terça-feira, 20 de janeiro de 2009

2009, ANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL - CONFEF E FIEP


ANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O ano de 2005, foi caracterizado pela própria ONU, o ANO DA EDUCAÇÃO FISICA E ESPORTE e neste ano de 2009 o Conselho Federal de Educação Física –CONFEF, com o apoio da Federação Internacional de Educação Física –FIEP, caracteriza como ANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Clery Quinhones de Lima

Amigos, quem nos acompanha, sabe que anualmente participamos do Congresso Internacional de Educação Física de Foz do Iguaçu, na qualidade de um profissional de Educação Física e também jornalista. Isto realmente é um privilégio, mas também se segue de uma grande responsabilidade. Vimos o evento com olhos do profissional da Educação Física e com olhos de um comunicador, que tem o fato nas mãos e cérebro para perceber o que realmente está sendo feito(apresentado) e o que pode representar junto à sociedade.

Falando sobre a caracterização do ano de 2009 como o ANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR é sem sombra de dúvidas, importante, mas não a solução, pois os problemas, se bem que em muito melhoraram, na Educação em geral ainda existem e em conseqüência afetam diretamente a EDUCAÇÃO FÍSICA.

Todos sabem que a ATIVIDADE FÍSICA é necessária ao homem em todos os estágios de seu desenvolvimento. E se o homem, quando ainda feto, se movimenta na barriga da mãe, precisa depois de seu nascimento continuar ativo em toda a sua vida. E isso acontece? As estatísticas e a própria constatação prática em várias regiões do país mostram o problema social em que vive a população. Na seqüência, essa criança vai para a escola, tem uma EDUCAÇÃO FÍSICA adequada? Não, pois em muitos estados e municípios brasileiros a Educação Física não é ministrada no currículo, as escolas não oferecem condições e estrutura e mesmo os currículos dos cursos superiores de Educação Física não dão uma formação adequada, principalmente para atuarem com as primeiras séries do fundamental.

Amigos, os promotores e organizadores das atividades a serem realizadas durante o ANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR terão que ter a visão e até o discernimento do SENHOR DEUS para que tudo aquilo que reforcem e surtam o efeito necessário para obterem um resultado de forma efetiva no plano prático e legal.

E o III Seminário da Educação Física Escolar realizado, recentemente, em Foz do Iguaçu, certamente recomendará os passos a serem seguidos no decorrer de todo este ano. Foi coordenado pelo Professor Célio Borges, da FIEP Rondônia. Aguardamos o relato do Seminário.

SANTA MARIA - Anunciamos o IX Seminário da Educação Física e Esporte Escolar que será promovido ainda no primeiro semestre pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com a coordenação da nossa colega, competente Eliza Rocha e terá, mais uma vez, a nossa colaboração, através da FIEP, entidade que fazemos parte e também através da QUILISPORT para uma Assessoria de Imprensa.

E S P O R T I V A S _____________________________________

... CONGRESSO – De Foz de Iguaçu, manteve a tradição, teve mais de 3 mil participantes e foi aprendizado e emoção, conteúdos e as homenagens ao nosso grande TUBINO, ex-presidente da FIEP, falecido em dezembro de 2008.

... PARTICIPAÇÃO – Se foi exitosa, no geral, a coluna faz um registro negativo da pouca participação da cidade de Santa Maria em termos de professores e acadêmicos. Registra-se uma cidade que tem 3 cursos superiores de Educação Física: UFSM, FAMES e ULBRA. Onde reside o problema?

... EXPECTATIVA – Ainda perdura sobre a agregação de novas áreas junto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e qual será a organograma desta potente Secretaria.

... EVENTO COM MÍDIA – Ainda a coluna não está autorizada a divulgar detalhes do evento, mas pode dizer que em março , Santa Maria terá um evento nacional do esporte, em que nossa cidade estará na mídia nacional, principalmente da Globo.

... LEI DE INCENTIVO – Entra para os últimos dias para a captação de recursos junto a contribuintes de IPTU, pois a cota única encerra no dia 30. O Incentivo ao Esporte é recente, mas já se sente uma simpatia por muitas pessoas em contribuir.

... QUEM FISCALIZA – O tão anunciado Parque da Nonoaí como uma solução para a necessidade de locais para o lazer da população, cuja promessa para a sua conclusão esgotou o prazo, é reclamado o desleixo por muitas pessoas da região e com muita razão, pois o mato está tomando conta.


NOTA DO EDITOR - Nossa coluna a ser veiculada no jornal A CIDADE de Santa Maria, na próxima sexta-feira, 23.

Nenhum comentário: