sábado, 28 de agosto de 2010

CAEL-SM E QUILISPORT ASSOCIAM-SE AS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL

DIA 1 DE SETEMBRO:12 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO
DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.

Antes o DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA era dia 27 de setembro criado pela Associação Cristã de Moços –ACM do Rio de Janeiro.
No entanto, em 1º de Setembro de 1998, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98,que dispõe sobre a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE EDUCAÇÃO FISICA e CRIA OS RESPECTIVOS CONSELHO FEDERAL E CONSELHOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA no Brasil. Com isso, passou o Dia 1 de Setembro, como sendo o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA.

MENSAGEM

No momento em que o Brasil inteiro, pelas suas Entidades representativas de Profissionais de Educação Física, nos seus estados e respectivos Municípios, comemora o DIA DO PROFISSIONAL DE EDCUAÇÃO FISICA , o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria- CAEL-SM, através da QULISPORT – Assessoria, Comunicação e Promoções Esportivas, associam-se à Federação Internacional de Educação Física –FIEP , Delegacia do Brasil e suas Delegacias Regionais estaduais, assim como ao SISTEMA CONFEF, para enaltecer a comemoração justa que é feita para homenagear e reconhecer o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA como um agente de transformação. Ele atua junto à comunidade brasileira., sendo um Profissional que participa no processo da formação global do cidadão. Evidente que ainda hoje, há problemas na sua atuação, principalmente no que tange a fiscalização, pois é sabido que ainda temos infiltrações de leigos na ministração da prática da atividade física e esportes.
Opinião - Temos defendido em nossas participações em eventos da Educação Física, Esporte e Comunicação, assim como em palestras que proferimos, a exemplo no projeto PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA SEM FRONTEIRAS DA FIEP , de que hoje o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA vive os melhores momentos, pois há um despertar muito grande na população, pode-se dizer que há uma consciência da importância da prática da ATIVIDADE FISICA e as pessoas querem a sua prática. Mercado existe. E com a proliferação profissional, hoje, temos uma diversificação muito grande de atuação, enquadrando perfeitamente o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA, ultrapassando a área da educação e da saúde.
O PROFISSIONAL não precisa só ficar com magistério ou ser técnico desportivo. Tanto ele pode seguir a vida acadêmica, buscando conhecimento através da pesquisa , buscando especialização ou como atuar em projetos na comunidade, em laboratório e gestão.
Vimos, também ser perfeitamente possível, ter o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA como um assessor da atividade física junto aos Veículos de Comunicação Social
Por fim, o Brasil viverá mega eventos esportivos a partir de 2011, portanto, é hora do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA envolver-se, tomando posição ativa, como um integrante do desenvolvimento desse país.

( CLERY QUINHONES DE LIMA – Profissional de Educação Física, Jornalista, Delegado da FIEP-RS / Santa Maria, Presidente do CAEL-SM)

Nenhum comentário: