quinta-feira, 25 de março de 2010

CAEL-SM e QUILISPORT LANÇAM PROJETO MEMÓRIA DO ESPORTE

Nesta foto de Anderson Victor, temos atrás a Cidade de SANTA MARIA que amamos tanto e queremos dar a nossa parcela de contribuição e trabalhar pela sua MEMÓRIA e como especialista na área, queremos um MUSEU DO ESPORTE.
Empresário João Trevisan, serenidade, jovialidade e competência que gostou da idéia da criação do MUSEU DO ESPORTE.

UM MUSEU DO ESPORTE PARA SANTA MARIA


É inegável da necessidade de que se registre a história de um Município. O Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria - CAEL/SM juntamente com a QUILISPORT lançam-se para resgatar a memória do esporte de Santa Maria.
Inicialmente propõem fazer um breve resgate do esporte local, com a publicação de livros e nesta caminhada já surgem ofertas de entidades e pessoas em doar acervos do esporte para o futuro MUSEU DO ESPORTE.
Para 2010, apoiado pelo PROESP-SM, sendo o maior patrocinador TREVISAN COMERCIO & IMPORTAÇÃO LTDA, tendo também a participação da SOCIEDADE VICENTE PALLOTTI e BRAMOTO e algumas doações de IPTU de Pessoas Físicas, CAEL-SM produzirá um livro com um breve resgate histórico do esporte no Município.

Para isso, o editor deste Blog e presidente do CAEL-SM, Clery Quinhones de Lima, idealizador deste projeto, tem recebido constantes manifestações de pessoas e entidades que quererem doar suas biblioteca, materiais esportivos, fotos, troféus, enfim seus acervos para o futuro MUSEU DO ESPORTE.
No primeiro dia após a realização do TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, Clery fez uma visita ao empresário JOÃO TREVISAN e conversaram durante 1 hora e 13 minutos. Seu João mostrou e falou de muitos fatos que fazem parte da memória de Santa Maria, especialmente na área empresarial e religiosa e ficou claro a sua SENSIBILIDADE e conhecimento da história.
Foi então, que Clery expôs a sua idéia sobre o FUTURO MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA. Ele gostou da idéia e Clery pediu o seu apoio, principalmente, numa primeira fase em conseguir uma sala, pelo menos, para que fosse sendo colocadas as primeiras doações.
Portanto o movimento começa e pode já ter os primeiros resultados.
POSIÇÃO – Foi realmente só uma conversa, nada de promessa, mas viu-se um interesse. Aliás não é novidade, a família TREVISAN faz parte da história de desenvolvimento e tradição da Cidade de Santa Maria.


SANTA MARIA PREMIOU OS MELHORES DO ESPORTE, LAZER E SAÚDE DO ANO DE 2009

Familia de Clery: esposa Lúcia e os filhos Cleryston, Lidiany, Liany, Luany e Wellyngton.
Clery e sua equipe de trabalho no TDSM2009

AGRACIADOS NUMA FOTO GERAL



Prefeito Schirmer anuncia o Parcão Para Santa Maria


Prefeito Schirmer fala e Clery , na qualidade também de jornalista, anota para uso em suas reportagens.


Secretário Tubias de Esporte e Lazer confessa ter tido a honra de dirigir a Secretaria mais importante de uma Administração Municipal.

GRUPAMENTO VOLUNTÁRIOS GUARDIÕES DA VIDA foi reconhecido como destaque pelo apoio, no TDSM 2009


Clubes Destaques: AABB, DORES, GAUDÉRIOS DO ASFALTO e ATC.

Símbolos do Esporte e Atividade Física: Grupo de Atividades Física do Professor Minello, Dr. Fernando Clavet, Associação Santamariense de Balé, Luiz Carlos Iop Druzian, Aldo Conde e Achiles Martins.

Entidades Promotoras e Apoiadoras do Esporte; UCRSM, LIGA DE FUTSAL, TRAIL CLUBE CORAÇÃO DO RIO GRANDE, AFCEEE, LIGA DE FUTEBOL DE CAMPO, ASSOCIAÇÃO SANTA MARIA DE CICLISMO, SER SANTOS, SOCIEDADE VICENTE PALLOTTI, SANTA MARIA JUDÔ, ASSSOCIAÇÃO NOVO HORIZONTE E CONFRARIA DEL PADEL.

Mesa das Autoridades

AGRACIADOS NA FOTO GERAL NO TREZE DE MAIO

XIX Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria:

REUNE ENTIDADES E ESPORTISTAS
DESTAQUES DO ANO DE 2009 NO TEATRO




A décima Nona Edição do TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA/ TDSM – edição 2009 – distribuiu 67 troféus e certificados. Durante uma hora e trinta e cinco minutos, Entidades e Pessoas que se destacaram no ano de 2009, no esporte, saúde e lazer, viveram um momento de verdadeiro reconhecimento.
O Evento foi realizado na noite de 24 de março, no Teatro Treze de Maio, promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria – SMJELIC, Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL-SM; realização de QUILISPORT; patrocínio do PROESP-SM, através de Trevisan & Comércio e Importação Ltda e apoio do Conselho Municipal de Esporte e Lazer –CMEL, JGB Design, Rádio Imembuí, Rádio Universidade e Jornal A Cidade.

Com a apresentação de Clery Quinhones de Lima e Lucia Rejane Oliveira de Lima, o Script do TDSM 2009 iniciou pontualmente às 20h31min e se confirmou a marca do Evento em primar pela pontualidade. Com um texto que mostrava a relação do esporte com a cultura e a leitura do “ Ode Olímpico”, ao som musical com trilhas esportivas, deram entrada no palco do Theatro Treze de Maio, em estilo formatura, os agraciados do TDSM/2009, que foram recebidos por Cristhian Bertóia, Presidente do CMEL, ficando os homenageados em destaque no auditório.
Teve o Hino Nacional e Hino de Santa Maria, tocados pelos músicos Jorge Santos (órgão) e Antonio Setembrino (Saxis).
Para esquentar e continuar num clima de valorização do esporte, foi apresentado um vídeo “ A Vida é uma Chama “, que por 12 min, as autoridades, convidados e agraciados no Theatro Treze de Maio ficaram concentrados nas imagens e texto que traduziam a filosofia, a seriedade, o compromisso e os valores que advém do esporte, evidenciando que o treinamento, dedicação, fé, persistência e atitudes são componentes que levam uma pessoa a conquistas e destino ao Pódio.
Mesa Diretiva – O Secretário de Esportes e Lazer, Calil Tubias, recepcionou as pessoas representativas de Entidades e Sociedade Civil que foram chamadas a estarem na mesa das autoridades: Prefeito Cezar Schirmer; Vereador Ademar Pozzobom, representando a Câmara de Vereadores; Christian Bertóia, Presidente do CMEL: João Trevisan, Diretor de Trevisan & Comércio Importação Ltda; Fernando Copetti, representando o Reitor da UFSM; Ruth Pereyron, Theatro Treze de Maio e Waldemar Roveda, Diretor do Jornal A Cidade.
Fala do Criador – A justificativa e registros do Esporte e Lazer foram temas de CLERY QUINHONES DE LIMA, que na qualidade de radialista, jornalista, Profissional de Educação Física e criador do TDSM.
O seu enfoque foi alicerçado em base de um profissional que vivencia a Educação Física, Esporte e Lazer há mais de 3 décadas, como profissional da área do magistério, gestão e comunicação esportiva
“ Viver este momento é obra de Deus, pois estamos reunidos por Ele, que é Pai, que nos acolhe e por missão de reconhecer o valor de todos que fazem conosco nesta noite memorável a festa do esporte não profissional de Santa Maria.” Assim Clery dimensionava o que seria aquela noite de reconhecimento àqueles que no ano de 2009 fizeram o esporte e lazer na Cidade de Santa Maria e além fronteiras.
Clery destacou o ano de 2009, as realizações de eventos espetáculos na Cidade, mas frisou a necessidade de mais ações no esporte educativo e de performance para fazer com que a Cidade tivesse notabilidade em representação em eventos regionais, estaduais e nacionais; lembrou a conquista do Rio em sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e neste fez um alerta da seriedade que deve dar ao trabalho a ser feito pelos gestores para que não haja um excesso de otimismo, por políticos fanfarrões, dirigentes não preparados e pela imprensa não especializada em que queiram colocar o Brasil entre as maiores potencias internacionais no esporte, sem se dar conta que para fazer um campeão ou subir ao pódio, isso leva muitos anos, tem investimento financeiro e trabalho tecnológico.
“ SOS, UM PARCÃO PARA SANTA MARIA” – Tem sido ao longo de décadas e uma briga insistente de Clery, em nome das vidas da Cidade de Santa Maria, na luta de mais áreas e instalações públicas para o esporte e lazer. Criticou mais uma vez o convênio Prefeitura e Cacism, com a aprovação da Câmara de Vereadores, em que o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria foi doado para um Centro de Eventos. Disse: “ Foi um crime cometido pela Administração Municipal Anterior em que doou a CACISM um local central – área verde – que por Lei Municipal, sancionada pelo prefeito Miguel Sevi Viero, em 1962, que destinou para o esporte e lazer. Tiraram o ar puro para colocar concreto.” Continuou: “ Se dissemos ser culpa da Prefeitura e Câmara pelo convênio, também deve ser ter a coerência em dizer que faltou união das representações do esporte e comunidade que permitiram essa perda que certamente será cobrada pelas futuras gerações.”
Ainda no cenário municipal, falou da importância da Lei de Incentivo ao Esporte no Município, uma criação da Administração Municipal anterior, pelo professor Luiz Celso Giacomini, Secretário de Esportes e Lazer na época, sancionada no final de 2008 e que teve a continuidade nesta atual Administração. Mas registrou que a Lei deve ser melhorada, pois tem ainda alguns entraves burocráticos e não tem a devida atenção por parte de algumas Entidades Esportivas que se beneficiam da liberação de Recursos.
Em termos de Brasil registrou o sonho de se ter uma Política Desportiva Nacional e que está aí a CONFERENCIA NACIONAL DO ESPORTE, inclusive com a oportunidade dos santamarienses participarem da ETAPA MUNICIPAL a ser realizada no Clube Dores, no dia 30 de março e que essa Conferência vai apontar os rumos do esporte brasileiro com a implantação de um PLANO DECENAL para o ESPORTE NACIONAL.
Destaca-se que junto ao texto lido por Clery foram colocados vários enfoques sobre a importância do esporte para a vida de uma sociedade, que teve a culminância quando disse: “ Os Governos que investirem mais na atividade física e esporte, gastarão menos em hospitais e na delinqüência, pois o exercício físico é uma prevenção.”
>>>>>>>>>>>>>>
PREMIAÇÃO: Troféus e Certificados
O TDSM premia com troféus e certificados. A entrega é feita no palco, pelas pessoas que estão à mesa e em casos especiais, são entregues por familiares e dirigentes esportivos. No final do Evento é feita uma foto geral.
A entrega da premiação inicia com as Entidades Promotoras, patrocinadoras e apoiadoras; depois vêm os atletas indicados pelos Clubes ou Entidades Representativas da Modalidades e facultado pelo Regulamento, registrado em Cartório, a Coordenação do Evento estende a outros itens: Atletas Internacionais, Profissionais de Educação Física Destaque; Entidades Apoiadoras e Promotoras do Esporte e Atividade Física; Símbolos de Apoio ao Esporte, Comunicação Esportiva e Clubes Esportivos.
Neste ano, o TDSM prestou uma homenagem ao GRUPAMENTO VOLUNTÁRIO GUARDIÕES DA SAÚDE, uma Ong que colabora com eventos esportivos na Cidade e entre os agraciados esteve o atleta de hipismo, talvez o mais velho do mundo em atividade, Aldo Fagundes Conde, com 87 anos.
Foram entregues 67 troféus e certificados.

Entidades Promotoras: Prefeitura Municipal de Santa Maria – SMEL, CAEL-SM , QUILISPORT e FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA - FIEP

Patrocínio: PROESP-SM – TREVISAN COM & IMPORTAÇÃO LTDA

Entidades apoiadoras CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER – CMEL, RADIO IMEMBUI ,RADIO UNIVERSIDADE,,JORNAL A CIDADE, JGB DESIGN, V.A. GRAVAÇÕES e ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO THEATRO TREZE DE MAIO

Atletas: BOCHA – Luiz Francisco Moro – PIRATINI; BOLÂO - Vagner Palma Ferreira – DORES; CORRIDA RÚSTICA – Luiz Antonio Righi – UCRSM; BASQUETE – Bernardo Casassola – CORINTIANS; FUTEBOL DE CAMPO – Antonio Oliveira dos Santos –OLIVEIRENSE; FUTSAL – Pedro Juan L. Rios – NOVO HORIZONTE; JUDO – Nilton Vargas e Gildriene Petry Chaves – SM JUDÔ; KARATE – André Maraschin – DORES; ORIENTAÇÃO – Guilherme Ressel Flores – COSM; PADEL – Marcelo Portella – DEL PADEL; TAEKONDO – Rodrigo Dias – ACADEMIA GENESISs ; TENIS –Gabriel Garcia Friedrich e Raíssa Ache Dias – ATC e VOLEI BOL – Bruna Muller Bronzatti - AVF

Atletas destaques internacionais: Maria De Lourdes Portela – JUDO; Gilvan Bittencourt Ribeiro - CANOAGEM e Paulo Calixto Becker - ORIENTAÇAO

Reconhecimento - LEI INCENTIVO AO ESPORTE - Prefeito CEZAR SCHIRMER, Secretário TUBIAS CALIL e CHRISTIAN BERTÓIA - CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER - CMEL

Profissionais de Educação Física: Jefferson Thadey Canfield , Maria Inês Ache Dias, José Francisco Dias , Enaldo Jonas Dorneles dos Santos, Paulo Roberto Bolsson e Ary Renan

Entidades Apoiadoras/Promotoras: SOCIEDADE VICENTE PALLOTTI , SER SANTOS, PROJETO SANTA MARIA JUDÔ, SOCIEDADE ESPORTIVA NOVO HORIZONTE , ASSOCIAÇÃO SANTA MARIA CICLISMO , ASSOCIAÇÃO DOS FUNC. Da CEEE , CONFRARIA DEL PADEL , TRAIL CLUBE CORAÇÃO DO RIO GRANDE , LIGA SANTAMARIENSE DE FUTEBOL AMADOR , LIGA SANTAMARIENSE DE HANDEBOL , UNIÃO DOS CORREDORES DE RUA SANTA MARIA e LIGA SANTAMARIENSE DE FUTSAL.

Símbolos de Apoio ao Esporte/ Atividade Física:
ACHILES MARTINS DE CARVALHO, ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO BALÉ CIDADE DE SANTA MARIA, GRUPO DE GINÁSTICA DO PROFESSOR MINELO;, DR. FERNANDO CLAVET, LUIZ CARLOS IOP DRUZIAN e ALDO FAGUNDES CONDE

Comunicação Esportiva- Jorn. Cândido Otto da Luz.

Entidade Sócio-esportiva de participação social: Associação Gaúdérios do Asfalto

Clubes Esportivos e de Lazer Ano/2009 de Santa Maria:
AABB, Clube do Professor Gaúcho e Clube Recreativo Dores

Apoio da Saude aos Eventos Esportivos de Santa Maria: GRUPAMENTO VOLUNTARIO GUARDIÕES DA VIDA
>>>>>>>>>>>>>>>>
PALAVRA DA PREFEITURA MUNICIPAL

As manifestações ficaram por conta da Prefeitura Municipal , através do Secretário de Esportes e Lazer, TUBIAS CALIL e do Prefeito CEZAR SCHIRMER.
Tubias: “ Fui colocado no Esporte. Inicialmente achei que entrava numa fria, mas com os dias vi que é a melhor Secretaria de um Município. Cobrem, porque pode ser feito muito mais.” Schirmer elogiou o trabalho de Tubias anunciou que é palavra dele que Santa Maria terá o seu Parcão: “ Clery e todos aqui presente, o Parcão de Santa Maria está destinado no Passo da Areia, no Jóquei Clube, mas não ficará só neste teremos muito mais.”

O Secretário Tubias, numa forma simples e sincera, divulgou que inicialmente não acreditava da importância de uma Secretaria de Esportes e Lazer, mas confessou que politicamente foi o melhor que lhe aconteceu. Diz “ Aprendi com o esporte que ele é vida, é movimento, toca nas pessoas e é sem dúvida, a Secretaria mais importante de um Governo.” Continuou; “ Cobrem do Prefeito e talvez aproveitemos este momento do TROFEU para começarmos uma campanha para que a cidade de Santa Maria tenha realmente uma maior representação, lá fora, que leve o nome de nossa Cidade. Vamos juntos entrar nesta campanha.” Assim ele reconhece o dito pela coordenação do TDSM de que a cidade está pecando em não ter o esporte formação e performance. Finalizou dizendo, repetiu emocionado: “Podem ter a certeza, o esporte marcou minha vida.”
O Prefeito Schirmer, amigo particular e partidário de Tubias, com a sua sabedoria disse que sabia onde estava colocando Tubias. Relatou os eventos espetáculos que a Prefeitura tem promovido e citou outros vários que irão acontecer. Mas a sua palavra foi detida mais na campanha SOS , UM PARCÃO PARA SANTA MARIA. Ele retirou o banner da campanha, que estava no pulpito dos apresentadores e disse: “ Clery , este pode sair de cena, pois o PARCÃO já uma realidade. Foi assinado a liberação de verba para a aquisição da área do Jóquei Clube, no Passo da Areia, lá será o tão sonhado PARCÃO .. teve aplausos dos presentes – Mas não fica só neste muitos outros serão criados.” Schirmer foi audacioso, disse: “ Este pedido está atendido, pede mais, clery” Então fora do microfone Clery disse “ Precisamos melhorar a Lei do CMEL e da Lei de Incentivo ao Esporte.” Vamos fazer isso.
O Prefeito renovou os cumprimentos a todos, destacou a presença das autoridades, a dedicação dos atletas, dirigentes e professores de Educação Física e deu por encerrado o ato da edição 19 do TDSM 2009.

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

Clery, pela Coordenação do TDSM, sabia da sua responsabilidade, mas tinha a certeza do êxito de mais uma realização – pois o evento envolve uma infraestrutura e pessoas - hoje é muito difícil pela realidade que todos vivem – mas com a sua experiência profissional, apoio da família e a sua crença no Poder de Deus, Pai de Todos, que serve a todos e não desampara os seus filhos, davam-lhe a segurança, eram armas poderosas para vencer os obstáculos. Diz:” Preparamos, aconteceu e podemos dizer que vencemos, mas as promessas ditas, temos que acreditar nos homens, no entanto temos que ter reservas. A responsabilidade transcende, o anúncio do PARCÃO foi público, não é só do TDSM é de todos. Vamos cobrar, porque o benefício é da comunidade santamariense.” Finalizamos agradecendo indistintamente, a todos que foram presenças conosco na edição 19ª do TDSM – 2009.”


( CLERY QUINHONES DE LIMA)