sexta-feira, 18 de julho de 2008

OLIMPIADA A 20 DIAS, O CLIMA É OLÍMPICO

A Cidade de Pequim, quase 20 milhões de habitantes, de um país de mais de 1 bilhão e trezentos milhões de população, que cresce assombrosamente, tendo cidades que a 14 anos atrás eram currais e hoje já ficam entre 5 a 10 milhões de habitantes. Vivem a OLIMPIADA 2008.
Valendo da foto do Blog da Janaína e informações recebidas de PEQUIM, sente-se que já é clima de OLIMPIADA, o que normalmente não vimos, quando chegamos no Rio de Janeiro a 5 dias do PAN , no ano passado, mostra que o povo chinês está sendo pontual, pelo menos em termos de instalações, pois a baixa do índice de poluição, segundo técnicos não está conseguindo e o sistema de controle de carros inicia no próximo domingo, vamos ver no que vai dar.
Ilustramos a movimentação pelas avenidas e a expectativa da Olimpiada, com as famosas bandeiras em postes e também os out-doors, com ídolos esportivos, é claro na maioria os da CHINA.

Foto: Jana Jan do Blog da Janaína Silveira

Jana Jan

OLIMPIADA : QG OLÍMPICO DE QUILISPORT EM SANTA MARIA -RS


ruas_wudaokou_bl01.jpg

Essa rua fica perto da minha casa e normalmente não é assim, tranquila. Há vendedores (ambulantes/fixos) de flores, de cartões telefônicos, de cigarros, agenciadores de apartamentos, mecânicos de bicicletas… tem de tudo… ou melhor, tinha.

Por causa das Olimpíadas há uma onda de maquiagem pela cidade. Ambulantes são retirados das ruas, lojas de artigos “piratas” estão interrompendo as atividades, e o que não é original está sumindo das prateleiras dos grandes mercados. Está difícil até pra comprar DVD.

ruas_wudaokou_bl02.jpg

Essa é a Chengfulu, também perto da minha casa. Você acha que foi sempre assim? Que nada! Nem calçada tinha. Trocaram o asfalto, abriram uma ciclovia, arrumaram a calçada e até espalharam vasos com coqueiros. E assim está sendo em toda a cidade.

Pequim está muito diferente da cidade que me acolheu, quase um ano atrás. E quem vem para as Olimpíadas vai ver uma cidade arborizada, organizada… um espetáculo.

Eu só quero saber se vai continuar assim em setembro, ou se vai ficar pior do que estava antes.