terça-feira, 13 de janeiro de 2009

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCERRA NESTA QUARTA EM FOZ DO IGUAÇU

Grupo de Professores da FIEP envolvidos com a viagem ao nordeste
FEDERACÁO INTERNACIONAL DE EDUCAÇAO FÍSICA-FIEP
Foz do Iguaçu – 14 de jan 2009
Release n.06/09

24 Congresso Internacional de Educação Física:


EVENTO TEM 3 MIL PARTICIPANTES ENCERRA NESTA QUARTA EM FOZ

O 24 Congresso Internacional de Educação Física encerra nesta quarta, dia 14,aqui em Foz do Iguaçu-PR.Encerra ás 17h com a entrega dos certificados. O Congresso que celebra os 60 Anos da FIEP no Brasil tem como tema integrador “ A Educação Física, ética, respeito e solidariedade no esforço às diversidades culturais e marca o primeiro Congresso com a ausência do sempre presidente Manoel José Gomes Tubino.
Além dos 49 cursos tem eventos paralelos, teve a Assembléia da FIEP do Brasil e o churrasco na Casa da Educação Física de Foz para os delegados da FIEP do Brasil e Mundial e alguns convidados.


Ontem encerraram os cursos da noite e hoje prosseguem os cursos da manhã e tarde. Ontem encerraram VI CONGRESSO CIENTIFICO LATINOAMERICANO DA FIEP; VI CONGRESSO BRASILEIRO CIENTIFICO DA FIEP:; VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL; V SEMINÁRIO DE ÉTICA DO CONFEF; III FORUM DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR; I SEMINARIO DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO FISICA.
Roteiro Nordeste – Ontem reuniu-se o grupo de professores de Educação Física que pertencem aos chamados Professores de Educação Física sem Fronteiras, isto é o grupo pioneiro da FIEP, que realizarão o Intercâmbio de Educação Física do nordeste do Brasil.
Frisa-se que esses professores da FIEP realizaram em 2007 a viagem pela América Central pelo continente e no ano de 2008 o percurso foi no norte, nos estados de Rondônia, Amazonas, Acre e Pará.
A viagem deste ano acontecerá 24 de abril a 10 de maio para os estados de Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
2009 – Ano da Educação Física Escolar
No Congresso de Foz do Iguaçu foi realizado o III Fórum da Educação Física, com o apoio do CONFEF. Durante o evento foram discutido o tema e também sairá um documento. A maior evidência está na obrigatoriedade de profissionais de Educação Física nas séries inciais. Do Fórum saiu um documento que aguarda manifestações dos participantes de suas localidades, via e-mail, para a sua redação final que deverá ser impresso pelo CONFEF.
Avaliação – Almir Gruhn, criador do Congresso e um dos coordenadores, destaca que o evento mantém-se firme, com boa adesão, pois passou de 3 mil participantes no somatório de todas as atividades. Almir destaca que foram inscritos mais de 800 trabalhos entre pôster e artigos ( científicos e iniciação desportivas) mas que infelizmente não teve a presença física do mestre Tubino. Continua: “ Comemoramos os 60 ANOS da FIEP no Brasil, com o lançamento do Livro dos 60 ANOS, que registra esta história que iniciou em 1949.”
A próxima edição acontece no período de 16 a 20 de janeiro de 2010, quando será comemorado os 25 ANOS do CONGRESSO em Fóz.

( JORN. CLERY QUINHONES DE LIMA – REG.PROF. n.4020 – MTB-RS)

Nenhum comentário: