terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE FOI LANÇADA NO RS. BLOG SAUDE PELA PRÁTICA FEZ A COBERTURA

Solimar, Fundergs, cumprimenta Simões, do Ministério do Esporte
MIRIA BURGS, Presidente do CREF2 RS, fala

Solimar, presidente da FUNDERGS, fala


Autoridades no lançamento da Conferência na FAMURS


Simões fala, participantes atentos e clery registra





Conferência Nacional de Esportes:

FOI LANÇADA NO ESTADO DO RS
No último dia 8, às 15h, no Salão de Atos da FAMURGS, em Porto Alegre, foi lançada a Conferência Nacional de Esportes. Pela manhã aconteceu um Curso de Capacitação para gestores municipais.

Com a presença de autoridades, gestores esportivos de mais de 40 Municípios gaúchos, representantes de Entidades Esportivas e de Classes foi lançada a etapa do RS, da III Conferência Nacional de Esportes pelo Governo Federal e Estadual, através de seus Órgãos específicos – Ministério de Esportes e FUNDERGS.

Curso – Pela manhã das 9h às 13h, aconteceu um curso de capacitação para gestores municipais. Houve a exposição , através de Rafael Simões, representante do Ministério do Esporte e a Equipe Técnica da FUNDERGS, assim como foi possibilitado a participação da plenária com perguntas e colocações.
As mais evidenciadas foram em cima do pouco tempo destinada para a realizar em nível municipal, condições financeiras. Pois foi informado que apenas a fase nacional, o MINISTERIO DO ESPORTE dará toda a cobertura, a fase estadual só a promessa da FUNDERGS tentar conseguir apoio da Lei de Incentivo do Município de Porto Alegre;
O representante de Santa Maria, ponderou de que saísse como proposta dos Municípios gaúchos a ser levada à fase Estadual e a Nacional de que os Estados assumissem o compromisso com o Governo Federal de realizarem os Jogos Abertos Estaduais, no caso RS, os JIRGS e Jogos Escolares para que os Estados participem das competições Nacionais JABS e OLIMPIADAS ESCOLARES..
Situação Atual – O Site do Ministério do Esporte (http://www.esporte.gov.br/) traz a maioria das informações sobre a III CONFERÊNCIA . Mas ainda não traz o texto básico que norteará a Conferência e nem o promocional da Conferência.
O QUE SE SABE - As Conferências Municipais são realizadas com custos do Município, que terá uma Comissão Organizadora ( preferencial formada pelo Pode Público e Privada), nomeada pelo Prefeito Municipal que também fará uma convocação da Conferência até o dia 11 de março e a realização até o dia 11 de abril e a Estadual será realizada até o dia 5 de maio e a nacional de 3 a 6 de junho, em Brasília.
O RS não decidiu a sua data, mas pelo que foi dito do interesse do Ministro Orlando em estar em todas as aberturas da CONFERENCIAS ESTADUAIS, haverá um calendário e poderá ser do dia 20 de abril em diante.
Lançamento – Aconteceu às 15h, na FAMURS, contou com a presença do presidene da FUNDERGS, Solimar Charopen; Rafael Simões, do Ministério do Esportes; Pedro Freitas, Coordenador Geral da FAMURS: Gerson Almeida, Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República; Deputada Federal Manoela D´Avila; Paulo Odone, Secretário do RS Copa do Mundo de Futebol: Deputado Estadual Raul Carrion e Miria Burgos, Presidente do Conselho Regional de Educação Física –CREFS.
Todos os componentes da Mesa usaram da palavra e destacaram a importância de uma Conferência Nacional e que o esporte tem sido valorizado pelos Governos e é uma oportunidade para ter a participação popular em defender uma atividade humana de suma importância para a vida da sociedade e poder participar num processo em que serão discutidos temas para serem incluídos num Plano Decenal para o Esporte brasileiro.
Ao encerrar o ato, Solimar, presidente da FUNDERGS e Simões, representante do Ministério do Esporte assinaram o protocolo de intenções para a realização da CONFERENCIA no RS, culminando depois com o Hino Riograndense.
Conferência - A III Conferência Nacional do Esporte recolherá de todo país os subsídios para a construção do Plano Decenal do Esporte, estabelecendo as linhas estratégicas, suas ações, metas e prazos para consolidar o esporte como política de Estado nos próximos 10 anos. Na etapa estadual serão debatidas as propostas do Rio Grande do Sul ao plano e eleitos os representantes gaúchos à etapa nacional, assim como as conferências municipais e regionais elegerão seus representantes para a estadual.
Opinião – Estivemos presentes, além do interesse pessoal pelas atividades que exercemos como Profissional de Educação Física e Jornalista, representamos a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer, Idoso e Criança – SMEJLIC da Prefeitura de Santa Maria.
Consideramos que a participação da reunião, até pela data, foi boa. A Conferência, quer ou não, sairá num ano eleitoral, ano de COPA DO MUNDO DE FUTEBOL.
A Conferência que entra para a sua terceira edição, que já colheu praticamente todos os problemas e anseios de todos segmentos da sociedade bem que já podia ter tido a definição de uma POLITICA DE ESPORTE E LAZER no País. Reunir dados para um Plano Decenal para o Esporte é muito bom, desde que se cumpra.
Vimos que o tempo determinado para as etapas é muito curto. Todos sabem que o ano realmente começa no país, em março e as conferencias em nível estadual devem estar prontas até o dia 11 de abril e as estaduais até o dia 5 de maio e a nacional será realizada no período de 3 a 6 junho, em Brasília.
Haverá a cobertura da etapa nacional, por parte do Governo Federal e as demais etapas serão de responsabilidade dos Estados e Municípios. Realizar a Conferência no Município não será difícil, no entanto difícil é o Município custear as despesas dos seus delegados na Conferência Estadual.
Santa Maria – Como representante na reunão da FAMURS, fizemos um relatório e entregamos à SMJELIC, em que mencionamos o ato solene e propomos ações para que se realize exitosamente o evento em Santa Maria.
( Jorn. CLERY QUINHONES DE LIMA - Editor do Blog)

Nenhum comentário: