e Leandro Guilheiro (bronze 2004 e bronze 2008).
Aguardemos o término da OLIMPIADA DE PEQUIM para que a ESTATÍSTICA nos confirme, efetivamente, qual é o ESPORTE que mais MEDALHAS deu ao BRASIL em participações OLÍMPICAS.

NOTA DO EDITOR – (1) Fica o registro quanto ao número de medalhas conquistadas pelo BRASIL em OLIMPIADA e que ainda haja uma subdivisão: Quantidade de medalhas em ESPORTES COLETIVOS e INDIVIDUAIS.
(2) – Na qualidade de jornalista fazemos o registro sobre os autores que apresentam os dados – MEDIA GUIDE COMUNICAÇÃO – da CBJ, que presta ASSESSORIA DE IMPRENSA com os Jornalistas MANOELA PENNA e LÚCIO, que complementam que a MEDALHA DE BRONZE de CAMILO foi fruto de seis participações em que ele teve apenas uma só derrota: Venceu Takashi Ono (JPN) por waza-ari; Hamed Malek Mohammadi (IRI) por ippon; Perdeu para Ole Bischof (ALE) por ippon (2 waza-ari);Venceu Travis Stevens (EUA) por yuko;Venceu Euan Burton (GBR) por waza-ari eVenceu Guillaume Elmont (NED) por ippon.

Nenhum comentário: