sábado, 28 de agosto de 2010

CAEL-SM E QUILISPORT ASSOCIAM-SE AS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL

DIA 1 DE SETEMBRO:12 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO
DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.

Antes o DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA era dia 27 de setembro criado pela Associação Cristã de Moços –ACM do Rio de Janeiro.
No entanto, em 1º de Setembro de 1998, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98,que dispõe sobre a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE EDUCAÇÃO FISICA e CRIA OS RESPECTIVOS CONSELHO FEDERAL E CONSELHOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA no Brasil. Com isso, passou o Dia 1 de Setembro, como sendo o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA.

MENSAGEM

No momento em que o Brasil inteiro, pelas suas Entidades representativas de Profissionais de Educação Física, nos seus estados e respectivos Municípios, comemora o DIA DO PROFISSIONAL DE EDCUAÇÃO FISICA , o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria- CAEL-SM, através da QULISPORT – Assessoria, Comunicação e Promoções Esportivas, associam-se à Federação Internacional de Educação Física –FIEP , Delegacia do Brasil e suas Delegacias Regionais estaduais, assim como ao SISTEMA CONFEF, para enaltecer a comemoração justa que é feita para homenagear e reconhecer o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA como um agente de transformação. Ele atua junto à comunidade brasileira., sendo um Profissional que participa no processo da formação global do cidadão. Evidente que ainda hoje, há problemas na sua atuação, principalmente no que tange a fiscalização, pois é sabido que ainda temos infiltrações de leigos na ministração da prática da atividade física e esportes.
Opinião - Temos defendido em nossas participações em eventos da Educação Física, Esporte e Comunicação, assim como em palestras que proferimos, a exemplo no projeto PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA SEM FRONTEIRAS DA FIEP , de que hoje o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA vive os melhores momentos, pois há um despertar muito grande na população, pode-se dizer que há uma consciência da importância da prática da ATIVIDADE FISICA e as pessoas querem a sua prática. Mercado existe. E com a proliferação profissional, hoje, temos uma diversificação muito grande de atuação, enquadrando perfeitamente o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA, ultrapassando a área da educação e da saúde.
O PROFISSIONAL não precisa só ficar com magistério ou ser técnico desportivo. Tanto ele pode seguir a vida acadêmica, buscando conhecimento através da pesquisa , buscando especialização ou como atuar em projetos na comunidade, em laboratório e gestão.
Vimos, também ser perfeitamente possível, ter o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA como um assessor da atividade física junto aos Veículos de Comunicação Social
Por fim, o Brasil viverá mega eventos esportivos a partir de 2011, portanto, é hora do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA envolver-se, tomando posição ativa, como um integrante do desenvolvimento desse país.

( CLERY QUINHONES DE LIMA – Profissional de Educação Física, Jornalista, Delegado da FIEP-RS / Santa Maria, Presidente do CAEL-SM)

JORNAL SAUDE PELA PRATICA MES DE SETEMBRO FOI PARA GRÁFICA

JORNAL SPP MES DE SETEMBRO
Informe esportivo SAUDE PELA PRATICA, de QUILISPORT, edição do mês de setembro, depois do trabalho técnico de JGB, está na Gráfica Editora Pallotti.
Editorial

Quase Fora
Permitam-nos um particular. Sim, porque até agora, em 178 edições, é o segundo editorial que personalizamos.
Nos editoriais do SPP, sempre se teve o cuidado de não ser a palavra do editor e sim a exposição de idéias do momento e contendo, em parte, a referência sobre os assuntos que compõem a edição.

Na chamada “Quase Fora” é a expressão verdadeira, pois, por tudo que se encaminha, em outubro, estaremos aposentado do Magistério do Município de Santa Maria. Fechamos mais de 38 anos de serviços prestados.
Essa aposentadoria vem no ano em que estamos publicando o nosso primeiro livro, embora tenhamos exercitado, praticamente durante todo este tempo, a escrita, produzindo texto, reportagens em nossas funções como jornalista.
Uma expectativa nos move, mas também a certeza de que nos manteremos ativos, pois é do nosso tipo. Sobre isso temos tido muita oração e sabemos que Deus, nosso Pai, o melhor nos dará.
SPP desta edição fala do Livro: O Esporte de Santa Maria no Pódio; Traz os cursos a serem ministrados no Congresso Internacional de Educação Física em Foz do Iguaçu; Prefeito Schirmer recebe CMEL; O Manual da Lei de Incentivo ao Esporte; Apresenta a UNINGÁ SM, Instituição de Ensino em Saúde; Os 29 anos do CPG; Etapa do Campeonato Gaúcho Absoluto de Xadrez em Santa Maria, na AABB.
SPP deseja um setembro florido (Primavera) e o mês de outubro educativo (Dia do Professor).
Boa Leitura.
O EDITOR