domingo, 11 de janeiro de 2009

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ABRIU EM FOZ DO IGUAÇU, NUM CLIMA DE EMOÇÃO.

C
FEDERACÁO INTERNACIONAL DE EDUCAÇAO FÍSICA-FIEP
Foz do Iguaçu – 11 de jan 2009
Release n.02/09

24 Congresso Internacional de Educação Física:

Solenidade de abertura homenageou TUBINO

Na noite deste sábado, dia 10, o Salão de Eventos do Hotel Internacional de Foz do Iguaçu-PR esteve, lotado com autoriedades da FIEP, CONFEF e Ministério do Esporte e congressistas com a realização da solenidade oficial de abertura do 24 Congresso Internacional de Educação Física alusivo aos 60 anos da Federação Internacional de Educação Física –FIEP e homenagem ao professor e Dr. Manoel José Gomes Tubino, presidente da FIEP, falecido no dia 19 de dezembro de 2008, no Rio.
O Congresso que celebra os 60 Anos da FIEP no Brasil tem como tema integrador “ A Educação Física, ética, respeito e solidariedade no esforço às diversidades culturais e marca o primeiro Congresso com a ausência do sempre presidente Manoel José Gomes Tubino.
Paralelamente acontecem o VI CONGRESSO CIENTIFICO LATINOAMERICANO DA FIEP; VI CONGRESSO BRASILEIRO CIENTIFICO DA FIEP:; VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL; V SEMINÁRIO DE ÉTICA DO CONFEF; III FORUM DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR; I SEMINARIO DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO FISICA;MEETING INTERNACIONAL DE FUTEBOL; II EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DO ESPORTE; e FEIRA DO ESPORTE, assim como haverá 4 noites FESTAS DO CONGRESSO, no Oeste Paraná Clube. Hoje dia 10 – Banda Lobex. Dia 11 – Micareta Indoor – Banda Canta Brasil; Dia 12 – Noite Sertaneja e no dia 13 – Adiós Amigos, até 2010 e nesta noite será escolhido o garoto e a garota do Congresso..
A solenidade foi transmitida, ao vivo, pela TV FOZ, canal 7.
Além mesa central teve uma composição à direita de Conselheiros Federais do CONFEF e à esquerda por delegados regionais de todo o Brasil da FIEP. Foram as seguintes as autoridades que ocuparam a mesa central: Almir Gruhn, Secretário Geral da FIEP, Presidente Substituto; Jorge Otanez (Argentina) – Vice-Presidente da FEIP na América; Jorge Steinhilber – Presidente do CONFEF; Bratislaw Antala, da Eslováquia – Vice Presidente da Europa FIEP; Luiza Rangel – Representante do Ministro de Esportes, Orlando Silva; Jornalista Fábio Tubino; Reinaldo Bernardoni – Coordenador do Curso de Educação Física e Fisioterapia da Cidade de Jacarezinho –PR; Dr. Rui Garcia (Portugal)- Representando os delegados da FIEP da Europa e Vilson Binotto, Gerente do ECT local.
Depois do Hino Nacional Brasileiro teve a leitura de um texto:

PROFESSOR DR. TUBINO
“ UM HOMEM ETERNO PELA SUA OBRA.”
PROFESSOR DR. MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO, 69 ANOS, foi presidente da FIEP desde o ano de 2000, faleceu dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro. TUBINO deixa um legado para a EDUCAÇÃO FÍSICA e ESPORTE do Brasil e do Mundo. Nós da FIEP, sabemos da grande falta que TUBINO fará,no entanto estamos conscientes que a sua obra temos que continuar, temos o COMPROMISSO de dar continuidade às ações da FIEP. Lembramos que em janeiro de 2008, bem recente, no ano passado, inauguramos uma Estátua de TUBINO, em frente da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA FIEP de FÓZ DO IGUAÇU. Também será dado o nome da Biblioteca da CASA de MANOEL JOSE GOMES TUBINO, A partir de 2009, todos os eventos chancelados pela FIEP levarão o seu nome; Os integrantes da Equipe de Trabalho da FIEP neste Congresso usam uma camiseta levando a foto do Professor TUBINO com a frase: UM HOMEM ETERNO PELA SUA OBRA, assim como também receberão todos os seus colegas na reunião da FIEP; A foto de LUBINO e Frase estarão também caracterizados no Prêmio TOP FIEP deste ano e no DIPLOMA de 60 ANOS e no livro dos 60 ANOS DA FIEP.

( Texto de Clery Quinhones de Lima compilado com o texto do Jornal Informativo do Congresso FIEP 2009)
Foi lançado pela ECT de Foz do Iguaçu o selo comemorativo aos 60 ANOS da FIEP, pelo gerente Vilson Binotto.
Posse dos Conselheiros do CONFEF foi dado pelo Presidente Jorge Steinhilber, que antes se manifestou destacando o ano de 2009 será considerado o ANO DA
FÍSICA ESCOLAR e o legado do professor Manoel José Gomes Tubino.
Foram anunciados os premiados da TOP- FIEP 2008-2009. Categoria Profissionais os mais citados foram Inélia Garcia, Cayo Lemos e Antonio Carlos Gomes; Livro – Musculação Teoria e Prática, autores Carnaval e Cassenza; Revista – Vencedor – Revista de Musculação e site – http://www.cidadedofutebol.com.br/; Também da Delegacia da FIEP do Brasil escolheu um profissional de Educação Física do Brasil – Carlos Garcia e do exterior – Hector Peralta, da Colômbia.
Medalha Prof. Sylvio Raso – Foi instituída pela FIEP, ainda com a presidência do professor Manoel Gomes Tubino, coube ao Conselheiro Cláudio Boshi, de Belo Horizonte, Delegado Regional da FIEP de Minas fazer a entrega as seguintes autoridades: Integrantes da diretoria da FIEP – Almir Gruhn e Paulo Antonelli; Jorge Steinhilber, presidente do OCNFEF; Jorge Otanez – Vice-Presidente da América e Ministro do Esporte, Orlando Silva, que esteve representado pela assessora Luiz Rangel e Christhian Gruhn, filho de Almir e um dos coordenadores do Congresso de Foz.
Palavra do Ministério do Esporte – Foi manifestada por Luiza Rangel que declarou todo o apoio do ME à FIEP e destacou que o ME dará todo o apoio a EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, que foi designado pelo CONFEF, como sendo o ano de 2009 e lembrou que o BRASIL hoje tem um Ministério do esporte e não só do futebol ou do esporte performance , mas sim um Ministério que se preocupa com todas as manifestações esportivas, principalmente o esporte de inclusão.
Declaração Oficial de abertura do Congresso foi proferida pelo professor Jorge Otanez, que lembrou o amigo Tubino e a necessidade da FIEP continuar grande. No final teve as apresentações artísticas de Mossoró –RN e do Chile.
CURSOS e demais atividades paralelas ao CONGRESSO iniciam neste domingo e vão até o dia 14, quarta-feira.
( JORN. CLERY QUINHONES DE LIMA – REG.PROF. n.4020 – MTB-RS)
Nota do Editor - Fizemos o script com o Paulo Antonelli, assim como apresentamos a solenidade, confessamos que durante uma vida de 3 décadas de comunicação esportiva e de apresentações de eventos esportivos e da Educação Física, esta jornada foi a mais emocionante, além da responsabilidade do Evento, marcava a primeira vez a ausência do amigo Professor Manoel josé Gomes Tubino. Mas fizemos a contento, tivemos o discernimento de DEUS.


Nenhum comentário: