sexta-feira, 21 de novembro de 2008

REUNIÃO REGIONAL SUL DO PELC NA UNISINOS

Fotos CLERY/QUILISPORT/ SMEL



Participantes na UNISINOS e Secretária Rejane e mesa diretiva´
Abertura foi ontem na UNISINOS

Desde ontem, dia 20, até amanhã, sábado, dia 22, O Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Desporto e Lazer –SNDEL, promove na Unisinos – São Leopoldo, a Reunião Regional Sul do Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC. Santa Maria está presente.

Com o objetivo de atualizar gestores, participantes, representantes das Entidades de Controle Social, coordenadores de núcleos e pesquisadores de Núcleos Temáticos da Redes CEDES aconteceram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e agora no Sul e no norte, de 4 a 6 de dezembro, cursos com temas central e gerais em forma reuniões temáticas, mesas redondas, palestras e oficinas.
O tema central da Reunião Sul na Unisinos é Esporte, Lazer, Turismo e Mobilização Comunitária.
Abertura – Com a presença do prefeito de São Leopoldo, Ari José Vanazzi, reitor da UNISINOS, Marcelo de Aquino, Celso Tascano, diretor geral do Ministério de Justiça; Secretária Nacional de Esportes e Lazer do ME, Rejane Penna Rodrigues e Suzana Wolf, Coordenadora do Evento pela UNISINOS, formando a mesa diretiva e a presença de alguns prefeitos da região do Vale do Sino, no auditório central da UNISINOS foi realizada a solenidade oficial de abertura do Evento, às 19h.
Teve a projetção de um vídeo promocional da UNISINOS e também do PELC, Hino Nacional Brasileiro e a apresentação do Quinteto de Cordas da UNISINO e a palavra das autoridades, que enfatizaram a importância do Programa que oportuniza em várias regiões do pais uma integração social com atividade físicas e culturais. O prefeito Vanazzi afirmou que o esporte, lazer e cultura favorecem com a diminuição da violência; o reitor Marcelo na sua fala destacou os corpos de toda a espécie e gênero que conduzem a construção de uma sociedade para o amadurecimento democrático e isso está acontecendo com o PELC e a Secretária Rejane , na qualidade de gaúcha, ex-secretária de esportes de Porto Alegre, sentiu-se em casa e agradeceu a presença de todos, da parceira UNISINOS e da sua equipe de trabalho do Ministério e foi enfática que a sociedade tem que se valer de seu direito e marcar presença nas decisões no Sistema Nacional de Esporte e Lazer.
Palestra inaugural – Com o tema “ Esporte, lazer, turismo e mobilização comunitária” foi proferida pela prof.a Dra Marutschka Martini Moesch –PUC-RS e prof. Dr.Nelson Marcelino – UNIMEP-SP com a coordenação da prof.a Dra. Suzana Wolff, UNISINOS.
Santa Maria – Está presente com a SMEL, através da coordenação do PELC (Isabel Baggio e Patrícia Somavilla). O PELC de Santa Maria apresenta nesta manhã dois trabalhos nos relatos de experiências siginificativas do PELC: A Formação Continuada em serviço do PELC: Um Relato de Experiência em Santa Maria – RS e Zona Norte em Ação: Guarani no Coração”: Um evento no núcleo do ginásio Guarani Atlântico.
O Evento continua até sábado, que terá pela manhã, mesa redonda com o tema “ O Programa de Esporte e Lazer da Cidade e o Sistema Nacional de Esporte e Lazer.”, que terá na exposição as prof.as Dras. Leila Mirtes e Cássia Damiani, do Ministério do Esporte e o moderador prof.Ms. Ednaldo Pereira Filho, da UNISINOS; às 10h às 12 – Grupos de Trabalho. Às 14h – Plenária de Sistematização: Apresentação do relatório Síntese dos Grupos de Trabalhos edas reuniões temáticas, com a coordenação de Ana Felix – Ministério do Esporte.


Da sala de Imprensa – PLAZA HOTEL – Porto Alegre

(Jorn. CLERY QUINHONES DE LIMA –MTB –RS – n.4020)

Nenhum comentário: