sábado, 29 de agosto de 2009

COMISSÃO ESPECIAL DA PRATICA ESPORTIVA NAS ESCOLAS ESTADUAIS AUDIENCIA FOI EM SANTA MARIA

FOTOS CLERY QUINHONES DE LIMA /Quilisport-CAEL-SM
Mesa dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Santa Maria
Deputado Cássia, Presidente da Comissão Especial pela AL-RS


AUDIÊNCIA EM SANTA MARIA NA CAMARA DE VEREADORES

Promovida pela Assembléia Legislativa do RS, com a presença do deputado Cássia, presidente da Comissão Especial da Prática Esportiva nas Escolas Estaduais, realizou-se a audiência pública, na última sexta-feira, dia 28, pela manhã na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

A audiência Pública já aconteceu nas cidades
Pelotas, Capão da Canoa, Porto Alegre,
Caxias e agora Santa Maria, faltando
A cidade de Santanna do Livramento


Com a presença de alguns vereadores, diretores e professores de escolas estaduais, profissionais de educação física, estudantes, desportistas e público em geral aconteceu a audiência pública da Assembléia Legislativa – Comissão Especial da Prática Esportiva nas Escolas Estaduais.
A mesa esteve formada pelo deputado Cássia, vereador Pozzobom , representando a Câmara de Vereadores, professor Pedro Aguirre, Secretário da Educação e representando o prefeito Schirmer; Prof. Enaldo dos Santos, da 7ª.CRE, Prof. Erony Paniz, Superintendente de Esportes, representante do CREF-RS, da UGEE.
O deputado Cássia abriu os trabalhos destacando o objetivo principal de ter o perfil realmente da situação das prática esportiva nas escolas estaduais. O que leva a se entender que primeiro tem se conhecer a realidade da EDUCAÇÃO FÍSICA nas escolas estaduais para depois se avançar no estudo sobre o esporte escolar.
O debate foi considerado bom e tiveram realmente colocações fortes por parte do público seleto e conhecedor do assunto.
Foram evidencias as dificuldades encontradas nas escolas – o que todos sabem – Falta de espaços físicos, materiais, instalações, valorização do professor de Educação Física que geralmente trabalha fora do horário de aulas.
Os Jogos Escolares do RS – JERGS promovidos pela Secretaria Estadual de Educação foram apontadas as suas dificuldades em termos da sua dinâmica, poucos recursos e aí sim foi discutido o porquê que a FUNDERGS – Não tem uma Secretaria de Esportes e esta Entidade representa o esporte do RS e está vinculada a Secretaria de Turismo e hoje tem mínima ação no esporte.
Professor Enaldo dos Santos, Coordenador dos JERGS na 8ª.CRE, foi incisivo e entregou a Cássia uma cópia de um documento que enviou em a Secretaria de Educação e Governo do Estado sugerindo uma ação mais coesa na competição e inclusive propondo a participação da FUNDERGS.
Também foi levantado pela vereadora Helen, que também é diretora da Escola Estadual Walter Jobim e ratificada por uma professora de Educação Física da Escola Estadual Coronel Pilar – a demora de liberação de verbas de emendas, no caso do deputado Pimenta, para os seus ginásios. Foi solicitado a interferência no caso pela deputado Cássia.
POSICIONAMENTO – O Editor tem a vivência de mais de 3 décadas com a COMUNICAÇÃO ESPORTIVA, na qualidade de profissional de Educação Física e Jornalista e também exerceu por mais de 20 anos docência em escola estadual, destaca que a iniciativa é boa, mas o problema todos sabem da realidade hoje das escolas. Mas melhorou e quando se levanta na cidade de Santa Maria um diagnóstico de nossas escolas, veremos que muitas já tem seus ginásios, que muitas não tem nem espaços físicos e se aconteceu uma melhora é porque teve verbas de emendas parlamentares dos deputados Schirmer e Pimenta, claro as do Schirmer na maioria consolidadas e outras ainda trancadas e do Pimenta também com problemas da burocracia.
POR FIM deve se entender da importância da MÍDIA nas ações do esporte escolar e também nas atividades da Educação Física.



Texto de CAEL-SM, em colaboração com
Esporte e Lazer de Santa Maria – RS

( Jorn. CLERY QUINHONES DE LIMA – REG. PROF. N.4020- MTB-RS)

Nenhum comentário: