SANTA MARIA NA III CNE EM CANOAS
A delegaçao santamariense composta de 28 pessoas está em Canoas-RS desde ontem, sexta-feira, dia 7, participando da III CNE, etapa estadual.
O evento acontece na Ulbra, com a coordenaçao da FUNDERGS e Ministério do Esporte, com o apoio da ULBRA e Prefeitura Municipal de Canoas.
A instalaçao aconteceu na tarde de ontem. Compôs a mesa diretiva, o reitor da Ulsbra, Marcos Zimmer; Prefeito de Canoas, Jairo Jorge; Ministro Interino do ME, Valdemar de Souza; deputada Manoela D'Ávila; deputado Carrion e vereador Silveira do Legislativo de Municipal de Canoas e Rafael Simões, coordenador da CNE no RS.
FALA - As autoridades destacaram a importância da realizaçao da Conferência que visa definir um PLANO DECENAL PARA O ESPORTE BRASILEIRO, com isso consolidar uma Política Desportiva Nacional. SIMOES - Agradeceu a infra-estrutura oferecida por Canaos ( ULBRA E PREFEITURA) para receber mais de 600 participantes, disse que foi realizado 40 etapas desde municipal até regional, com a participáçao de mais de 5 mil gaúchos. Prefeito JORGE - Disse que o esporte já ganhou o seu espaço e ganha posiçao de destaque nas prioridades dos governos,pelo menos ele pensa assim, ele é estratégico e envolve a comunidade. Afirmou: "o esporte é fruto do trabalho é mola geradora para as futuras geraçoes . Portanto deve fazer parte de política de Estado e náo só de Governo." Zimmer, Reito da Ulbra, disse que a Instituiçao identifica-se com o esporte, por isso abriu as portas para sediar importante evento. Deputada Manoela - Com fácil comunicaçao, levantando aplauso dos presentes no anúncio de sua fala, declarou mais uma vez a sua disposiçao de estar sempre presente nas decisões do esporte porque entende de suma importância para o ajuste social, obtençao de saude e segurança. Souza, ministro substituto, trouxe o abraço do Ministro ORLANDO e falou do esforço de organismos públicos e privados para que se realizassem as etapas de CONFERENCIAS em todo Brasil e frisou que de 3 a 6 de junho, o grande encontro será em Brasília, quando a CNE chegará a sua culminância, com a etapa nacional.Conti
Palestra - Cássia Damiani, coordenadora geral da CNE, pelo Ministério do Esporte, de improviso, demonstrando o seu conhecimento do assunto, fez um relato de toda a açao do ME e entidades apoiadoras para preparar e executar a III CNE no país. Cássia não escondeu as dificuldades encontradas no decorrer deste percurso de mais de 7 anos, mas que estava ali para ser sincera para mostrar a realidade, pois entende que só irmanados poderão os objetivos serem alcançados. É necessário conjunto de açoes, democratizaçao , controle social, uma política articulada e recursos humanos ligados no SISTEMA NACIONAL. CASSIA foi incidente em afirmar que o esporte sozinho não é a soluçao , ele nao resolve a violência, devem se somar ao esporte outras políticas públicas. Continuou: "Devemos ter um olhar de integraçao - esporte e lazer - concorrem com a saude, ambiente, segurança, política de habitacão e saneamento para melhoramos a sociedade brasileira." Ainda disse que as açoes devem ser articuladas com o interesse do Brasil e os organismos que dirigem o esporte, citou o Comitê Olímpico Brasileiro -COB, que deve estar interligado com açoes e metas.. Emocionada CASSIA encerrou: "Sou professora de Educaçao Física, estou gestora, Nosso sonho, nossa luta com todas as forças é de fazer acontecer uma transformaçao, temos um sentimento de honra, buscaremos a vitória que é a causa de todos nós, juntos."
TEMAS - Depois da palestra de Cássia , os participantes se reuniram em salas e teve a discussão dos 10 eixos temáticos.
HOJE - Pela manhã, acontece a aprovaçao do Regulamento da CNE, apresentaçao dos estudos de ontem e o lançamento da Frente Parlamentar do Esporte e à tarde a aprovacão das propostas do RS para a CNE, em Brasília e a escolha dos 65 delegados que estarão em Brasília.
REGISTROS - Os participantes dos municípios fora da grande Porto Alegre, por deferencia da Prefeitura de Canoas e ME , ficaram hospedados em hotéis. A delegação de Santa Maria ficou no hotel Express, na Br 116.
Registra-se, também, o trabalho da FUNDERGS, através, da coordenadora executiva, MARLASGASS ( foi destacado em público pela sua dedicaçao).
Nenhum comentário:
Postar um comentário