domingo, 17 de janeiro de 2010

EM FOZ, PELO CONGRESSO, REUNIÃO DA FIEP MUNDIAL E SEMINÁRIO SOBRE VALORES DO ESPORTE E EDUCAÇÃO OLIMPICA

Reunião da FIEP MUNDIAL no Hotel Bella Itália
Mesa diretiva do Seminário de Valores e Educação Olímpica

Professora MIRIA, Presidente do CREF2-RS junto com o professor ALMIR, Presidente da FIEP Mundial. Presença no Congresso em Fóz.



25 Congresso Internacional de Educação Física de Foz:
Inicia o Evento com Cursos e atividades paralelas




Depois da bela solenidade de abertura, ontem, sábado, no Hotel Internacional com a presença de autoridades e nomes do esporte como a Hortência, Luciano do Valle e Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basquete, iniciaram as várias atividades do Congresso



38 cursos iniciaram. O funcionamento até o dia 20, será pela manhã, tarde e noite.
SEMINÁRIO DO ESPORTE E EDUCAÇÃO OLÍMPICA
Na manhã deste domingo, na sala Veneza, no Hotel Bella Itália foi aberto mais um evento da área, que se agrega a outros vários, com a participação direta do Conselho Federal de Educação Física –CONFEF, como acontece com o de Legislação Esportiva e Educação Física Escolar.
O Seminário teve como mesa diretiva, Jorge Steinhilber, presidente do CONFEF; Almir Gruhn, presidente da FIEP Mundial; Tojal, vice-presidente do CONFEF; Cláudio Boschi, Coordenador do Colégio dos CREFS no Sistema CONFEF/ CREFS e Vera Meneses, Pesquisadora do Rio, assim como uma participação de Hortência.
Os integrantes da mesa dirigiram a palavra, falando da importância do Seminário no momento em que o Brasil passará a ser sede de vários eventos mundiais, entre eles os Jogos Mundiais Militares e Mundial de Handebol feminino Juvenil (2011), Copa das Confederações de Futebol(2013), a Copa do Mundo de Futebol (2014) e Mundial de Futebol Feminino (2015). Reforçaram a necessidade do comprometimento dos organismos esportivos e políticos e neste clima entra o profissional de Educação Física e para isso é necessário um Plano Sócio-cultural-esportivo e educacional para acompanhar todas as ações que acontecerão ao longo deste anos. Destacaram que isso deva ser breve que além de pensar no antes, durante tem que ter o pós.
Palestra – O que é olimpismo foi apresentada pelo professor Dr. Alberto Reppold, da UFRGS e tendo como coordenador, Professor Dr. Lamartine. Ele que faz parte de várias entidades internacionais de Estudos Olímpicos, sendo Coordenador do Centro de Estudos de sua Universidade e participou recentemente em Lousanne, no Evento do Comitê Olímpico Internacional –COI.
O pesquisador gaúcho fez uma explanação em que envolveu a parte que dos antecedentes históricos, Coubertein e olimpismo, desenvolvimento posterior e desafios atuais. Revelou de que antes de Coubertein teve um grego poeta Panagiotis Soutsas e um inglês médico William Penny que iniciaram as suas preocupações com o esporte para internacionalizá-lo de forma atingir os objetivos hoje estabelecido pela própria Carta Olímpica, qual seja a soliedariedade e paz entre os homens através de disputa de jogo limpo.
Definiu olimpismo como um conjunto de idéias ( para modificar ) que tem o esporte o caráter educacional fundamental para a implantação de valores, que equilibrem ações para a irmandade e comportamento social, objetivando a paz entre os homens; isto é, um conjunto equilibrando as qualidades do corpo, da vontade e da mente.
Depois foi colocado o espaço para o público. Foram feitas perguntas , que ,revelaram a ansiedade de todos para que haja um esclarecimento sobre o olimpismo e como poderá o profissional de Educação Física se portar diante de seus alunos e comunidade que certamente influenciado pela mídia e declarações de alguns gestores e até mesmo políticos que terão a expectativa de medalhas de ouro. E isso poderá frustar gerações, já que se sabe que o investimento, hoje, para obter um medalha olímpica é muito grande e o Brasil está engatinhando nesta caminhada e o resultado não será tão de repente.
Professor Steinhilber disse que o CONFEF já está realizando estudos e que ações neste sentido serão anunciadas.
REUNIÃO DA FIEP MUNDIAL
Com a presença de delegados de vários países das Américas, foi realizada a Assembléia da FIEP Mundial, com presidência do professor Almir Gruhn
Além das presenças do delegados da FIEP das Américas participaram na reunião alguns delegados estaduais e adjuntos dos estados brasileiros.
Professor Almir saudou a todos, fez um relato das atividades da FIEP Mundial e lembrou que é necessário a participação maior dos países das Américas em termos de produção cientificas para o Boletim da FIEP. Anunciou o Congresso Europeu da FIEP , em Barcelona, em julho de 2012 e que neste deverá ter a participação do Brasil, extensivo, aos demais integrantes de FIEPs, dentro do projeto Professores da FIEP Sem Fronteiras. Informou que a FIEP em termos de mundo tem presença marcante na América, na Europa e Oceania e que carece de uma presença maior na África e Oriente. Foi anunciado também que o professor Raul Lorda, delegado há 25 anos do Uruguai, deixa o seu pais e se trasnfere para o RS e passa integrar a FIEP do Brasil, como filiado da FIEP-RS.

( JORN. CLERY QUINHONES DE LIMA – REG.PROF. n.4020 – MTB-RS – ASSESSOR DE IMPRENSA DA FIEP MUNDIAL)






.


CONGRESSO DE FOZ ABRIU EXITOSAMENTE NA NOITE DE SÁBADO. PROGRAMAÇÃO SEGUE NESTE DOMINGO

Parte da Mesa diretiva na abertura. Vê-se nomes do esporte: Luciano do Valle, a grande Hortência e Carlinhos, presidente da FBB.
Antes de começar o Evento, o registro de Schavala, quando nós com o Paulo Antonelli, repassávamos o script. No detalhe, o banner da campanha do CAEL-SM e QUILISPORT - " Seja Craque. Não Use crack."

Grupo de Profissionais de Educação Física, colaboradores da Comissão Científica do Congresso.


Paulo (de verde) professor da Escola de Educação Física da Universidade de Ouro Preto ( Minas) com parte de seus alunos.



Fóz dá especial cobertura, pois além dos Veiculos locais - muitos canais fechados de TV tem várias sucursais de grandes Veículos Nacionais. Nesta grande Bernadete, uma das coordenadoras gerais do Evento.




Foz do Uguaçu, turistica e sede Mundial da Educação Física e Esportes com o Congresso Internacional de Educação Física.





Estamos colocando algumas fotos, pois o Hermann, fotógrafo oficial da FIEP ainda não conseguiu nos passar as fotos e como alternativa estamos colocando algumas feitas com o Schavall, PR.







25 Congresso Internacional de Educação Física de Foz:

Solenidade de Abertura teve nomes da Educação, Esporte, Presença Política,Olímpica e Mídia.

Na noite de sábado, dia 16, o Salão de Eventos do Hotel Internacional de Foz do Iguaçu-PR esteve lotado com autoridades da FIEP, CONFEF e Ministério do Esporte, Políticos, Atleta Olímpica, Mídia Esportiva Nacional e congressistas para a realização da solenidade oficial de abertura do 25 Congresso Internacional de Educação Física, promovido pela Federação Internacional de Educação –FIEP e apoio do Consleho Federal de Educação Física – CONFEF. Nas falas teve o destaque e apoio ao trabalho Profissional de Educação Física e a entrega de troféus, medalhas e condecorações. O evento foi transmitido ao vivo pela TV VIRTUAL FIEP.

O Congresso que celebra os 25 anos de realização teve uma solenidade de abertura com diversidade. Paulo Antonello-PR e Clery Quinhones de Lima-RS foram os apresentadores.
A solenidade abriu com este texto: “No momento em que o HOMEM avança na tecnologia. O mundo está mais perto de nós. As tragédias se sucedem e se evidencia, cada vez mais, a necessidade do amor entre os homens. A Educação Física e o Esporte são meios que podem estar ao lado da humanidade para amenisar essa desintegração, desde que nós profissionais estejamos engajados nesta causa e tenhamos a devida atenção das autoridades constituídas das esferas municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
A vida continua. A FIEP, orgulhosamente, faz parte deste processo e o nosso CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE FOZ chega a sua Vigéssima quinta edição. Isso acontece pela conjugação de esforços. Portanto vivamos intensamente esses momento, que marcarão a vida de cada um de nós, participantes deste Evento e certamente as gerações do futuro serão gratas e ficará a nossa contribuição para um mundo mais humano e de paz.”.
Logo em seguida teve um minuto de silêncio em homenagem a dragédia do Haiti. Continuou o protocolo com uma introdução em português, espanhol, francês e inglês.
Homenagem a Tubino – Ex-Presidente da FIEP, que faleceu no dia 19 de dezembro de 2008. Foi apresentado um vídeo com registros de fotos de momentos de Tubino no Esporte , Educação Física e família.
Composição da Mesa Diretiva – Professor Almir Adolfo Gruhn, presidente da FIEP Mundial; Ricardo Gomyde, assessor do Ministro de Esporte; Professor Jorge Steinhilber, presidente do CONFEF; Jornalista Luciano do Valle, da TV Record; Marisa Serrano, Senadora; Dr. Adailton Eustáquio Magalhães, chefe do Centro Desportivo da Universidade Federal do Ouro Preto/ MG; Professor Jorge Diaz Otanez, Vice-Presidente da FIEP na América Latina; Professor Manoel Guerreiro, Vice-Presidente da FIEP na América do Norte; Dra. Vera Menezes Costa, Rio de Janeiro; Hortência Marcari, atleta olímpica do basquete; Dr. Cláudio Boshi e professor Antonio Eduardo Branco, respectivamente presidentes dos CREF de Minas e Paraná; Carlos Nunes, Presidente da Confederação Brasileira de Basquete. Na seqüência teve o Hino Nacional Brasileiro.
Estatística – Do Congresso apresenta: 623 cursos realizados, 9500 trabalhos científicos apresentados, 750 pessoas que trabalharam na organização; Mais de 50 mil participantes (brasileiros e estrangeiros); 48 países estiveram em Foz, centenas de conferencistas, docentes e autoridades.
Manifestações – Almir Gruhn saudou a todos, disse que a FIEP orgulhava-se de promover mais um Evento de tantos que acontecem no mundo, mas no continente Americano eles são mais freqüentes. Declarou aberto a 25ª edição do Congresso. Ricardo Gomyde registrou a luta empreendida há anos pela melhoria da Educação Física e que o Ministério tem muito claro a importância do Profissional de Educação Física para os eventos esportivos deste país, principalmente os elencados para os próximos anos. Marisa Serrano disse que acompanha no Senado as causas da Educação Física. Lembrou que ela antes de tudo é professora. Jorge Steinhilber fez um resumo do avanço das conquistas da Educação e o Esporte no país nos últimos anos. Luciano do Valle narrou momentos de glória de Hortência e lembrou o grande trabalho feito por Tubino á Educação Física e Esporte, lembrou a todos que em 2015 acontecerá o Mundial Feminino de Futebol, no Brasil. Jorge Otanez evidenciou o avanço da Educação Física e Esporte na América Latina e Ortência Marcari lembrou a sua primeira professora de Educação Física e disse como Profissional de Educação Física acredita que o esporte brasileiro vai crescer e anunciou um projeto piloto do basquete que será lançado no Paraná.
Homenagens – Comemorando os 25 anos de Congresso, a FIEP e também outras entidades entregaram várias medalhas, troféus e comendas.
Receberam lembranças de trabalho realizado ao longos dos 25 anos do Congresso: Jarbas Inácio de Assis, Cezar Gaspari, Vilson Bagatini, Ana Ortigosa, Jorge Otanez, Paulo Antonelli, Cleusa Lima, Christian Gruhn, Vilmar Hermann.
Cláudio Boshi, presidente do CREF-MI entregou a Medalha Silvio Raso, um dos pioneiros da FIEP para Vera Lucia Menezes Costa, Hortência Marcari, Senadora Marisa Serrano e para Luciano do Valle, este ficou deveras emocionado, inclusive chorou, pois foi lhe dado uma camiseta que leva a estampa do professor Tubino. Ainda receberam o reconhecimento a maior delegação estrangeira, Chile e a maior delegação brasileira, do Estado de Goiás e a inscrição 50 mil que foi de William Mendes Costa, do Estado de Goiás que participa do curso de Meeting de Futebol e é professor da Faculdade Universo.
Troféu TOP FIEP – Será entregue no jantar da FIEP, no domingo. Mas foram anunciados os vencedores:
Categoria Profissional/ Professor – Hani Amine –PR, Leonardo Dias-MG e Bruno Matos-GO; Categoria Livro – Massagem Antiestresse, de André Nessi. Categoria Revista – Dissertar, da Universidade Estácio de Sá. Site – http://www.cev.org.br/. Categoria Especial – No Brasil, Alberto dos Santos Puga –Manaus e Exterior – Dr. Rui Proença Garcia – Porto Portugal. Assim como lançamentos de livros.
Finalizando teve um vídeo da origem das Cataratas do Iguaçu e apresentação artística dos campeões de dança acrobática do Silvio Santos, ano de 2009 – Marcelo Grangeiro e Damyla e apresentações de danças do Folclore Chileno.
Programação – Neste domingo iniciam os 38 cursos – manhã, tarde e noite; cursos especiais S4 - Elaboração de Artigos Científicos - Profª Drª Maria Luiza R. Pasquarelli - São Paulo/SP CIÊNCIAS DA SAÚDE; S5 - Plantas Medicinais e Fitoterápicos: Aspectos Terapêuticos e Riscos - Prof. Ms. Marcelo Rodrigues - São Paulo / SPneiro de 2010
Eventos Paralelos - I Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação e II Meeting Internacional de Futebol; Eventos Científicos – VII Congresso Cientifico Latino-Americano da FIEP e VII Congresso Brasileiro Científico da FIEP – Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino; Fóruns, Seminários, Debates e Palestras – Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica, IV Seminário de Legislação Desportiva e IX Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul; Premiações – Prêmio TOP FIEP BRASIL 2009/2010 – Edição de 25 Anos do Congresso FIEP; Feira de Equipamentos e livros.

( JORN. CLERY QUINHONES DE LIMA – REG.PROF. n.4020 – MTB-RS – ASSESSOR DE IMPRENSA DA FIEP MUNDIAL)












NOTA DO EDITOR - Este release fomos concluir à 1h30min do dia 17, domingo. Não colocamos fotos, porque estivemos envolvido como apresentador do Evento juntamente com o Paulo Antonelli, no entanto , breve estaremos com algumas fotos que registraram os fatos que narramos neste release. Elas serão de autoria de Vilmar Harmann, de Foz do Iguaçu.