terça-feira, 30 de março de 2010

SANTA MARIA TEVE 334 PARTICIPANTES EM SUA CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE - ETAPA MUNICIPAL

Déia, do PELC com Isabel, no final com os crachás dos delegados à Porto Alegre
Isabel, coordenou o final da CNE com o assessoramento da DANI

Momento de inscrições no CLUBE DORES


GRUPO DE TRABALHO no Salão Nobre



TUBIAS eloquência na sua fala. Foi o seu último pronunciamento como Secretário, pois se afastará para candidatar-se à DEPUTADO ESTADUAL




Mais de 300 participantes no Clube Recreativo DORES





III CNE – etapa Municipal:

CEFD-UFSM FOI DECISIVO NA CONFERENICIA DE SANTA MARIA

Com abertura às 9h10min, no Clube Recreativo Dores, instalou-se a III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE-fase municipal, que discutiu o PLANO DECENAL PARA O ESPORTE BRASILEIRO.
O Evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria –SMJELIC, Centro de Apoio ao Esporte e Lazer –CAEL-SM, Centro de Educação Física e Desportos –CEFD/UFSM e apoio da Clube Recreativo Dores. Foram inscritos 334 pessoas, sendo a maioria dos participantes acadêmicos do CEFD. Da Conferência de Santa Maria sairam 45 delegados para particparem da Conferencia Estadual em Porto Alegre, nos dias 7 e 8 de maio.

As inscrições iniciam às 8h01min e a solenidade oficial de abertura às 9h10min. Participaram da mesa diretiva dos trabalhos, Secretário Tubias Calil, Presidente do Clube, Ademir Pozzobom; Vereador Admar Pozzobom, Michele Antonello, pelo CMEL; Carlos Boli, diretor do CEFD-UFSM; Jean Pierre Ávila, ULBRA e Matheus Saldanha, pela Comissão Organizadora Estadual da III CNE.
PALAVRAS – O Presidente Pozzobom disse que é um privilégio, o Clube Dores, nos seus 30 ANOS de existência receber uma Conferência Nacional de Esporte, fase municipal e frisou que o Clube participa da vida de Santa Maria;
Tubias Calil destacou e agradeceu a todas as Entidades e pessoas que integram a Comissão Organizadora e fez referência as parcerias que a sua Secretaria tem feito com a UFSM, Governo do Estado –FUNDERGS e Governo Federal – Ministério do Esporte para desenvolver projetos junto à comunidade. Calil lançou um desafio que esta fase municipal da CNE também levantasse subsídios para serem tratados em nível municipal. Disse sou um parceiro para defender. Frisou “ A minha passagem pela SMJELIC subsidiou-me e vivenciei a importância do esporte e lazer para um Município. Foi uma experiência que marcou a minha vida pessoal e pública. Contem sempre comigo.”, finalizou.
Finalizando o ato formal da abertura, teve a apresentação do vídeo do MINISTERIO DO ESPORTE em que o Ministro ORLANDO SILVA faz a presentação com a participação também Wadson Ribeiro.
INICIO DOS TRABALHOS – Professor Matheus Saldanha, do CEFD-UFSM e da Comissão Estadual da CNE, apresentou a Conferência e seus eixos temáticos.
Clery Quinhones de Lima – SMJELIC e CAEL-SM, apresentou o Regulamento da Conferência Nacional de Esportes – fase municipal, que foi aprovado pelos participantes.
Mantendo a programação do Evento, ainda pela manhã iniciaram as discussões das ações e metas em quatro grandes grupos: GRUPO A – 1- Sistema Nacional de Esporte e Lazer e 2- Formação e Valorização Profissional ( coordenação das professoras Isabel, Haydee e Matheus); GRUPO B – 3-Esporte, Lazer e Educação e 4 – Esporte, Saúde e Qualidade de Vida ( coordenação das professoras Elizara, Daniela Santos , Daniela Sagrillo e Sara Kroth); GRUPO C – 5- Ciência, Tecnologia e Inovação, 6 – Esporte de Alto Rendimento ( Professor Jean Pierre Ávila) e 7 – Futebol; GRUPO D – 8- Financiamento do Esporte, 9 – Infraestrutura Esportiva e 10 – Esporte e Economia ( coordenação da professora Adriana Mello.
Á tarde os integrantes dos Grupos voltaram às discussões nos grupos temáticos e às 15h30 min,realizou-se a plenária.
O trabalho flui com muita tranqüilidade, graças ao grupo de sistematizadores – acadêmicos do CEFD-UFSM, que já haviam tabulado nos grupos.
PROPOSTAS - A coordenação da votação das propostas dos 10 eixos temáticos teve com a professora ISABEL BAGGIO, que contou com o assessoramento da professora DANIELI SAGRILO.
Manteve-se a maioria das ações propostas já pelo documento básico, embassadas em Conferências anteriores. No entanto nas metas, o grupo de Santa Maria fez várias sugestões.
A Comissão Organizadora, pela SMJELIC e CAEL-SM, juntamente com a coordenação de sistematização, elaborará o relatório e enviará ao Ministério do Esporte.
Ministério do Esporte – Rafael Simões, coordenador da região sul da Conferência Nacional de Esporte, chegou no final da manhã e visitou os Grupos de Trabalho. Ele declarou: “ Nunca nos enganamos, sabíamos do potencial de Santa Maria e a prova está aí com mais de trezentos participantes e até o momento a Conferência Municipal com o maior número e pode garantir até 100 participantes na Conferência Estadual em Porto Alegre.
( Jorn. Clery Quinhones de Lima – Reg. Prof. N.4020-MTB-RS)

Nenhum comentário: