quinta-feira, 27 de maio de 2010

PIMENTA PROPÕE ENGAJAMENTO DA COMUNIDADE PARA SANTA MARIA RECEBER UMA PRAÇA DA JUVENTUDE DO GOVERNO FEDERAL

UMA PRAÇA DA JUVENTUDE
PARA SANTA MARIA. PARTICIPE.
A Praça da Juventude inaugura uma nova fase na concepção da infraestrutura esportiva. Mais do que um espaço físico para desenvolver atividades esportivas, a Praça da Juventude deve ser um espaço de convivência que proporcione atividades culturais, científicas, de inclusão digital, de lazer, esportes, entre outras.
SANTA MARIA PODERÁ TER A SUA, DEPUTADO PAULO PIMENTA E O GABINETE DA VEREADORA ÉLLEN CABRAL CHAMAM PARA UMA AUDIENCIA PUBLICA, NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 28 DE MAIO, ÁS 14H, NA CAMARA DE VEREADORES DE SM.
Saiba um pouco sobre este projeto do GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DO ESPORTE


Praça da Juventude é um projeto destinado a comunidades situadas em espaços urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas. Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária. Na prática, uma área sete mil m² com um grande ginásio poliesportivo que, em funcionamento pleno, oferecerá um novo gás à população, possibilitando reconhecerem-se como cidadãos de direitos e deveres no exercíciolegítimo e diário de sua cidadania.Concebido pelo Ministério do Esporte e implementado em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto abre o placar para uma nova fase na concepção da infraestrutura esportiva. Isso porque, desde a criação, em 2003, o Ministério do Esporte vem consolidando e ampliando sua atuação como principal agente de planejamento, formulação e implantação de políticas públicas para o setor no país. Em sua pauta, três objetivos prioritários:
1. Garantir à população brasileira o acesso gratuito às práticas esportivas;
2. Utilizar, sistematicamente, o esporte e o lazer como fatores de melhoria da qualidade de vida ede inclusão social;
3. Introduzir, de forma sistemática e regular, o esporte e o lazer na promoção do desenvolvimento humano em todos os segmentos sociais.

Estrutura da Praça
Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infra-estrutura completa, conforme Memorial Descritivo, apresenta-se em módulos divididos em:
1. Pista para salto triplo
2. Pista para salto à distância
3. Pista para caminhadas
4. Quadra de vôlei de praia
5. Área de exercícios
6. Campo de futebol society
7. Pista para skate
8. Teatro de arena
9. Centro de convivência da terceira idade, com sala de ginástica
10. Quiosque de alimentação
11. Vestiários
12. Arquibancadas
13. Bebedouros
14. Grama natural/sintética
15. Sanitários com acesso para portadores de deficiência
16. Sistema de iluminação específico para cada pista
17. Paisagismo

Quem pode participar do projeto
Prefeituras e governos estaduais estão convidados a participar! Para isso, o gestor deve entrar em contato com a Gerência do Projeto.
A propriedade do terreno deve ser do ente que firmará o contrato para execução da obra, ou seja, da prefeitura ou governo do estado, que precisa estar de posse da certidão do terreno. O terreno deve estar nivelado/plano de preferência. Para facilitar a avaliação, é interessante juntar fotos do terreno ao requerimento.
O recurso para execução da obra pode ser obtido de três formas: dotação própria do Ministério do Esporte, recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, emendas parlamentares.A contrapartida é a mesma prevista em lei para qualquer repasse de obra de infra-estrutura e varia de acordo com a região. Há possibilidade de realizar a construção em etapas, desde que já na primeira fase a obra apresente funcionalidade
( Estes dados de nosso Blog foram retirado do site do MINISTÉRIO DE ESPORTE- Jorn. CLERY QUINHONES DE LIMA - Reg.prof. n.4020 -MTB-RS)