quarta-feira, 13 de agosto de 2008

OLIMPIADA: PHELPS, MAIOR MEDALHISTA OLIMPICO

PHELPS, MAIOR MEDALHISTA
DA HISTÓRIA OLIMPICA
Momentos constantes de Phelps, no Tubo d´água, em Pequim(foto Divulgação de QUILISPORT)

O norte-americano, MICHEL PHELPS, em Atenas, fez 6 ouro e promoteu em PEQUIM fazer 8 ouros e se encaminha para isso. Com os cinco ouros, até agora, ele já o HOMEM que tem o maior numero de medalhas em Olimpíadas.

Phelps tornou-se o primeiro atleta olímpico a conquistar 11 medalhas de ouro na carreira ao vencer, com novo recorde mundial, os 200 metros borboleta e o revezamento 4x200 metros livre, no Cubo D''Água, em Pequim.
Com a vitória no revezamento, a quinta seguida nos Jogos de Pequim e a segunda na quarta-feira, Phelps tem agora dois ouros a mais que seus compatriotas Carl Lewis e Mark Spitz, que o corredor finlandês Paavo Nurmi e que a ginasta soviética Larysa Latynina.
Phelps marcou 1min52s03 nos 200m borboleta. O húngaro Laszlo Cseh ficou com a prata e o japonês Takeshi Matsuda com o bronze, enquanto o americano bateu o recorde mundial que ele mesmo havia anotado em Melbourne, no ano passado, por 0s06.
O nadador de Baltimore, ficou atrás de Moss Burmester, da Nova Zelândia, na marca dos 50 metros, mas assumiu o controle a partir da metade da prova para manter vivo seu sonho de superar o recorde de Mark Spitz que ganhou sete ouros em uma única Olimpíada. Em Atenas-2004, Phelps conquistou seis ouros.
Pouco depois, ele fez parte da equipe de revezamento 4x200m livre que arrasou o recorde mundial ao registrar 6min58s56 — o anterior era de 7min03s24, deixando a Rússia e a Austrália bem para trás disputando as medalhas de prata e bronze.

Nenhum comentário: