domingo, 9 de maio de 2010

III CNE ETAPA ESTADUAL NO RS

Delegação santamariense, no retorno, no CIA DE TURISMO - Gabardo, missão cumprida.
Público, mesmo no final da III CNE - esteve lotando ao auditório da ULBRA

Professor Cimino, ártitro e dirigente, também faz parte da FRENTE DO ESPORTE GAÚCHO, fez críticas a situação atual do esporte gaúcho, falou da má gerência da FUNDERGS.


Merino, Presidente do CREF-RS, também da Coordenação da III CNE e integrante da FRENTE DO ESPORTE GAUCHO, justificou plenamente a presença da ENTIDADE DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA do RS.



Parte da Bancada da FRENE DO ESPORTE GAUCHO criada em CANOAS, por ocasião da III CNE. Ao centro, grande RAFAEL SIMÕES, coordenador do Evento.




Marla, da FUNDERGS, exemplo de perseverança e doação a causa da III CNE. Aqui controlando a exposicão da redação dos eixos temáticos.





Professor Matheus, de sua maneira de ser, gesticulando, fala com os seus alunos do CEFD-UFSM, num dos momentos na III CNE, em CANOAS






Parte do grupo santamariense ao lado do ônibus da GABARDO e ao lado o grande LIMA, motorista de fé.







Santa Maria no auditório da ULBRA, na III CNE

SANTA MARIA TEVE DESTACADA
Mantendo a tradição desde 2004 - I CNE - Santa Maria, pela presença do CEFD-UFSM, Clube Dores, CAEL-SM, PELC e Prefeitura Municipal, marcou presença destacada em CANOAS -RS, na etapa estadual da III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE.
CAEL-SM, com fotos e textos, registra, em colaboraçao, no blog SAUDE PELA PRATICA, assim como emitiu release a toda a imprensa de SANTA MARIA.

CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA – CAEL/SM
Desenvolvimento – Promoção – Difusão – Responsabilidade Social
Benjamim Constant, 915- Edifício Veneza – apto 202 - CEP 97050-021
Fones: (55) 3221.7898 – 9971.9391 – clery@via-rs.net
CNPJ 07.639.631/0001-02
Release N. 30/10 Santa Maria, 9 de maio de 2010

III CNE ETAPA ESTADUAL EM CANOAS-RS:
SANTA MARIA MARCOU PRESENÇA


Com uma delegação de 28 pessoas Santa Maria participou da etapa estadual da III Conferencia Nacional de Esportes, na cidade de Canoas, nos dias 7 e 8 de maio.
O evento aconteceu na Ulbra, com a coordenação da Comissão Estadual de Mobilização formada pela FUNDERGS e Ministério do Esporte, com o apoio da ULBRA e Prefeitura Municipal de Canoas.
Santa Maria teve destacada participação nas discussões dos eixos temáticos, contemplando ações e metas e garantiu a presença de dois profissionais de Educação Física na etapa nacional em Brasília de 3 a 6 de junho.
No Evento, foi lançada a FRENTE DO ESPORTE GAÚCHO.

A instalaçao aconteceu na tarde de sexta-feira. A mesa diretiva foi composta pelas seguintes autoridades:Reitor da Ulbra, Marcos Zimmer; Prefeito de Canoas, Jairo Jorge; Ministro Interino do ME, Valdemar de Souza; deputada Manoela D'Ávila; deputado Carrion, vereador Silveira do Legislativo de Municipal de Canoas e Rafael Simões, coordenador da CNE no RS.
FALA - As autoridades destacaram a importância da realizaçao da Conferência que visa definir um PLANO DECENAL PARA O ESPORTE BRASILEIRO, com isso consolidar uma Política Desportiva Nacional. SIMOES - Agradeceu a infra-estrutura oferecida por Canaos ( ULBRA E PREFEITURA) para receber mais de 600 participantes, disse que foi realizado 40 etapas desde municipal até regional, com a participáçao de mais de 5 mil gaúchos. Prefeito JORGE - Disse que o esporte já ganhou o seu espaço e ganha posiçao de destaque nas prioridades dos governos,pelo menos ele pensa assim, ele é estratégico e envolve a comunidade. Afirmou: "o esporte é fruto do trabalho é mola geradora para as futuras geraçoes . Portanto deve fazer parte de política de Estado e náo só de Governo." Zimmer, Reitor da Ulbra, disse que a Instituiçao identifica-se com o esporte, por isso abriu as portas para sediar importante evento. Deputada Manoela - Com fácil comunicaçao, levantando aplauso dos presentes no anúncio de sua fala, declarou mais uma vez a sua disposiçao de estar sempre presente nas decisões do esporte porque entende de suma importância para o ajuste social, obtençao de saude e segurança. Souza, ministro substituto, trouxe o abraço do Ministro ORLANDO e falou do esforço de organismos públicos e privados para que se realizassem as etapas de CONFERENCIAS em todo Brasil e frisou que de 3 a 6 de junho, o grande encontro será em Brasília, quando a CNE chegará a sua culminância, com a etapa nacional.
Palestra - Cássia Damiani, coordenadora geral da CNE, pelo Ministério do Esporte, de improviso, demonstrando o seu conhecimento do assunto, fez um relato de toda a açao do ME e entidades apoiadoras para preparar e executar a III CNE no país. Cássia não escondeu as dificuldades encontradas no decorrer deste percurso de mais de 7 anos, mas que estava ali para ser sincera para mostrar a realidade, pois entende que só irmanados poderão os objetivos serem alcançados. É necessário conjunto de açoes, democratizaçao , controle social, uma política articulada e recursos humanos ligados no SISTEMA NACIONAL. CASSIA foi incidente em afirmar que o esporte sozinho não é a soluçao , ele nao resolve a violência, devem se somar ao esporte outras políticas públicas. Continuou: "Devemos ter um olhar de integraçao - esporte e lazer - concorrem com a saude, ambiente, segurança, política de habitacão e saneamento para melhoramos a sociedade brasileira." Ainda disse que as açoes devem ser articuladas com o interesse do Brasil e os organismos que dirigem o esporte, citou o Comitê Olímpico Brasileiro -COB, que deve estar interligado com açoes e metas.. Emocionada CASSIA encerrou: "Sou professora de Educaçao Física, estou gestora, Nosso sonho, nossa luta com todas as forças é de fazer acontecer uma transformaçao, temos um sentimento de honra, buscaremos a vitória que é a causa de todos nós, juntos."
TEMAS - Depois da palestra de Cássia , os participantes se reuniram em salas e teve a discussão dos 10 eixos temáticos: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorizaçao Profissional; Esporte, Lazer e Educaçao; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovaçao; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financianciamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva e Esporte e Economia.
A janta aconteceu no restaurante Universitário da ULBRA e os participantes do interior do estado, por deferência do Executivo Municipal de Canoas, foram hospedados em hotéis da Cidade.

PROPOSTAS – Depois das discussões dos eixos temáticos no dia anterior, o sábado foi de muita movimentação em termos da aprovação das propostas, assim como a definição de critérios para a escolha dos 65 delegados gaúchos que irão a etapa final da III CNE, em Brasília, com tudo pago pelo Governo Federal.
No auditório da Ulbra iniciou com a aprovação do Regulamento da III CNE, etapa estadual e a apresentação das propostas dos eixos temáticos, enquanto isso em outro auditório, por iniciativa da Comissão Organizadora da III CNE, reuniram-se os coordenadores da Conferências Regionais e Municipais acontecidas no RS para definir os critérios da escolha dos delegados.Foi mais de 2 h de reunião e fecharam o acordo: A composição dos 65 delegados ficou assim: 5 delegados para a Comissão Executiva; 36 delegados das Conferências realizadas no RS; 2 delegados para o Paradesporto ( deficiente e surdos) e as outras 22 vagas distribuídas entre as maiores delegações presentes em Canoas( 10 vagas sendo destas 2 para as 5 maiores delegações e as 12 restantes para as demais na seqüência de participantes)
Na tarde aconteceu o lançamento da FRENTE DO ESPORTE GAUCHO, composta para representantes de praticamente todas as Entidades Esportivas, de Classe, Acadêmicas, Públicas e Privadas. O Coordenador da Frente, RAFAEL SIMÕES justificou a criação da Entidade e anunciou os seus propósitos que são os de todos os desportistas, mas necessita de união de todos para que tenha avanços, principalmente na criação de uma SECRETARIA ESTADUAL DE ESPORTE e a aplicação de dispositivos fiscais já garantidos por Lei ao Esporte e Lazer.
Foram aprovadas as propostas dos eixos temáticos, assim como sem alteração a proposta construída com os coordenadores de Conferências Regionais e Municipais, quanto a escolha de delegados.
SANTA MARIA – Teve uma participação efetiva. A coordenação foi da Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da SMJELIC, com a presença destacada do CEFD-UFSM, através de professores e acadêmicos com a coordenação do professor Matheus Saldanha.
Na reunião pós a realização da III CNE, lá mesmo em Canoas. Foram feito os agradecimentos a todos pela participação e informado de que SANTA MARIA, através do trabalho de seus delegados, tiveram praticamente todas as propostas contempladas.
Para Brasília, Santa Maria, pela sua presença de Canoas, que poderia ser de 45 delegados, esteve com 28, poderia ter 3 vagas, mas ficou com 2 vagas. Os representantes santamarienses na III CNE em Brasília será de Clery Quinhones de Lima ( SMJELIC) e Andréia Cuti ( PELC – Convênio Governo Federal e Prefeitura Municipal de Santa Maria).

(Jorn. CLERY QUINHONES DE LIMA – Reg.Prof. n.4020 –MTB-RS)

Um comentário:

Marly disse...

Também me sinto envolvida nesta causa dos esportes, pois além de praticante já participei de competiçoes, nas modalidades de ciclismo, triatlon e corrida. Acompanhei o encontro do CNE III no colégio americano, e ainda aguardo por maiores informações.
Att