segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

COLUNA SAUDE PELA PRÁTICA A SER VEICULADA NO JORNAL A CIDADE

UM ANO NO PODIO

Essa editoria de A CIDADE juntamente com QUILIPORT e CAEL-SM foram presentes nos acontecimentos do esporte e lazer. Parceria que tem dado certo pretende continuar em 2010.

Foi-se 2009, Rio sede Olímpica, records e limites superados – brasileiro Cielo, melhor da natação mundial - sonhos realizados e outros ainda a serem alcançados.
Sentimo-nos, através dos Veículos que representamos, um parceiro de todas essas jornadas. Nossa trajetória mantém-se firme. Evidente que não estamos satisfeito e queremos melhorar aidna mais e no nosso planejamento estratégico vem para 2010 inovações. O desafio está lançado. Aguardamos.
Na edição do informe esportivo SAUDE PELA PRÁTICA, a primeira do ano de 2010,manifestamos sobre o ano esportivo de 2009, que consideramos ter avançado no aspecto promocional, no entanto, sabemos que devemos fazer para que ele tenha uma consistência em termos da gestão e política esportiva, consolidando o esporte comunitário, escolar e performance.
Nós de QUILISPORT, como tem acontecido desde a sua criação estaremos em Foz do Iguaçu, no Congresso Internacional de Educação Física de 14 a 20 de janeiro, realizando a cobertura para a Rede de Comunicação Esportiva – RESCE para as rádios Imembuí e Universidade, os jornais A CIDADE e Saúde Pela Prática e www.saudepelapratica.blogspot.com.
Avaliação - Particularmente, comemoramos o ano que passa, pois este já vivenciamos, mas nem por isso deixamos de projetar o próximo ano e ter a esperança de que ele traga muitas realizações. No entanto, também, somos cientes de que não será fácil, até pelas crises impostas no financeiro e climáticas. Mas há o conforto de que em CRISTO, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES.
Nossa área é o esporte e lazer, podemos dizer que tivemos em nossa cidade um ano movimentado. Foram grandes eventos de massa que oportunizaram a participação da comunidade e importante, de forma gratuita. Falamos do Balonismo, do Vôlei de Praia e recentemente o Campeonato Brasileiro Sub-20 de Futebol. Mas é indiscutível que Santa Maria carece de muito mais coisas. Se olharmos pelo lado de equipes representativas do Município, são poucas e em alguns esportes inexistem. Pensem conosco, no “Top of mind”, na cabeça nomes e esportes, que, se destacam, são poucos. Outro aspecto que nos preocupa muito é a gestão do esporte. É necessário de sejam promovidos cursos para dirigentes.
Nossa campanha “ SOS, UM PARCÃO PARA SANTA MARIA.” está viva. Algumas desapropriações de áreas estão sendo feitas. Encaminha-se. Já é um passo. Registra-se que as áreas de esporte e lazer devem ter cuidado, em termos de zelo – segurança – e a atuação de multiprofissionais, especialmente profissionais de Educação Física, área da saúde e ação social. Caso contrário é dinheiro mal dirigido.
Outro fato importantíssimo foi a manutenção da Lei de Incentivo ao Esporte, evidente que deve ser melhorada no que tange ao aumento do orçamento e alguns ajustes burocráticos da Lei.
2010 será ano de Copa do Mundo de Futebol e eleições e isso já justificam uma alienação no país. Sejamos vigilantes portanto neste ano como gestores, comunicadores e homens da comunidade.
Amigos, particularmente, para 2010, temos uma missão difícil, mas prazeirosa para quem sempre visualizou a necessidade da documentação, do registro dos fatos. O Centro de Apoio ao Esporte e Lazer –CAEL-SM teve contemplado o seu projeto para resgatar, pelo menos, parte da história esportiva do Município, que culminará com uma publicação: “ MEMÓRIA DO ESPORTE EM SANTA MARIA”.
Agradecemos o convívio dos leitores, no ano de 2009. Esperamos tê-los em 2010, que junto possamos comemorar conquistas que oportunizem o crescimento individual e dê o conforto à comunidade, que é sofrida e precisa de alento. Entendemos que isso é possível, desde que sejamos mais irmãos – PAZ e AMOR estejam juntos - tenhamos CRISTO no coração.
ESPORTIVAS _______________________________________________
... LULA – Foi destaque na entrega da premiação do COB, no dia 21 de dezembro. Nuzmann, presidente do COB disse o presidente Lula, o Senhor é uma festa no Brasil e no mundo. Particularmente, entendemos que foi justa, pois foi decisiva a participação do presidente Lula.
... SUB-20 – Sucesso da etapa de Santa Maria garantiu a sede de uma chave em 2010. A promessa foi feita ao Prefeito Schirmer e o Secretário Tubias pelo presidente da FGF, Noveleto.
... Desafio – Internacional de Beach Soccer (futebol de Areia) deve acontecer no final de fevereiro em Santa Maria. O jogo será entre a Seleção Brasileira x Seleção Argentina.
... Projetos – Do CAEL-SM para 2010, aprovados pelo PROESP-SM, são o Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria, Memória do Esporte de Santa Maria e Apoio ao Corredor de Rústica.
... Saúde Pela Prática – Edição do mês de janeiro, o primeiro do ano XV de Quilisport, já está circulando junto à comunidade. Nele vem ampla matéria sobre o Campeonato Brasileiro SUB- 20 de Futebol realizado em Santa Maria, exitosamente.
... Editorial – Falamos do poder do Senhor Deus e que mantemos a fé e com muita garra o SPP prossegue e que ele a cada mês é uma emoção igual daquele que fizemos em agosto de 1994, há 15 anos atrás.


.

Nenhum comentário: