sexta-feira, 21 de novembro de 2008

REUNIÃO REGIONAL SUL DO PELC NA UNISINOS

Foto Clery/Quilisport/SMEL



Evento encerra neste sábado na UNISINOS



Desde quinta-feira até este sábado, dia 22, O Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Desporto e Lazer –SNDEL, promove na Unisinos – São Leopoldo, a Reunião Regional Sul do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC.
Com Leila o grupo que participou da reunião do CEDES


Depois de uma solenidade de abertura prestigiada pelas autoridades constituídas do Município de São Leopoldo ( prefeito e reitor da Unisinos) e mais o Ministério da Justiça e Esporte, a REUNIÃO REGIONAL SUL DO PELC prossegue com grande participação de gestores, participantes, representantes das Entidades de Controle Social, coordenadores de núcleos e pesquisadores de Núcleos Temáticos da Redes CEDES. A dinâmica é em mesas redondas, reuniões temáticas, palestras e oficinas.
O tema central da Reunião Sul na Unisinos é Esporte, Lazer, Turismo e Mobilização Comunitária.
Palestra inaugural – Com o tema “ Esporte, lazer, turismo e mobilização comunitária” foi proferida pela prof.a Dra Marutschka Martini Moesch –PUC-RS e prof. Dr.Nelson Marcelino – UNIMEP-SP com a coordenação da prof.a Dra. Suzana Wolff, UNISINOS.Especialistas debateram a relação do esporte, lazer e turismo. O lazer no sentido amplo, cultura, descanso e divertimento e o turismo, a quebra de rotina espacial, relação com pessoas de outras culturas; Lazer é uma manifestação humana, de forma contemplativo.
Atividades da Sexta-feira – Pela manhã aconteceu a apresentação de relatos do PELC, com a presença de Santa Maria; Isabel Baggio expôs um vídeo sobre um evento realizado pelo PELC do Guarany Atlântico com a integração dos demais e comunidade em geral, levando a zona norte de Santa Maria mais de 1 mil e quinhentas pessoas; Patrícia Somavilla fez o relato dos núcleos do PELC falando sobre a Formação Continuada em serviço do PELC.
Durante a tarde, no primeiro momento teve a Avaliação do PELC e o II Tempo como pesquisa social, instrumento de gestão.Debatedores Duval Magalhães, da PUC-MI E Sonia Bredmeier, da UNISINOS-RS.
No segundo momento, teve reuniões temáticas para gestores participantes, Representantes das Entidades de Controle Social, Coordenadores de Núcelos, Pesquisas de Núcleos Temáticos – CEDES; Coordenadores gerais do PELC de gestores de novos Programas.
Neste sábado,pela manhã, mesa redonda com o tema “ O Programa de Esporte e Lazer da Cidade e o Sistema Nacional de Esporte e Lazer.”, que terá na exposição as prof.as Dras. Leila Mirtes e Cássia Damiani, do Ministério do Esporte e o moderador prof.Ms. Ednaldo Pereira Filho, da UNISINOS; às 10h às 12 – Grupos de Trabalho. Às 14h – Plenária de Sistematização: Apresentação do relatório Síntese dos Grupos de Trabalhos edas reuniões temáticas, com a coordenação de Ana Felix – Ministério do Esporte.

Reunião Nacional do CEDES
CEDES quer se integrar mais no PELC, difundir suas ações na sociedade com intencionalidade e inclusão social, numa gestão compartilhada e deinformação, voltar ao campo pela mídia, sendo um desafio para uma nova empreeitada
Dra. Leila Mirtes, diretora do CEDES coordenou uma reunião com os integrantes da região sul em que houve uma excelente participação nas discussões, sendo a tõnica a necessidade de uma maior integração e informação entre os núcleos existentes e ficou definido que na reunião nacional que irá acontecer dia 9 de dezembro, em Belo Horizonte, antecedendo o Congresso Brasileiro de Informação e Documentação, será proposto para a oficialização de um sitio dinâmico para atender em parte a comunicação do CEDES.

Da sala de Imprensa – PLAZA HOTEL – Porto Alegre


(Jorn. CLERY QUINHONES DE LIMA –MTB –RS – n.4020)

Nenhum comentário: