quinta-feira, 1 de julho de 2010

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA - FIEP - FAZ 87 ANOS

FIEP MUNDIAL QUASE 90 ANOS
Amanhã, dia 2 de julho, a Federação Internacional de Educação Fisica -FIEP Mundial faz 87 anos. Portanto é um orgulho muito grande para os seus integrantes. Rogamos a Deus de que muitos e muitos anos, esta mais antiga ENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA MUNDIAL possa perdurar e que o convívio seja sempre nos caminhos de conquistas maiores. Lembramos os seus presidentes mundiais e muito especial os delegados gerais dos países que a compõem.
É questão de justiça enaltecer a contribuição dada pelo BRASIL para a sua manutenção altiva e atuante. Saudades do nossos ex-presidentes, especialmente o nosso QUERIDO TUBINÃO e a destacar também é necessário a pessoa do ALMIR GRUHN, abençoada por Deus, que com apoios ou não, sempre levou a frente os objetivos da FIEP. Aliás até se pode dizer a FAMILIA GRUHN e colaboradores.

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA FIEP


O QUE É A FIEP ?

FIEP é a sigla da Fédération Internationale d’Education Physique, teve inicio em julho de 1911, no Congresso Internacional de Educação Física em Odense (Dinamarca), quando foi criado o “Institution Internationale de L´éducation Physique”, que foi a organização precursora da FIEP. O trabalho deste Instituto foi interrompido pela I Guerra Mundial (1914-1918).
É um organismo mundial, que junto com outros lutam para a difusão da Educação Física do Esporte na perspectiva da Educação.
Tem como objetivo promover em todos os países, o desenvolvimento das Atividades Físicas, Educativas, Recreativas, Lazer, Saúde e Esportes para Todos, a formação dos professores, atualizando e aperfeiçoando constantemente a proteção da profissão e contribuindo para a cooperação internacional nestes domínios.
A Federação é um organismo independente, não-governamental e pronto para trabalhar com todas as pessoas, instituições e organizações na busca de seus objetivos. Possui uma rede de contatos e de meios de comunicação entre indivíduos e organizações.
Há na Federação uma preocupação na científica e técnica nos aspectos pedagógicos dos objetivos da educação física,
Sua ação desenvolveu-se nos domínios técnicos, científicos, pedagógicos e sociais da educação física, esporte, lazer, aptidão física e saúde, excluindo-se a discussão e toda discriminação de ordem política, religiosa e social.
É reconhecida por várias Organizações no Mundo, como a UNESCO.. É membro do Conselho Internacional de Educação Física e Ciência do Esporte (ICSSPE-CIEPSS); e do Comitê Diretor da AIESEP. Também é reconhecida pelo COI - Comitê Olímpico Internacional.
Já realizou mais de 100 congressos internacionais em inúmeros países de todos os continentes. Publicou o "Manifesto da Educação Física" no ano 1971 ... 2000 e continua estudando a concepção de educação física, os meios para o esporte, as técnicas e as formas de ensino, a formação de professores.
Os manifestos foram marcos na formação de todas as gerações de professores de educação física.
A sua Condecoração principal é a Cruz do Mérito Internacional FIEP da Educação Física, em reconhecimento às pessoas que prestaram grandes contribuições à causa internacional da Educação Física, ao Esporte e à Ciência da Atividade Física. Este reconhecimento ocorre sob duas formas: Cruz de Ouro e Cruz de Prata.
Possui a Revista Científica da FIEP, de nível Internacional, que iniciou a circular em 1931 até os dias atuais, sendo editada no Brasil. Conhecida como o BULLETIN FIEP (publicada em quadro idiomas: Inglês, Francês, Espanhol e Português) com o ISSN 0256-6419, sendo enviada a mais de 120 países.
A FIEP é constituída, por uma Diretoria: (Presidente, Vices, Tesoureiro e Secretário); Os Vice-Presidentes Regionais (um de cada Continente), por sete Seções Internacional; um Diretor Board, Membros de Honra, Assembléia Geral, Delegados Nacionais (um em cada País) e nos Estados temos os Delegados Regionais e Adjuntos. E seu site é www.fiep.net
O Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino, foi o primeiro profissional Latino-americano a exercer o cargo de Presidente Mundial da FIEP, sendo eleito pela primeira vez em janeiro de 2000, juntamente com o Prof. Paulo Antonelli (Tesoureiro Mundial) e Prof. Almir Adolfo Gruhn (Secretário Mundial), após reeleitos em 2004 e 2008, infelizmente em dezembro de 2008 com o falecimento do Prof. Dr. Manoel Tubino, o Secretario Mundial Prof. Almir Adolfo Gruhn assumiu a Presidência Mundial até o final do mandato em 2012.
Esta dando continuidade aos Projetos existentes na FIEP, também criou uma assessoria internacional formada pelos prof. Dr. Lamantine Pereira D’Costa, Dr. Vikctor Matsudo e Dr. Henrique Eduardo de Rose; e a nível nacional tem como assessores: de Marketing Prof. Gilberto Bertevello (SP), de Jurídico: Dr. Alberto Puga (AM) e Pedagógico Dr. André Fernandes (RJ), ligados diretamente ao Presidente Mundial.
Através de sete Seções Internacional (Científica, Escolar, Esporte para Todos, Educação Olímpica, Educação Física Adaptada, Educação Física e Esporte para Adultos Maiores História da Educação Física), a Fiep desenvolve o seu trabalho e suas ações nos países onde possui Delegados Nacionais. Estas seções tem suas características especificas.:


Seções Internacionais da FIEP
1) A seção Científica Internacional:
Esta seção tem por objetivos: fazer o equilíbrio do conhecimento e das recentes descobertas científicas, além de suas aplicações para o ensino da educação da criança e da juventude e dos adultos, selecionando artigos que serão publicados no Boletim FIEP; procurando pela investigação científica organizar conferências, encontros, cursos, caravanas etc, permitindo a conexão entre o estudo da teoria e a prática da educação física.
2) A seção Escolar de Educação Física.
O principal objetivo desta seção é aprofundar as ações educativas da Educação Física nos ambientes escolares.
3) A seção Esporte para Todos:
A missão desta seção é o de contribuir para o movimento em favor do esporte para todas as idades utilizando a atividade física no lazer (ginástica voluntária, o esporte para todos).

4) A seção de Educação Olímpica:
Os objetivos desta seção é o de divulgar a experiência educativa do movimento olímpico, enaltecendo os seus valores.
5) A seção de Educação Física para a Adultos Maiores:
Esta seção trata das atividades físicas para pessoas da Terceira Idade.

6) A seção de Educação Física Adaptada:
Esta seção tem como objetivo apoiar todos os trabalhos de inclusão social para as pessoas com necessidades especiais.
7) A seção História da Educação Física e Esporte:
Esta seção se destina a promover e preservar a História da Educação Física e do Esporte, além da reconstrução da memória da FIEP.


A FIEP, a idéia e sua evolução
A comunidade européia da Educação Física, desde o começo do século XX, defendia a criação de uma organização internacional para a Educação Física. Este propósito ficou claro no Congresso Internacional de Educação Física de Paris, realizado entre 30/8 e 6/9 de 1900. Na ocasião, foi constituída uma Comissão Permanente de Educação Física, com 16 países, que tinha D’Mosso (Itália) como presidente, Démeny (França) como vice-presidente e alguns membros de grande destaque internacional como Fosseprez (Bélgica), Cabezas (Chile), Klez (Dinamarca), Chryssafiz (Grécia), Torngren (Suécia) e outros.

Em Julho de 1911, foi criado o “ Institution Internationale de L´èducation Physique ”, que foi a organização precursora da FIEP.
Em junho de 1923 passa a chamar-se de “ Fédération Internationale de Gymnastique Educative ” – FIGE. Ocorreu durante o Congresso Internacional de Bruxelas (Bélgica),abertura de dia 02 de junho de 1923, alguns defendem que neste evento surgiu a atual FIEP,
Em 1930, troca de nome, e torna-se “ Fédération Internationale de Gymnastique Ling ” – FIGL.
Em agosto de 1953, foi aprovado novo nome “ Fédération Internationale d´Education Physique ” – FIEP, foi na Assembléia do Congresso Mundial FIEP de Istambul, dia 02 de agosto de 1953), Joseph Thulin propõe e foi aprovado o novo nome da FIEP, que dura até os dias atuais.


Marcas Históricas da FIEP
Ao longo dos seus anos, a FIEP deixou algumas marcas na história da Educação Física Mundial. São elas:
1ª) a FIEP é o organismo internacional da Educação Física mais antigo do mundo.
2ª) a FIEP edita a revista (“journal”) internacional mais antiga do mundo e a que mais saiu ininterruptamente (desde 1931).
3ª) a FIEP editou dois Manifestos Mundiais da Educação Física (1970 e 2000), nos quais são estabelecidos o conceito de Educação Física, seus valores, suas relações e seus compromissos.
4ª) a FIEP é o organismo internacional da Educação Física que tem o maior número de países participantes.


A Missão Atual da FIEP
A FIEP, no exercício de suas responsabilidades e compromissos, tem uma missão definida para os próximos anos, a qual pode ser expressa nos preceitos abaixo:
1. Difundir o Manifesto Mundial FIEP 2000 da Educação Física.
2. Promover Congressos, Cursos, Encontros etc, de Educação Física pelo mundo.
3. Editar o seu Bulletin e difundi-lo pelo mundo.
4. Integrar suas ações com outros organismos internacionais.
5. Promover estudos e discussões nas suas Seções Internacionais.
6. Desenvolver junto com a Arab Sports Confederation – ASC a promoção e julgamento do Prince Faisal Bin Fahad International Prize.
7. Reconhecer com a Cruz FIEP de Mérito Internacional os grandes nomes da Educação Física mundial e aqueles de relevantes serviços pela FIEP.
8. Conseguir mais membros para a Comunidade Mundial da FIEP e estimular entre os delegados nacionais a criação de redes de delegados regionais e adjuntos.

A FIEP oferece aos seus membros
a) O FIEP Bulletin que traz material educativo e informativo internacional, em quatro línguas: inglês, francês, espanhol e português.
b) A FIEP facilita o intercambio cultural através de seus delegados espalhados pelo mundo.
c) Possibilidades múltiplas de informação científica, técnica e pedagógica, priorizando a participação em conferências e cursos organizados por ela, com redução dos preços de inscrição.
d) A FIEP ligada por uma rede de computadores os delegados nacionais, as comissões e membros em mais de cento e vinte países, propiciando pelos meios eletrônicos o acesso fácil à produção da nossa Federação.
e) Os Projetos da FIEP são uma realidade, e em cada país tem sua liberdade de desenvolvimento, conforme sua tradição cultural.
f) O Bolletin On-line da FIEP nos aproxima dos profissionais, mais de 90 países já utilizaram para pesquisas.

Por tudo que foi exposto é possível conclui que a
“História da Educação Física no século XX e no início do XXI
se confunde com a própria história da FIEP”. (Manoel Tubino)

PRESIDENTES MUNDIAIS DA FIEP
1º - N.F. SELLE -Suécia-
1911-1923
2º- LEFEBURE-Bélgica
1923-1924
3º- Einar NERMAN -Suécia
1924-1935
4º- Major Joseph G. THULIN-Suécia
1935-1958
5º- Dr. Antonio Leal de OLIVEIRA -Portugal
1958-1970
6º- Pierre SEURI-França
1970-1983
7º- Phd John ANDREWSInglaterra
1984-2000
8º- Dr. Manoel José Gomes TUBINO -Brasil
2000-2008

Almir Adolfo GRUHNBrasil
2009-2012



Fédération International d´Education Physique
CRONOGRAMA HISTÓRICO DE ORIGEM DA FIEP

Período
Assunto em destaque:
País / evento:
1911 (julho)
Criada a ” Instituição Internacional de Educação Física”
Esta foi a organização percursora da FIEP
Presidente – Prof. N.F. SELLEN, (Suécia) e o Secretário-Geral – Professor de GENST (Bélgica)
Congresso Internacional de Odensee (Dinamarca)

1914 – 1918
O trabalho deste Instituto foi interrompido pela I Guerra Mundial

1923 -1924
Recebe o nome de “FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINASTICA EDUCATIVA”. F.I.G.E.
Presidente: LEFEBURE (Bélgica) e o Secretário-geral: M. de Genst (Bélgica)
Congresso Internacional de Bruxelas (Bélgica)

1924 – 1935
A F.I.G.E. , troca o seu nome para a Federação Internacional de Ginástica Ling – F.I.G.L Presidente: Einar Nerman (Suécia) e Secretário-geral: Berg Von Lide (Suécia)
Suécia

1931
Em fevereiro de 1931 aparecia o n.º 1 do “Boletim” da F.I.G.L. que iria ser editado sem interrupção ate aos nossos dias,

1935 – 1958
Presidente - Major Joseph Gottfrid THULIN (Suécia)
Secretário-Geral - Berg Von LINDE (Suécia) (1930-1939)
- O. Kragh (Suécia) (1939-1958)
Bruxelas, 1ª a 7/julho/35 no 7.º Congresso Internacional

1953
É aprovado o novo nome da Federação: Fédération Internationale d’Education Physique – FIEP, proposto pelo Presidente Joseph Thulin
Congresso Mundial de Istambul (2 a 9 de Agosto de 1953),

1958 – 1970
Presidente: Dr. ANTONIO LEAL DE OLIVEIRA (Portugal), Secretário-Geral: Dr. Pierre SEURIN (França) constitui uma comissão, em 1958, para a elaboração do Manifesto Mundial FIEP de Educação Física.
Portugal

1970
É lançado o 1º Manifesto Mundial FIEP de Educação Física, que seria editado em 1970, já na gestão de Pierre Seurin. Foi neste período que a FIEP atingiu todos os cantos do mundo pelo seu Manifesto, que passou a ser uma referência conceitual da Educação Física.
França

1970 – 1983
Presidente: PIERRE SEURIN (França); Secretários-Gerais: M. Raymond BENOIT (Canadá), Albano ESTRELA (Portugal)
- Prof. John ANDREWS assume Secretaria Geral em 1974.
- Em 1984 faleceu Pierre Seurin, o Secretário-Geral John Andrews, assume a Presidência da FIEP
França

1984 – 2000
Presidente: JOHN ANDREWS (Inglaterra) e a Secretário-Geral: Ghislaine Ouvrard (França), caracterizou-se pela consolidação do organismo na América Latina e a expansão pelos países Árabes.
Inglaterra

2000
Dr. Manoel Tubino lança o Manifesto Mundial de Educação Física – FIEP 2000 é eleito Presidente Mundial e constitui uma Diretoria com profissionais Brasileiros.
Congresso Mundial de Ed. Fisica, Janeiro/2000 em Foz do Iguaçu/Brasil

2000 – 2004 e 2008
Presidente: MANOEL J.G. TUBINO, Secretário-Geral: Almir Adolfo Gruhn (Brasil), Tesoureiro-Geral: Paulo E. Antonelli, foram eleitos para os 3 mandatos na Diretoria Mundial da FIEP
Assembléia Mundial da FIEP EM Foz do Iguaçu- Brasil.

2003
Comemoração dos 80 Anos da FIEP Mundial
Em diversos países

2005
No mês de Março, faleceu o Ex-Presidente John Andrews
França

2006
Inaugurada a Casa da Educação Física da FIEP
Brasil

2008
Presidente MANOEL J.G. TUBINO (Brasil), no dia 19 de dezembro/2008, faleceu no Rio de Janeiro, e o Secretário-Geral Almir A. GRUHN assume a Presidência da FIEP.
Assembléia Geral em Foz do Iguaçu- Brasil jan/2009

2009 – 2012
Presidente: Almir A. Gruhn (Brasil) constitui uma Comissão Internacional de Assessoramente na FIEP, com: Dr. Lamartine Pereira DaCosta, Dr. Victor Matsudo, Dr. Eduardo Henrique de Rose.
Congresso Internacional de Ed. Física, Jan/ 2009 – Foz do Iguaçu/Brasil


FIEP – EXECUTIVE BOARD – 2009 / 2012
PRESIDENT - Prof. Almir Adolfo Gruhn ( Brasil )
INTERNATIONAL VICE-PRESIDENT - Dr. Branislav Antala ( Slovakia )
SECRETARY GENERAL - Prof. Almir Adolfo Gruhn ( Brasil ) interino
GENERAL TREASURER - Dr. Paulo Ernesto Antonelli ( Brasil )

VICE-PRESIDENT CONTINENTAL
SOUTH AMERICA - Dr. Jorge Diaz OTAÑEZ ( Argentina )
CENTRAL AMERICA - Lic. Omar Ricardo Diaz MEJIA ( Honduras )
NORTH AMERICA - Prof. Manuel GUERRERO ( México )
CARIBBEAN - Dr. Arnaldo Rivero FUXA ( Cuba )
EUROPE - Dr. Rui Proença GARCIA ( Portugal)
ARABIAN COUNTRIES - Mohamad ALGARNASS ( Arábia Saudita )
AFRICA - Iateel O. AMUSA (Africa do Sul)
ASIA - Dr. Walter King Yan HO (China)
OCEANIA - Dr. Grant JONES (New Zealand)

INTERNATIONAL SECTIONS
SCIENTIFIC SECTION - Dr. Pierre PARLEBAS ( França )
PHYSICAL EDUCATION - Ken HARDMAN ( Inglaterra )
PHYSICAL EDUCATION FOR AGED SECTION - Horácio LARA ( Chile )
SPORT FOR ALL SECTION - ? Ainda não confirmou
EDUCATION OLYMPIC SECTION - Carlos GONÇALVES ( Portugal )
ADAPTED PHYSICAL EDUCATION SECTION - Maria DINOLD ( Áustria )
HISTORY OF PHYSICAL ED. AND SPORTS SECTION - Luis Felipe CONTECHA Carrillo (Colômbia)

Comissão Internacional de Assessoramento na FIEP:
Composta por:
Dr. Lamartine Pereira DaCosta - Rio de Janeiro
Dr. Victor Matsudo - São Paulo
Dr. Eduardo Henrique de Rose - Porto Alegre

Comissão Nacional de Assessores:
Prof. Gilberto Bertevello - São Paulo - Marketing
Dr. Alberto Puga dos Santos Barbosa - Manaus - Jurídica
Dr. André Fernandes - Rio de Janeiro - Pedagógico

OBS: as duas Comissão estão ligadas diretamente ao Presidente



PRINCIPAIS PROJETOS DA FIEP
As 10 principais metas para o desenvolvimento da FIEP Mundial

1) Divulgação do Manifesto Mundial - FIEP 2000;

2) O Bulletin FIEP - Assinatura da Revista da FIEP, publicações,
periodicidade, ...

3) Eventos de Educação Física em Todos os Contimentes;

4) Implantação do Projeto CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP
em outros países

5) Portal da FIEP – incentivar que cada país possa ter seu site;

6) O Boletim Virtual da FIEP, mais de 90 países já visitaram;

7) Projeto da TV VIRTUAL FIEP.COM

8) Apoiar o Premio de Pesquisa Príncipe FAISAL e outros;

9) Apoiar o Sistema CONFEF/CREFs e demais manifestações em
prol da Educação Física e dos Profissionais.

10) Os PROFESSORES de Educação Física SEM FRONTEIRA DA FIEP;
A experiência adquirida desde 2007, com a Visita aos paises da AMÉRIca Central, e em todos os estados do Brasil,
dos Paises da América do Sul, nos motiva a projetar o grande Projeto dos Professores Sem Fronteiras.
VOLTA AO MUNDO – PAÍSES OLÍMPICOS – Edição Especial: visitar todas as (22) cidades sedes de Jogos olímpicos.
Esta etapa será concluída durante as Olimpíadas Rio 2016, com a participação de todos os Professores Sem Fronteiras.

Nossa atuação:
A FIEP atualmente esta com suas AÇÕES muito bem desenvolvidas nos países das Américas,
na Europa e na Oceânia, a preocupação maior é na Asia e na Africa, onde devemos concentrar esforços nos proximos anos.


1º/07/2010
Presidencia e Diretoria

Profº Almir Adolfo Gruhn - PresidenteProfissional Registrado no CONFEF 000001-G/PRCelular.: (0xx45) 9975-1208

Nenhum comentário: