sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE FOZ, UMA RELAÇÃO DIRETA DA FIEP COM O SISTEMA CONFEF-CREFS

Merino, presidente do CREF do RS
Jorge fala ao editor do Blog

PRESIDENTES DO CONFEF E DO CREF2-RS
PROJETAM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Desde a criação do SISTEMA CONFEF-CREFs ( atuação integrada do Conselho Federal com os Conselhos Regionais de Educação Física) em todo o Brasil, o Congresso de Foz do Iguaçu tem sido um local de encontro do CONFEF e alguns CREFs. Pois a Federação Internacional de Educação Física –FIEP trabalha lado a lado com o SISTEMA.
A editoria entrevistou o presidente Jorge Steinhiber, presidente do CONFE e Eduardo Merino, do CREF 2 do RS.


O carioca professor Jorge Steinhilber foi o líder da campanha em todo o Brasil para o reconhecimento da Profissão, cuja ato foi assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso em 1998, logo em seguida criado CONFEF e os primeiros CREFs. O RS foi o segundo.
Jorge foi e é o primeiro presidente. É entusiasta, mantendo a característica do professor de recreação com dedicação e muita comunicação. Ele declara a nossa reportagem que a Educação Física tem tido, ao longo dos anos, grandes avanços. Isso se deve a gestão desenvolvida integrando-se às entidades parceiras como a FIEP, Instituições de Ensino, Governo e Comunidade. No entanto ressalva que precisamos uma ação muito forte do Profissional de Educação Física no sentido de ser presença ativa na sociedade. Acrescenta que teremos mega eventos no decorrer dos anos, aqui no Brasil e neles não podem estar fora o Profissisonal de Educação Física.
Jorge informa que hoje são 250 mil Professores registrados no CONFEF e se considerarmos que o CONFEF tem apenas 12 anos, pode se dizer que é um grande Conselho.
CREF2-RS – O Conselho do RS tem atualmente como presidente Eduardo Merino. Ele afirma que implantará uma gestão participativa, com descentralização do poder, o que viveu o CREF2-RS durante estes anos. Diz que sabe 0ser difícil. Anuncia postos avançados em Uruguaiana, Caxias, Tramandaí, Pelotas e Santa Maria.
Hoje o RS está com 15 mil registrados.
Guerino declarou ao professor ALMIR GRUHN, presidente da FIEP, que pretende fazer como vários CREFs procedem atuar junto aos Delegados FIEP que tem em todos os estados brasileiros.
VV

PALAVRA DO EDITOR - Indiscutivelmente que a Educação Física vive muito bom momento. A população assimilou a necessidade da prática da atividade física. Os governantes e políticos estão reconhecendo, mas ainda há problemas na estrutura física e definições de ações e formação (currículos fora do contexto e um exagero de escolas de Educação Física). A manutenção deste bom momento depende do Profissional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Cleri

favor corrigir o nome do presidente do CREFRS:

Eduardo Merino