sábado, 23 de outubro de 2010

SANTA MARIA SOB OS OLHARES DO ESPORTE

SANTA MARIA, 152 ANOS, RECEBE O PRIMEIRO
LIVRO QUE FALA DE TODOS OS ESPORTES
Texto de Clery e fotos de Anderson Victor
Denise, da PALLOTTI, amiga do CAEL-SM
Família de Clery


Clery e a esposa Lucia

Peso da Comunicação: Radialista Miguel e os jornalistas Clery e Gilson

Diretor Aquiles e atletas da INTER CAR presentes



Amigos de Clery: Beth e João Carlos Coelho


Fila para receberem a dedicatório e assinatura de Clery

Radialista, jornalista e escritor Cândido

Vereadoras felizes e Clery mais ainda com suas presenças

Lucia fala e Clery atento as suas palavras

Técnico Giacomini e atleta Evaldo, bi-campeões de handebol em 1977

Diretora da Escola CEL. PILAR, Deise Matte, recebe o livro

Amigos de longa data, Gilson da JGB Design e Clery

Aristilda, revisora do livro

João Trevisan e Irmãos, apoiadores do CAEL-SM

Clery entrega livro a Mauro, da Bramoto
Livros são entregues à mesa

Vereadoras Sandra e Maria de Lourdes prestigiaram o evento. Ao fundo, Engenheiro Rasquin, ex-velocista de atletismo, presente

Professor Dida representou o Prefeito Schirmer

Presidente Denardin da Câmara relacionou o esporte em livro como cultura.

Bertoia, presidente do CMEL: "Não tem esporte sem luta."


Clery faz voltar o banner: SOS, UM PARCÃO PARA SANTA MARIA
Clery eloquente, como sempre, na defesa do esporte

Mesa diretiva dos trabalhos
Parte do público presente

Pessoas chegam e marcam presenças
Miguel Gomes na apresentação do Evento


LIVRO DOS ESPORTES FOI LANÇADO
NA CAMARA DE VEREADORES DE SM

O Profissional de Educação Física e Jornalista, Clery Quinhones de Lima, do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria –CAEL/SM, lançou, na noite de ontem, dia 22 de outubro, o livro O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO.
O livro está sendo distribuído gratuitamente, pois é amparado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Município.
98 pessoas prestigiaram o evento.

Com a trilha de Quilisport, o radialista Miguel Gomes deu início ao ato solene de lançamento do livro. Foi lido um texto introdutório, falando da Santa Maria Esportiva e de Lazer. Em seguida convidou a formação da mesa diretiva: Clery Quinhones de Lima, como autor do livro e presidente do CAEL-SM recepcionou as autoridades: Professor Luiz Fernando Nunes (Dida), que representou o Prefeito Schirmer; Vereador Paulo Denardin, presidente da Câmara; Luiz Celso Giacomini, representando a FUNDERGS; Nahiron Correa, representando o Secretário de Educação e Christian Bertoia, Presidente do CMEL. Assim como foram citados os vereadores presentes Maria De Lourdes e Sandra Rebelatto.
Foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e foram lidas as mensagens que Clery recebeu da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, do presidente Mundial, Professor Almir Gruhn e do Correspondente Olímpico do CAEL-SM, Ângelo Giacomini, de Londres. Almir e Giacomini parabenizaram o autor da obra, assim como destacaram a importância do lançamento do livro que fala dos esportes da Cidade; assim como registrado as flores recebidas do Clube do Professor Gaúcho, em nome da administradora Aline e as coordenadoras sociais, Gládis e Lucia.
APRESENTAÇÃO - Clery apresentou o livro, assim se manifestou: “Boa noite amigos do esporte, OBRIGADO pelas suas presenças e já de início agradecemos a CAMARA DE VEREADORES pela cedência do espaço. A intenção era de ser feito este ato do esporte, na casa do esporte, mas como mais uma vez, o Centro Desportivo Municipal tem outros fins, é ocupado por outras áreas, valemo-nos da CASA DO POVO.
Quis o SENHOR DEUS que estivéssemos reunidos nesta noite para celebrar mais um momento lindo do Esporte. Como dizemos a 19 anos, com o TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA , o Esporte está no Pódio e surge agora o livro: O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO.” É o primeiro de tantos outros, se DEUS QUISER e Ele quer, Santa Maria merece. O livro será para todos, não termos de posse – Nesta Primeira edição, são mil exemplares. Mas possível de ser alcançada a nossa população, pois será entregue a todas as escolas da rede municipal do Município( escolas municipais, estaduais, federais e particulares), entidades esportivas, sindicatos, associações e bibliotecas.
Hoje, temos 300 livros para serem doados.
O Porquê da publicação do livro? É um tópico que damos ênfase no texto. É fácil de se responder. Temos uma vida, mais de 3 décadas na comunicação esportiva, respirando esporte, como profissional de Educação Física, jornalista, promotor e gestor do Esporte e Lazer. Sabemos que a documentação é necessária e o esporte, pela sua abrangência e importância no contexto da sociedade, merece ser registrado. Ele faz também a história de um povo.
A luta para que Santa Maria tenha o seu PARCÃO, seu Parque Municipal, faz tempo. Registramos o que disse o nosso prefeito SCHIRMER na noite de 24 de março deste ano, lá no Theatro Treze de Maio, por ocasião da realização da edição décima nona do TDSM afirmou e retirou o nosso banner: “ SOS, UM PARCÃO” garantindo a construção do PARCÃO na Jocquei Clube e foi além. Disse não um só, mais 4.
Resolvemos, voltar comn o nosso BANNER: “ SOS, um parcão para SANTA MARIA.
Com este fôlego e a expectativa do cumprimento da promessa do EXECUTIVO MUNICIPAL, o CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA – CAEL-SM juntamente com a QUILISPORT lançaram-se em outro projeto: MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, que inicialmente prevê a publicação de livros: O primeiro – este que estamos entregando, O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PODIO; para 2011, A MIDIA ESPORTIVA DE SANTA MARIA e na seqüência dos demais anos, livros falando detalhadamente dos esportes de Santa Maria. Busca-se esta documentação e acervos para o futuro MUSEU DO ESPORTE DA CIDADE DE SANTA MARIA.
Amigos, para essa caminhada, estamos contando com a captação de recursos, com contemplação pela Lei de Incentivo ao Esporte, o que somos muito gratos. É bom que se diga, criada em 2008, no Governo de Valdeci Oliveira, quando Secretário de Esportes, professor LUIZ CELSO GIACOMINI e que a manutenção da LEI com o prefeito SCHIRMER e os Secretários TUBIAS e PANIZ.
Captar recursos, recorrer a pessoas e empresas não é fácil, mas como tudo na vida, tem luta, cada manifestação de apoio, nos dá ânimo para continuar a caminhada que tem objetivo de buscar melhores condições do desenvolvimento e difusão do esporte para a comunidade de SANTA MARIA.
Avisamos que para o ano de 2011, o CAEL-SM lança-se mais audacioso, gerenciará 5 projetos.
Não vamos nos estender muito no assunto livro, pois tem mais pessoas para falarem e certamente cada um está com a expectativa de ter em mãos o nosso livro.
O livro do CAEL-SM, apoiado pela Lei de Incentivo através do PROESP-SM, contou com os apoios maiores de TREVISAN COMERCIO E EXPORTAÇÃO LTDA, BRAMOTO e GRAFICA EDITORA PALLOTTI que cederam ISSQN.
No livro fazemos uma dedicatória aos protagonistas do esporte: A todos que de uma forma ou outra vivenciam ou vivenciaram a atividade física e esporte, identificando entidades e pessoas que fizeram ou fazem o esporte em nossa cidade, muito especial aos atletas e técnicos pela dedicação aos treinamentos, superação das dificuldades e presença nas praças esportivas, quer no município, estado, país e fora dele;
Aos Veículos de Comunicação Social Santa-Marienses que são meios de divulgação do esporte e eventos....; Ao Programa de Desenvolvimento do Esporte de Santa Maria – PROESP-SM,.... Prefeitura Municipal e CMEL.
Por fim, à comunidade santa-mariense, pois esse livro estará nas bibliotecas públicas, nas escolas e entidades esportivas e sociais santa-marienses
Os nossos agradecimentos são a Deus pela orientação e discernimento na condução do nosso trabalho, especialmente na revitalização das energias que sabemos provém da inesgotável fonte do SENHOR;
Reconhecimento e coerência, lembrando os cuidados e amor de nossos pais Engrácio e Isaura (in memoriam);
Às pessoas que colaboraram com informações e, muito especial, aos familiares (Esposa Lucia, filhos: LIANY, CLERYSTON, WELLYNGTON, LIDIANY e LUANY, genro TIAGO, nora ANINHA e sogra MARIA0), pelas horas de nossa ausência pela causa da comunicação esportiva;
Ao colega e amigo professor Arno Mahl (in memoriam), na época nós estagiário da Escola Coração de Maria, nossa primeira escola onde atuamos como docente e técnico de handebol e atletismo;
Por fim, reconhecimento ao Conselho Municipal de Esporte e Lazer – CMEIL - que aprovou o projeto “Memória do Esporte de Santa Maria” e assim este livro tivesse o apoio financeiro para a sua elaboração e publicação, através da Lei de Incentivo ao Esporte (Programa de Esporte de Santa Maria – PROESP-SM),
O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO, no seu conteúdo traz a fundamentação da importância do esporte na sociedade, instalações desportivas, Secretaria de Esportes e Lazer, Conselho Municipal de Esportes e Lazer, temos um capitulo falando do convênio CACISM e Prefeitura Municipal de Santa Maria, que nos tiraram o ar puro de uma área central para colocar concreto; apresentamos os cursos de Educação Física da UFSM, FAMES e ULBRA; Fazemos uma síntese do histórico dos esportes de Santa Maria e alguns protagonistas; Falamos de eventos esportivos, damos uma passada na Mídia Esportiva; Citamos todos os agraciados com a MEDALHA MÉRITO ESPORTIVO nos 150 anos de Santa Maria; Temos um fascículo de 16 páginas com fotos coloridas;
E finalmente tem o nosso posicionamento em que lançamos idéias para uma SANTA MARIA ESPORTIVA E DE LAZER.
CONCLUSÃO - Por fim, em meio das dificuldades, mas sobretudo superado pela alegria e satisfação de dever cumprido, animamo-nos e hoje entregamos este livro. Agradecemos às pessoas que são peças importantes na vida da sociedade, mas também destacamos a tecnologia, que, hoje está ao nosso alcance, que nos facilita na feitura de nossas tarefas. Com Deus no coração, mãos à obra. Muito trabalho nos espera ainda, sigamos o nosso caminho, pois fomos criados para lutar em prol da comunidade.
Fica a convocação para as pessoas que quiserem estar conosco nesta empreitada, pois a retribuição virá. Estejam certos: Se pudermos fazer mais pessoas felizes, seremos também mais felizes. Muito obrigado.
PALAVRAS – Foram usadas pelo Bacharel Christian Bertoia, do CMEL; Professor Dida, da Prefeitura e pelo Paulo Denardim,. Presidente da Câmara. Todos foram unânime em afirmar a importância do lançamento de uma obras do esporte, que documenta as atividades e reconhece as pessoas, entidades que fizeram ou fazem o esporte. Eles também destacam o esforço do autor e que passa o esporte ter memória.
ENTREGA DE LIVROS – O Cerimonial conduziu ao autor do livro para entegar, especialmente, os primeiros livros aos patrocinadores: BRAMOTO, TREVISAN e PALLOTTI, a Professora Rechia, revisora e ao arte-fnalista, Gilson Brasil, da JGB Design e às escolas, onde ele passou: CEL.PILAR, sua primeira escola; Coração de Maria, escola que foi estagiário e professor e Escola Irmão Quintino, sua última escola com funções do magistério.
Assim como Clery convidou ao professor Giacomini, que estava na festa, para entregar ao seu ex-atleta, Evaldo Armanini, que fez parte da Seleção Gaúcha da Handebol do RS, sendo campeão dos Jogos Escolares Brasileiros-JEBs e do Brasileiro de Clubes, em Recife.
Para encerrar, o apresentador abriu espaço para a senhora Lucia Rejane, esposa de Clery para falar. Ela agradeceu a presença de todos que vieram prestigiar o lançamento do livro. Disse o quanto significava para Clery, pois acompanha a luta, a defesa e a divulgação do esporte há mais de 30 anos. Destacou palavras de Clery que afirma a importância do esporte para a Sociedade, desde a saúde até a segurança das pessoas pela sua prática e finalizou dizendo que no livro, Clery relata esta sua experiência e que Santa Maria agradece porque Clery tem levado o nome da Cidade Coração do Rio Grande por várias lugares do mundo. Como cristã, pediu as bênçãos à Clery, que Deus continue o iluminando, dando-lhe sabedoria para continuar com fé e perseverança e sempre em caminhos retos.
A festa encerrou com Clery assinando e fazendo dedicatória às pessoas que prestigiaram o evento.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
LIVRO DOS ESPORTES
O livro tem 136 páginas (traz um fascículo de 16 páginas com fotos coloridas).Fundamenta a importância do esporte; Traz um breve histórico dos esportes de Santa Maria; Destaca nomes do esporte; Comenta o convênio entre Prefeitura Municipal e Cacism em que constróe um Centro de Eventos, concreto numa lugar destinado ao esporte e lazer, no centro da Cidade; Fala de uma Santa Maria Esportiva e de Lazer, suas conquistas e dificuldades, assim como descreve a Secretaria Municipal de Esportes e o Conselho Municipal de Esportes e Lazer –CMEL.
O livro, que tem a cobertura de custos pela Lei de Incentivo ao Esportes do Município, através das empresas Bramoto, Trevisan e Pallotti, será doado para todas as escolas da rede municipal de ensino, entidades esportivas, sindicatos e bibliotecas.
O livro O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO é a arrancada do projeto MEMORIA DO ESPORTE, que objetiva publicar livros, ajuntar acervo da área do esporte para que no futuro tenha um MUSEU DO ESPORTE DA CIDADE DE SANTA MARIA.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário: