domingo, 23 de novembro de 2008

REUNIAO REGIONAL SUL DO PELC NA UNISINOS








Fotos mostram a Assessora do ME, Cássia Damiani, fazendo um pré-lançamento da CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE e o Grupo do PELC DE BAGÉ-RS atuante e qualificado na REUNIAO REGIONAL SUL DO PELC NA UNISINOS.

Etapa exitosa na UNISINOS reafirma

Um programa integrado na comunidade

Numa promoção do Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer- SNDEL, apoio da UNISINOS, de 20 a 22, na UNISINOS, São Leopoldo, foi realizada a Reunião Sul Regional do Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC e contou com a participação de Santa Maria.

Com o objetivo de atualizar gestores, participantes, representantes das Entidades de Controle Social, coordenadores de núcleos e pesquisadores de Núcleos Temáticos da Redes CEDES aconteceram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e agora no Sul e no norte, de 4 a 6 de dezembro, cursos com temas central e gerais em forma reuniões temáticas, mesas redondas, palestras e oficinas.

Abertura – Com a presença do prefeito de São Leopoldo, Ari José Vanazzi, reitor da UNISINOS, Marcelo de Aquino, Celso Tascano, diretor geral do Ministério de Justiça; Secretária Nacional de Esportes e Lazer do ME, Rejane Penna Rodrigues e Suzana Wolf, Coordenadora do Evento pela UNISINOS, formando a mesa diretiva e a presença de alguns prefeitos da região do Vale do Sino, no auditório central da UNISINOS foi realizada a solenidade oficial de abertura do Evento, às 19h do dia 20.

Teve a projeção de um vídeo promocional da UNISINOS e também do PELC, Hino Nacional Brasileiro e a apresentação do Quinteto de Cordas da UNISINO e a palavra das autoridades, que enfatizaram a importância do Programa que oportuniza em várias regiões do pais uma integração social com atividade físicas e culturais. O prefeito Vanazzi afirmou que o esporte, lazer e cultura favorecem com a diminuição da violência; o reitor Marcelo na sua fala destacou os corpos de toda a espécie e gênero que conduzem a construção de uma sociedade para o amadurecimento democrático e isso está acontecendo com o PELC e a Secretária Rejane , na qualidade de gaúcha, ex-secretária de esportes de Porto Alegre, sentiu-se em casa e agradeceu a presença de todos, da parceira UNISINOS e da sua equipe de trabalho do Ministério e foi enfática que a sociedade tem que se valer de seu direito e marcar presença nas decisões no Sistema Nacional de Esporte e Lazer.

Palestra inaugural – Com o tema “ Esporte, lazer, turismo e mobilização comunitária” foi proferida pela prof.a Dra Marutschka Martini Moesch –PUC-RS e prof. Dr.Nelson Marcelino – UNIMEP-SP com a coordenação da prof.a Dra. Suzana Wolff, UNISINOS.Especialistas debateram a relação do esporte, lazer e turismo. O lazer no sentido amplo, cultura, descanso e divertimento e o turismo, a quebra de rotina espacial, relação com pessoas de outras culturas; Lazer é uma manifestação humana, de forma contemplativo.

Sexta-feira – Pela manhã aconteceu a apresentação de relatos do PELC, com a presença de Santa Maria; Isabel Baggio expôs um vídeo sobre um evento realizado pelo PELC do Guarany Atlântico com a integração dos demais e comunidade em geral, levando a zona norte de Santa Maria mais de 1 mil e quinhentas pessoas; Patrícia Somavilla fez o relato dos núcleos do PELC falando sobre a Formação Continuada em serviço do PELC.

Durante a tarde, no primeiro momento teve a Avaliação do PELC e o II Tempo como pesquisa social, instrumento de gestão.Debatedores Duval Magalhães, da PUC-MI E Sonia Bredmeier, da UNISINOS-RS.

No segundo momento, teve reuniões temáticas para gestores participantes, Representantes das Entidades de Controle Social, Coordenadores de Núcelos, Pesquisas de Núcleos Temáticos – CEDES; Coordenadores gerais do PELC de gestores de novos Programas.

Reunião Nacional do CEDES

CEDES quer se integrar mais no PELC, difundir suas ações na sociedade com intencionalidade e inclusão social, numa gestão compartilhada e deinformação, voltar ao campo pela mídia, sendo um desafio para uma nova empreeitada

Dra. Leila Mirtes, diretora do CEDES coordenou uma reunião com os integrantes da região sul em que houve uma excelente participação nas discussões, sendo a tõnica a necessidade de uma maior integração e informação entre os núcleos existentes e ficou definido que na reunião nacional que irá acontecer dia 9 de dezembro, em Belo Horizonte, antecedendo o Congresso Brasileiro de Informação e Documentação, será proposto para a oficialização de um sitio dinâmico para atender em parte a comunicação do CEDES.

Sábado - Pela manhã teve a mesa redonda com o tema “ O Programa de Esporte e Lazer da Cidade e o Sistema Nacional de Esporte e Lazer.”, quando foi pré-lançada o projeto da III Conferência Nacional do Esporte pela Assessora do Ministro Orlando Silva, Cássia Damiani e teve a fala com a complementação do Sistema Nacional do Esporte e Lazer, enfocado por Leila Mirtes, Diretora de Tecnologia e Ciência da Informação do Esporte do ME e como moderador . Ednaldo Pereira Filho, da UNISINOS; Depois teve a reunião dos Grupos de Trabalho e finalmente a Plenária de Sistematização e a apresentação do relatório Síntese dos Grupos de Trabalhos e das reuniões temáticas, com a coordenação de Ana Felix – Ministério do Esporte.

Conferência Nacional de Esporte-CNE

A 3ª. edição da CNE acontecerá no ano de 2009 ( A primeira foi realizada em 2004 e a segunda em 2006, em Brasília). Ela tem etapa municipal, estadual e nacional. A CNE tem como desafio de fazer do esporte e lazer uma política de Estado, portanto deve ter a adesão de toda a população brasileira.

Pode-se dizer que durante a Reunião Sul do PELC, na Unisinos, teve o pré-lançamento do projeto da CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE, por Cássia Damiani, Assessora do ME. A CNE terá a realização de 400 etapas de fases municipais e estaduais, envolver mais de 2500 municípios, os 26 estados e DF, paralelamente conferências livres e preparatórias com 10 mil pessoas e etapa nacional para 1500 pessoas, totalizando a participação de mais de 100 mil pessoas em todo o processo.

Lançamento - Oficial da CNE acontecerá em Brasília no dia 11 de fevereiro por ocasião da reunião do Presidente Lula com os prefeitos eleitos de todo o Brasil.

(Jorn. CLERY QUINHONES DE LIMA –MTB –RS – n.4020)

Realizou a cobertura para as rádios Imembuí e Universidade, jornais A Cidade e Saúde Pela Prática ( terá uma página especial na edição de dezembro/2008) e matérias neste Blog.

Nenhum comentário: