segunda-feira, 7 de junho de 2010

MAIS DEPOIMENTOS SOBRE A III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTES


CONFEF MANIFESTA-SE
Nosso presidente da FIEP, professor ALMIR, repassa a mensagem que o presidente Jorge Steinhilber, do Conselho Federal de Educação Física -CONFEF se manifestou aos seus conselheiros, aliás que deveria ser repassado a todos os Profissionais de Educação Física do SISTEMA CONFEF-CREFs.
Estamos divulgando, apesar de ter sido aos Conselheiros do CONFEF, porque o presidente Almir já tornou público, no site da FIEP.
Eis:
Conselheiros
Mais uma vez parabenizar pela participação na III Conferencia nacional de Esportes de onde saímos consagrados, reconhecidos e respeitados.

Os Profissionais de Educação Física desde a cerimônia de abertura, passando pelas palavras do Ministro Orlando Silva e do Presidente da República até a carta final da Conferência, além de referenciados foram mencionados inúmeras vezes sem dúvida legitimados como os protagonistas principais do desenvolvimento do esporte. Vale ressaltar que o Presidente Lula destacou, mais uma vez, a vitória do Brasil em promover os Mega eventos, a busca de conquistas de medalhas, mas desta vez também se manifestou em relação aos legados sócio-educacionais (briga nossa desde antes do Brasil ser escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016) afirmando que o esporte deve ser considerado no seu patamar de contributo para a educação e para a saúde e a relevância dos Profissionais de Educação Física.

O Sistema CONFEF/CREFs sai fortalecido e respeitado pela demonstração de competência e organização (todos os delegados receberam material impresso com nossos posicionamentos), participação democrática com discurso afinado em defesa de a sociedade ser atendida nos serviços de atividades físicas e esportivas por Profissionais de Educação Física aprovando, desta forma, em todas as salas de trabalho a maioria das propostas apresentadas.

Estamos todos de parabéns pela união, demonstrando que o trabalho de cada um em sua região, em seu segmento, fortalece, legitima e contribuiu para o desenvolvimento do Sistema CONFEF/CREFs reafirmando a máxima de que o somatório das partes faz o conjunto.

Saímos louvados e cumprimentados por todos, oposição, parceiros e até mesmo os neutros, por Profissionais de Educação Física, gestores, dirigentes de ONGs, agentes sociais, organizadores em suma, por todas as mais de 1.500 pessoas envolvidas direta e indiretamente na Conferência.

Foram quatro dias cansativos, de muito trabalho, muito envolvimento, de articulações nos bastidores porém o resultado compensa o sacrifício..A alegria dos Profissionais de Educação Física, perceber e ser informado diretamente como nossos colegas se sentem valorizados é a maior gratificação que podemos ter pelo trabalho que estamos realizando.

Foi uma glória e um momento histórico para todos nós.
Abraços
Jorge Steinhilber

JOGOS OLIMPICOS DA JUVENTUDE

TIME BRASIL FARÁ ACLIMATAÇÃO EM DUBAI PARAOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE
Nosso Blog vale-se do envio que sempre tem de releases do COB, divulga hoje a participação do Brasil nos Jogos Olimpícos da Juventude
A jovem delegação brasileira que disputará os Jogos Olímpicos daJuventude, de 14 a 26 de agosto, em Cingapura, se reunirá para umafase de treinamentos de aclimatação em Dubai, nos Emirados Árabes, de2 a 10 de agosto. A primeira edição dos jogos Olímpicos da Juventudereunirá 3.600 atletas de 14 a 18 anos de 205 países em 26 modalidadesesportivas. O Brasil será representado por cerca de 70 atletas.Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) viajarão nospróximos dias para Dubai para realizar uma visita de inspeção àsinstalações que as equipes utilizarão na fase de aclimatação para osJogos de Cingapura. Até o momento, o Brasil já definiu os nomes deseus representantes em 15 modalidades. Atualmente, a delegaçãobrasileira conta com 75 vagas asseguradas para o evento, em 17modalidades. Nas próximas semanas, o COB definirá a lista final dosrepresentantes do Brasil em Cingapura. “Será fundamental reunirmosgrande parte da delegação em um mesmo local para a adaptação ao fusohorário, a fim de que possamos chegar em Cingapura em ótimascondições. Além disso, será uma importante ocasião para integrar oscomponentes do Time Brasil e transmitir aos atletas os valores queesta competição quer passar para os jovens desportistas”, explica achefe da delegação brasileira, Adriana Behar, que será primeira mulhera comandar uma delegação organizada pelo COB em competiçõesinternacionais.
Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude terão intensaprogramação cultural e educativa, que pretende introduzir de formalúdica os jovens atletas no Olimpismo e os valores olímpicos, além desensibilização para questões importantes, tais como os benefícios deum estilo de vida saudável e a luta contra o doping.Os Jogos Olímpicos da Juventude são divididos em três faixas etáriasde acordo com a modalidade. Serão 27 provas para atletas entre 15 e 16anos, 111 provas para atletas de 16 a 17 anos, faixa que se aplica àcanoagem, e 63 provas para atletas entre 17 e 18 anos. As novidadestambém estarão nos esportes, como no basquete 3 x 3, no revezamento dociclismo, e nas equipes mistas de homens e mulheres e paísesdiferentes.

FIEP FAZ REGISTRO TAMBÉM SOBRE A III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE

Almir e Clery, na III CNE, em Brasília
FIEP ACRESCENTA NO RESUMO DO BLOG

SOBRE A CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTES

O nosso presidente ALMIR, da FIEP MUNDIAL, repassou aos colegas da FIEP, mensagem em que sugeri o nosso BLOG para conhecimento do que se passou em BRASILIA, por ocasião da III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTES.

Eis:

MANOEL TUBINO – A Profª Dr. Vera Lucia Menezes, recebeu das mãos do Prersidente da Republica Sr. Lula, a Medalha Ordem do Mérito Desportivo, sendo aplaudida em pé por mais de 1300 participantes da Conferencia.
FIEP - Marcou sua presença atraves de 14 Delegados de diversos Estados: RS,SC,MG.MS.RR, BA, PR, ES, RN, GO, MT., Presidente Almir aproveitou para fazer os conhtatos com os Delegados da Região Centro OESTE que vão receber os Professores de Educação Física Sem Fronteiras em Abril 2011; Contatos comn Diretores do Ministério do Esporte, Com Divulgadores de Brasilia, e outros. A cada Conferencia o numero de Delegados da FIEP esta aumentando, devemos nos organizar para a proxima Conferência, quem sabe teremos uns 30 ou mais delegados, isto só depende de cada um dos Delegados que devem organizarmse em seus estados. Na Reunião da FIEP em Janeiro, ser um dos itens de pauta onde os delegados que estiveram em Brasílai v]ão repassar como conseguriam a vaga para estarem na conferencia.
LIVROS DE FIEPIANOS: Presidente Almir Gruhn recebeu do Del. Rubens dos Santos Silava - Goiânia/GO um exemplar do livro História da Capoeira de Goiás, e do Del. Sidirley de Jesus Barreto - Blumenau/SC, um exemplar do livro O lugar do Corpo na Universidade, os livros estaram na biblioteca da Casa da Educação Física da FIEP - Prof. Dr. Manoel Tubino em Foz do Iguaçu.

FOTOS DA CONFERENCIA ESTÃO NO BLOG do Del. FIEP SANTA MARIA/RS- CLERY QUINHOMES DE LIMA:
http://www.saudepelapratica.blogspot.com/
Presidente LULA na tarde de sexta-feira, na CNE, apoiou da importancia dos professores de Educação Física, tambem concorda com a exclusão dos monitores do Art. 90 E do Projeto de Lei 5186, sendo muito aplaudido pelos participantes, O Minsitro dos Esportes Orlando Silva tambem várias vezes em seu discurso apoio os Profissionais de Educação Física.

OLIMPIADA DE LONDRES 2012

GIACOMINI DIRETO DE LONDRES
Nosso correspondente de Londres para assuntos Olimpiada, Angelo Giacomini, passa-nos a seguinte informação:
Jogos Olímpicos de Londres 2012 contarão com arena 100% reciclável.
Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 terão a primeira arena olímpica completamente reaproveitável. Toda a estrutura da arena que irá abrigar os jogos da modalidade de basquete nos jogos de Londres 2012 será desmontável, podendo ser reutilizada em outros eventos ou mesmo ser remontada em caráter permanente em outro local.
Segundo Tessa Jowell, ex-ministra britânica que era responsável pelo projeto dos jogos de Londres 2012, haveria um suposto interesse da cidade de São Paulo em adquirir a estrutura,
sendo que já haveriam tratativas nesse sentido com o prefeito Gilberto Kassab. Porém como houve troca de governo recentemente na Grã Betanha, e talvez ocorra o mesmo na cidade de São Paulo após as eleições, essa negociação poderá não evoluir.
PS - Pelas informações do Giacomini, mais uma vez, ficamos atrelados a decisões políticas e não de governos - Entra um e sai outro e o processo muda. Por isso que a presença dos delegados em Brasília, na III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE o objetivo maior foi de construtir a PLANO DECENAL PARA O ESPORTE BRASILEIRO, no entanto, não temos dúvidas, poderemos ficar bailando, se houver troca de governo federal ou não.

RESUMO E AVALIAÇÃO DA III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTES DE BRASILIA

CONFERENCIA NACIONAL DE BRASILIA APROVOU
TUDO DE BOM PARA O ESPORTE E AGORA?

De 3 a 6 de junho, Brasília sediou a III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE-CNE,numa promoção do Governo Federal, através do Ministério do Esporte –ME. Teve a participação de 3.212 municípios nas etapas municipais, regionais e estaduais, participaram 220 mil brasileiros.
Na CNE estiveram em torno de 1.500 pessoas.
Os delegados municipais tiveram os custos de passagens, hospedagens e alimentação pagos pelo Governo Federal.

O Evento foi realizado no Centro de Eventos do DF e contou com a presença do Presidente Lula, no segundo dia da Conferência. Teve um atrazo, o que levou Lula pedir desculpas aos participantes.
Lula falou muito bem do Profissional de Educação Física e do Esporte. Enfocou a necessidade das Federações elaborarem seus planejamento em consonância com a programação das Confederações e COB, o mais rápido possível para sejam seus projetos contemplados ainda no orçamento de 2011. Assim como destacou que os prefeitos deste Brasil precisam tomar consciência da importância do esporte para integração social, segurança e saúde. Anunciou que o PAC para 2011 está previsto 6 mil novas instalações desportivas e a reforna de 4 mil outras já existentes, assim como mais 140 Praça da Juventude.
APROVAÇOES – Praticamente todas as propostas vindas dos municípios brasileiros, algumas até foram melhoradas e aprovadas. Quer no lado de infra-estrutura, financiamento, Valorização Profissional. Aliás se sabe que o falta para o esporte é gestão, dinheiro e instalações.
No que tange a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional várias propostas de melhorias foram aprovadas. Sendo a principal de que a captação de recursos não ficasse somente na Empresa que realiza o seu IR Lucro Real, foi estendido às demais, inclusive caracterizando para a Pessoa Física no próprio formulário do IR.
E AGORA? É a pergunta que se faz. É necessário agora ação. Publicar o resultado da III CNE e ter o empenho do ME com força que é dito que tem com o Executivo e as palavras de Lula na III CNE foi de apoio, sejam feitas as devidas modificações da Lei e enviada para o Congresso e junto a isso a pressão nacional com os deputados e senadores.
CONFEF E FIEP – Deve-se destacar a atuação do CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA –CONFEF e seus Conselhos Regionais do Brasil e também a Federação Internacional de Educação Física que estiveram mobilizados sempre na defesa dos interesses do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA quanto a possíveis inclusões na CNE em que viesse em prejuízo a sua atuação junto a comunidade. No entanto a luta continua, pois acompanham de perto no SENADO, o tal de projeto para a criação do MONITOR DO ESPORTE.
SANTA MARIA – Que realizou a sua Conferencia Municipal com 342 participantes, esteve com 28 pessoas na Conferencia Estadual em Canoas e designou dois delegados para a etapa final em Brasília Clery Quinhones de Lima(Prefeteitura Municipal/SMJELIC e CAEL-SM) e Andréia Cuti (Programa Esporte e Lazer na Cidade-PELC, convênio Governo Federal e Município); Otávio Dorneles, Presidente da Confederação Brasileira de Orientação e Matheus Saldanha, do CEFD-UFSM, integrante da equipe de sistematização da CNE pelo ME.
BLOG - SAUDE PELA PRÁTICA realizou a cobertura da III CNE de Brasília. Em alguns momentos em tempo real, pois teve condições para isso. Eram vários computadores com internet disponível aos delegados, inclusive dentro do próprio salão.