sábado, 7 de novembro de 2009

COLUNA SAUDE PELA PRÁTICA NO JORNAL A CIDADE SANTA MARIA

Esta foto registra o nosso último boletim ao espaço SAUDE PELA PRÁTICA na Rádio Imembuí, em 2007, quando as máquinas estavam entrando no campo do Centro Desportivo Municipal, um pulmão verde, no Centro da Cidade, que começava a dar lugar para o concreto de um Centro de Eventos.

O texto abaixo é de nossa COLUNA no Jornal A CIDADE, que veiculamos, semanalmente. Eis
SAUDADES DO CDM

A estada na FEISMA moveu-nos uma nostalgia- pois quem nos conhece sabe que defendemos a necessidade de áreas verdes e da atividade física. Lutamos até quando pudemos para que no CDM não fosse construído o Centro de Eventos. Confessamos que superou o poder empresarial em cima do comunitário, o que não é novidade. Isso acontece com frequência, em que se perde espaços físicos disponíveis em detrimento de construções.


Foi uma das piores coisas que a última Administração Municipal de Santa Maria fez para a comunidade, com a concordância da Câmara de Vereadores, exceto os vereadores Cláudio Rosa e João Carlos Maciel que foram os únicos que votaram contra ( registro que Pozzobom estava em viagem particular à Curitiba).
Um local central, com instalações de atividade física, um estádio de atletismo, um projeto de Lei Municipal (1962) do ex-vereador e sancionado por ele mesmo quando prefeito em 1967, Dr. Sevi Viero. Que destinou o local para uma Vila Olímpica e Esporte.
Isso não foi respeitado e o ar puro foi dado lugar para o concreto, cuja obra ainda não está concluída.
A Promotoria Pública foi movimentada, mas parece ter ficado nisso mesmo.
Por isso quando da realização da FEISMA deste ano, que foi movimentada e já deu para se sentir que teve problemas de estacionamento, por contrariar o normal hoje nos grandes empreendimentos em que Centros de Eventos são retirados do centro das cidades e construidos em locais amplos, passou-nos um filme daquilo que nos marcou e será lembrado para sempre.
E S P O R T I V A S___________________________________________
...Palestras – Realizadas durante a FEISMA foram boas iniciativas, só que muitas delas com pouca assistência e mesmo a duplicidade em dois auditórios e simultaneas. Assistimos a do Debate Rádio Gaúcha em que ficou evidenciado de que Santa Maria tem organização, só que falta sintonia e para ações conjuntas, mas já concebida e que deve tomar outro rumo e também, pelo menos dos presentes, as manifestações aprovam a atual Administração Municipal.
...CVI Social – Foi outra palestra que assistimos, pouquíssima platéia e um assunto de suma importância “ Lei de Incentivo “, a da Cultura e Esporte conhecíamos e da CVI não foi exposta e sim depoimentos de entidades que se valem da mesma.
Viradão Esportivo – Anunciado no sábado, pela Rede Globo, que mostrou algumas cidades do Brasil com pouquíssimas pessoas fazendo esporte. Particularmente nada sabemos deste evento, talvez seja semelhante ao Dia do Desafio, coordenado pelo SESC no Brasil e difundido pelas Prefeitura Municipais.
... Lei de Incentivo – Terminado o prazo do cadastramento das Entidades Esportivas e divulgação das Entidade aprovadas passa para a elaboração dos projetos esportivos para que depois sejam analisados e aprovados pelo CMEL e ai sim a etapa difícil de buscar as Pessoas Físicas e Jurídicas que sejam parceiros com a liberação de IPTU, ISSQN e ITVBI.
... CAEL-SM – Teve em 2008 a aprovação de dois projetos: TROFEU DESPORTIVO E VOLTA CIDADE DE SANTA MARIA para o exercício de 2009 e agora além destes projetos entrará com a Memória do Esporte de Santa Maria e a Infra-estrutura do CAEL-SM.
... Corrida – Do Clube Dores e da RBS- Santa Maria acontece neste domingo. Deram o nome de I Rústica de Santa Maria. Lembramos que temos a VOLTA CIDADE DE SANTA MARIA que no ano de 2010 terá a realização da VIGÉSSIMA SEGUNDA edição.

Nenhum comentário: