sexta-feira, 26 de agosto de 2011

JOGOS UNIVERSITÁRIOS GAUCHOS - JUGS INICIAM AMANHÃ

JUGS INAUGURARÁ GINÁSIOS

COMPETIÇÃO COMEÇA NO SABADO

Com informações da Assessoria de Imprensa da PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, os JUGS iniciam amanhã, sábado. A partir de hoje recepção às delegações, diretos no CDM para o credenciamento.


Depois de 25 anos, Santa Maria sedia JUGS, uma competição promovida pela FUGE com a promoção da Prefeitura Muncipal de Santa Maria. Terá a participaçaõ em torno de 500 atletas para seis modalidades esportivas nos naipes masculino e feminino.


INICIO - Os jogos iniciam no sábado, os coletivos (voleibol, futsal, basquete e handebol) na Fames, Corintians, Guarany, Oreco e CDM.

De nossa cidade participam UFSM, FAMES e ULBRA.

No atletismo participam apenas 50 atletas, sendo 25% da SOGIPA (Escola de Educação Física, segundo o coordenador da modalidade Arataca); no handebol, a ULBRA contará com a equipe de Santa Maria treinada pelo professor Fernandes.

ABERTURA - Acontece às 21 h, no ginásio B do CDM e logo após haverá um show artístico.

Frisa-se que nos JUGS inauguram-se as melhorias dos ginásios do CDM.


NOTA DO EDITOR

Certamente quem leu o BLOG, viu que colocamos que que as informações são da Prefeitura Municipal. Isso porque não nos envolvemos nesta competição - não por omissão, mas porque não fomos convidados. Não estaremos presentes, no sábado e domingo pela manhã, pois estaremos num compromisso particular no ACAMPAMENTO BATISTA em Itaara. Retornaremos no domingo, depois das 15h. Tão logo iremos acompanhar alguns jogos finais. Iremos direto ao CDM, onde acontece o handebol e oxalá que esteja na final a nossa equipe santa-mariense de handebol masculino, da ULBRA, com a direção técnica do compentente Capiloton.

Esses jogos são importantes para Santa Maria, além de movimentar a cidade, eles levam as equipes campeãs aos JUBs ainda neste segundo semestre. No entanto, não nos enganemos de que é uma competição em decadência, pois a participação é muito pequena. A exemplo nem 20 Instituições de Ensino Superior, tem modalidades que tem 3 equipes, no atletismo temos apenas 50 atletas, sendo 12 da SOGIPA. E se olharmos pelo lado técnico, a estrutura atual do Brasil, no esporte universitário é falha. São raros os atletas de performance. E isso nos preocupa, porque estamos há 5 anos de uma OLIMPIADA e esses Jogos que também são coordenados pelo Comitê Olímpico Brasileiro -COB, nacionalmente, deveriam ter um amplo apoio para que os JOGOS nos estados fossem participativos e técnicos a fim de que op0rtunizassem revelações de talentos. Talvez a fraca participação tenha como uma das causas - informações do próprio Secretário de Esportes Erony Paniz Junior da Prefeitura de que a FUGE cobrou 5o reais por inscrição de atletas.

A competição torna-se, em muitos casos, patrocinadas pelos atleetas, o que num país que busca ascender no esporte em âmbito mundial, deveria ter a cobertura financeira òrgãos Oficiais do Esporte Nacional. Acompanhem os Jogos são gratuítos e nos dêem retorno daquilo que estamos dizendo.

ELOGIOS à Prefeitura Municipal (SMEL) por encampar os JUGS, bom trabalho à Equipe e que os mesmos se transcorram com normalidade, imperando os bons princípios do esporte, principalmente o "fairplay", o jogo limpo.


FIQUEM COM DEUS


(CLERY QUINHONES DE LIMA - EDITOR)

Nenhum comentário: