segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DAQUI 2 DIAS A REALIZAÇÃO DO MAIOR EVENTO DO HIPISMO NO INTERIOR DO BRASIL; HARAS MD EM PASSO FUNDO

Marina recebe a premiação durante a realização da COPA HIPICA em SANTA MARIA. A entrega da premiação foi feita pelo seu pai DAL AGNOL.

MD HARAS ESTÁ PRONTO PARA O MERCOSUL DA JUVENTUDE

Mais de 10 mil pessoas devem assistir ao Concurso de Saltos Internacional Oficial - Mercosul da Juventude e ao Concurso de Saltos Nacional Natalino, que acontecem a partir de quarta-feira, em Passo Fundo.


O trote começa lento, vai aumentando a intensidade gradativamente. O impacto dos cascos na pista pode até levantar poeira, mas quase imperceptível, silencioso. Todo movimento (seja do animal ou do cavaleiro ou amazona) parece uma dança conduzida com leveza e energia.

Para quem observa de longe, a impressão que se tem é que o cavalo ou égua e seu respectivo condutor são membros do mesmo ser, sem distinção. Aliás, o hipismo é um dos únicos esportes que não há distinção de gêneros: mulheres e homens competem em pé de igualdade e ambos contam com a cumplicidade do cavalo para o sucesso nas provas.

A premiada amazona de 14 anos, Marina Dal Agnol, comenta que o hipismo é um esporte em que o irracional e o racional trabalham juntos. “Os dois [eu e o cavalo] temos que estar em harmonia. Tem que trabalhar com o bicho fora da pista, alimentando ele, passando tempo junto”, exemplifica.


MARINA DAL AGNOL E IRINEU GEHLEN

REPRESENTAM PASSO FUNDO - RS
Representando a cidade
Marina e o cavaleiro Irineu Gehlen Filho são os dois representantes passo-fundenses no Concurso de Saltos Internacional Oficial (CSIO) Mercosul da Juventude 2010 e Concurso de Saltos Nacional (CSN) Natalino, que acontecem a partir de quarta-feira (15) no Centro Hípico e Haras MD.

Durante os quatro dias de competições, que encerram domingo (19), mais de 10 mil pessoas devem passar pelo local, cerca de 70 conjuntos (ser humano e animal) do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru participam das competições e aproximadamente 120 pessoas vão trabalhar durante o evento. Os competidores têm de 12 a 21 anos.
Marina compete na categoria Mirim (de 12 a 14 anos), enquanto Irineu na categoria Young Rider (de 18 a 21 anos).
O membro da comissão organizadora do evento, Flávio Paim Rodrigues, acredita que o significativo crescimento do esporte na cidade deve-se a integração da modalidade com a natureza, qualidade de vida, união da família. “Passo Fundo é o maior polo de hipismo do interior do Estado. Em nenhum outro lugar do país tem o público [em eventos de hipismo] que tem em Passo Fundo, por isso que a Confederação Brasileira escolheu a cidade para sediar o CSIO”, considera.

Desmistificação do esporte
O leitor que chegou até este ponto da matéria deve estar se questionando sobre o custo para praticar o hipismo ou para assistir aos eventos do porte do CSIO e CSN. Uma aula por semana no Centro Hípico e Haras MD sai por R$100 mensais. Cada aula é de 50 minutos. Não é necessário ter um cavalo para ingressar no esporte. A idade também não é empecilho, crianças e adultos podem participar sem contra-indicações. “O esporte melhora o equilíbrio, autoestima - por dominar o cavalo - condicionamento físico, cria empatia e vínculo com o animal, desenvolve a disciplina”, exemplifica Paim. A entrada nos concursos é gratuita, exceto no último dia.

MARINA MONTA DESDE 9 ANOS
Antes dos dez anos, Marina já arriscava os primeiros galopes a cavalo. A amazona começou a andar a cavalo aos nove anos. “É o momento que me sinto bem, calma. É uma sensação que não tem como explicar. É uma necessidade que eu tenho”, conta a menina sobre andar a cavalo. Ela, que está entre os quatro melhores do Brasil, foi classificada para o concurso internacional em 3° lugar da equipe principal. “Comecei a competir aos 11 anos. Ir pra fora de Passo Fundo competir não passou pela minha cabeça quando iniciei”, confessa. Ela já passou por vários municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Também teve aulas na Bélgica e Holanda. Na categoria Mirim, onde a moça compete, o salto é de 1,20m. Diferentes do CSIO, em que os competidores passaram por seletivas para competir, o CSN é aberto para amazonas ou cavaleiros que quiserem participar.


SHOW NA ABERTURA
O CSIO Mercosul da Juventude 2010 e CSN Natalino iniciam quarta-feira (15), às 21h. Na cerimônia de abertura, a Companhia da Cidade apresenta um espetáculo desenvolvido para o evento, com cerca de cem pessoas envolvidas que apresentarão pirofagia, entre outros efeitos. O encerramento é no domino (19) com show da banda NXZero. Excetuando o domingo, a entrada é gratuita.
Para a apresentação do grupo NXZero é necessário ter convite. Os convites não são vendidos e, portanto, não podem ser comprados. Eles são distribuídos para diferentes pessoas. Quer ganhar o seu? Responda, enviando um comentário na matéria no site do jornal O Nacional (www.onacional.com.br), a pergunta: “O que significa NXZero?” Os primeiros .... a responderem no site e garantem o convite. Preencha o seu e-mail corretamente, para que a equipe do ON possa contatá-lo. Assim que você receber a confirmação de que ganhou o convite é só retira-lo na sede do periódico (Rua Silva Jardim 325 A – Bairro Annes), segunda-feira (13), a partir das 14h.

A estrutura do Centro Hípico e Haras MD
Inauguração: 20 de março de 2009 – com o Concurso de Saltos Nacional MD Horse Show (a motivação da família Dal Agnol em criar o MD foi pela paixão de Marina Dal Agnol).
Tamanho: 40 hectares no Haras (criação de cavalos) e 10 hectares no Centro Hípico (parte esportiva)
Alunos: 35 (variável, atualmente de oito a 60 anos)
Cavalos: mais de 40 cavalos (número é variável) entre cavalos do haras e de terceiros
Funcionários: 12 fixos
Pessoas envolvidas nos eventos: cerca de 120 (fraldário disponível, banheiros, lanches, segurança, entre outras facilidades)
Júri: composto por pessoas do Brasil e fora do país
Organização: cinco pessoas
Competidores: cerca de 70 conjuntos (ser humano e cavalo) de 12 a 21 anos
Três serviços principais oferecidos: escola de equitação; hospedagem de animais; transporte de animais para competições
Escola de Equitação: aulas para crianças, a partir dos cinco anos, e adultos de qualquer idade
Mais informações: http://www.harasmd.com.br/


CURIOSIDADES HIPICAS
- O piso da pista do Centro Hípico e Haras MD está entre os três melhores do Brasil
- São Paulo é o lugar que mais se pratica hipismo no Brasil
- Passo Fundo é o maior polo de hipismo do interior do Estado
- Na liga passo-fundense são 50 participantes anualmente
- Os cavalos pesam em média 750 quilos
- Os cavalos tem passaporte nacional e internacional, para serem transportados para competições ou comprados por pessoas de outros estados ou países


Títulos de Marina Dal Agnol, 14 anos


Campeã Gaúcha Pré-Mirim - 2009
- Campeão Gaúcha Mirim – 2010
- Vice-campeã Gaúcha de Amazonas 1,10m – 2009
- Campeã Gaúcha de Amazonas 1,20m – 2010
- 3° lugar no Campeonato Brasileiro de Amazonas 1,20m
- Campeã Brasileira de Amazonas 1,20m por equipes



Fonte: Jornal O Nacional, edição de 13 de dezembro de 2010


Haras MD
Estrada Santo Antão S/N - Santo Antão
CEP - (54)3313-3769 - Passo Fundo - RS
www.harasmd.com.br - harasmd@harasmd.com.br


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: