quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO II MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA

EVENTO FOI HOJE NA CAMARA
DE VEREADORES DE SANTA MARIA
Nesta quarta-feira, dia 23, na Câmara de Vereadores de SM, o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de SM - CAEL/SM lançou o II livro do Programa Memória do Esporte de Santa Maria, intitulado “SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA

Texto de Clery Quinhones de Lima/Foto Luiz Lima

Clery autografando livros

Miguel Gomes na apresentação

Com a apresentação de Miguel Gomes, o evento iniciou às 19h10min, com a saudação aos presentes a leitura do seguinte texto:
          Em um recente acontecimento no nossa Cidade, o representante da Moto Honda Amazônica, Eduardo San Martino, ao se referir a inauguração da nova Loja BRAMOTO, a maior concessionária Honda no sul do País, disse a dinâmica de uma gestão está no COMUNICAR com CLAREZA e AGIR com RAPIDEZ. Isto é uma AÇÃO com VELOCIDADE, CONCENTRAÇÃO e COMUNICAÇÃO. Perguntamos hoje quem faz isso? Imaginem nós, que trabalhamos com o esporte que é puro DINAMISMO e MOVIMENTO.
         “Também contribuindo para o momento, o I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO ESPORTIVA, realizado de 16 a 18 de novembro, na semana que passou, em Brasília que teve a participação de Santa Maria, ficou evidenciado que é necessário e muito se registrar a HISTÓRIA.
           Perguntamos hoje quem faz isso? Nós do CAEL-SM com o PROESP-SM, Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Santa Maria estamos com o projeto MEMÓRIA DO ESPORTE.  
        POR ISSO AFIRMAMOS: “A busca da história do esporte leva a uma trajetória de criações, manifestações estéticas e éticas que remete à afirmação de que o esporte é um fenômeno humano e sócio-cultural incomparável que transcende a todas as áreas de atuação no Universo.”

       Santa Maria, 153 anos, pujante no esporte. Localização previlegiada. Tem 3 cursos de Educação Física, Secretaria de Esportes e Lazer, Conselho Municipal de Esportes e Lazer, uma boa organização em termos da Terceira Idade, hoje pode-se dizer com locais públicos e privados para a prática da atividade física – mas, ainda não tem o seu PARCÃO. Ainda são só ameaças...
    Santa Maria com uma população de trezentas mil pessoas,  1/3 desta é de estudantes.
    Acabamos de sair de um grande evento – JOGOS DESPORTIVOS PANAMERICANOS – A OLIMPÍADA DA AMÉRICA e tivemos das 141 medalhas do Brasil, 5 de  medalhas de Santa Maria, através da canoagem com os irmãos GIVAGO e GILVAN, cada um com 2 de bronze, no K4 1000m e no K2 200m e mais no judô, com a MARIA PORTELA nos 70 Kg.
     Repetimos: 153 anos de existência de Santa Maria. Antes tínhamos livros que versavam sobre o futebol de campo e salão, do Coríntians, no ano passado dentro do projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL-SM, aqui mesmo na Câmara foi lançada a  primeira  publicação de vários esportes e  neste 23 de novembro, tardinha quase noite, neste mesmo lugar, CAEL-SM, com o apoio do PROESP-SM, Lei de Incentivo ao Esporte de Santa Maria, lança o seu II Livro – “ SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA – A relação perfeita do esporte com a comunicação -  Uma obra do profissional de Educação Física, Jornalista Clery Quinhones de Lima.
     Formação da Mesa diretiva: Sandra Rebelato, presidente da Câmara; Erony Paniz Junior, Secretário Municipal de Esportes e Lazer; Christian Bertoia, Presidente do CMEL; Prof.a Marli Hatje, do CEFF/UFSM; Vereador Pozzobom e os patrocinadores: Gustavo Recoba,do TOTEM; Ricardo Almeida, da BRAMOTO e João Trevisan, de TREVICENTER.
       Clery o criador do evento recebeu as autoridades:

Clery recebe João Trevisan
Formação da Mesa: João Trevisan, Gustavo Recoba, Erony Paniz Junior, Sandra Rebelato, Marli Hastje, Ademar Pozzobom, Ricardo Almeida e Christian Bertoia
                                              
Logo em seguida teve o hino nacional brasileiro.
     Miguel anunciou a mensagem do professor ALMIR GRUHN, presidente da FIEP MUNDIAL e do BRASIL: 
     No momento em que SANTA MARIA tem o privilégio de receber mais um livro do PROJETO MEMÓRIA DO ESPORTE, criado pelo CENTRO DE APOIO AO ESPORTE  E LAZER DE SANTA MARIA  e QUILISPORT, entidades dirigidas pelo nosso delegado da FIEP BRASIL, CLERY QUINHONES DE LIMA, nós, na qualidade de presidente da FIEP MUNDIAL e BRASIL, sentimo-nos honrados e agradecidos por ser a FIEP BRASIL  uma parceira nesta iniciativa. 
   Para que os SENHORES tenham conhecimento e está no livro, o MANIFESTO MUNDIAL EDUCAÇÃO FÍSICA DA FIEP, ano 2000, editado pelo nosso saudoso ex-presidente, MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO, com a participação dos demais conselheiros, e na COMUNICAÇÃO ESPORTIVA liderados pelo CLERY, o MANIFESTO contempla uma artigo fazendo menção da necessidade da EDUCAÇÃO FIISICA/ESPORTE  estar correlacionada com a COMUNICAÇÃO.
Por fim desejamos e sabemos que hoje, neste Plenário acontece uma verdadeira festa do ESPORTE SANTA-MARIENSE, agradecemos suas presenças e nós com mais 11 Profissionais de Educação Física do Brasil, neste momento, estamos no México- na Cidade de San Luis Potosi, a 400 Km da Capital Cidade do México,  encerrando mais uma jornada dos PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS DA FIEP DO BRASIL, cujo projeto criado por nós -  FIEP DO BRASIL - que integra a AMERICA LATINA e o BRASIL, desde 2007.
            As nossas saudações a todos e, mais uma vez, sucessos a este nosso DELEGADO atuante que tem sido uma presença constante na FIEP, com contribuição decisiva na MIDIA ESPORTIVA, inclusive na semana que passou CLERY realizou a cobertura em Brasília do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO ESPORTIVA pelo CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA – CAEL/SM e na oportunidade também representou a FIEP DO BRASIL.
           Saudações FIEPIANAS.
           Cidade de San Luis Potosi, México, 23 de novembro de 2011
          
           ALMIR GRUHN - Presidente da FIEP MUNDIAL

            LONDRES - Miguel Gomes também  fez referência a mensagem vinda da Inglaterra, de Angelo Giacomini, correspondente colaborador da Olimpíada de Londres para o CAEL-SM.
            "É com grande satisfação que recebi a notícia do lançamento da mais nova obra do nosso querido amigo Clery Quinhones de Lima, “Santa Maria sob o Olhar da Mídia Esportiva”.
            Como bem sabemos, trata-se da continuação do projeto pioneiro “Memórias do Esporte de Santa Maria”, nobre iniciativa que visa resgatar e imortalizar a memória do esporte santa-mariense, desta vez relatada do ponto de vista único e privilegiado daqueles que difundiram ao longo de várias décadas os mais importantes acontecimentos esportivos de Santa Maria e de todo o planeta.
             Ninguém poderia cumprir esta missão melhor do que Clery Quinhones de Lima, grande conhecedor do esporte que além de ter o conhecimento prático adquirido em mais de quarenta anos de vivência no jornalismo esportivo, dentre os quais cobriu com maestria desde os eventos esportivos comunitários de Santa Maria bem como várias edições dos Jogos Olímpicos,  e que detém também o conhecimento acadêmico adquirido através da Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo e Mestrado em Comunicação Esportiva pela Universidade Federal de Santa Maria.
              Esta nova obra, além de relatar a história e homenagear os protagonistas do radiojornalismo esportivo de Santa Maria, destaca a importância primordial da mídia esportiva para o desenvolvimento e amplitude da prática desportiva em todos os segmentos da sociedade, e principalmente, a importância que tem o esporte para o desenvolvimento do ser humano.
             É com muita alegria que parabenizo o autor, pelo feito, e os cidadãos santa-marienses pelo privilégio de redescobrir esta importante parte de sua própria história que é primorosamente relatada nesta grande obra, que hoje é generosamente disponibilizada repartida entre todos.
Um forte abraço a todos!
Angelo Giacomini Ribas
Advogado especialista em Direito Desportivo e singelo contribuidor do informe esportivo Saúde Pela Prática e da Rede Santa-Mariense de Comunicação Esportiva na cobertura dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Apresentação do Livro - Miguel anunciou CLERY QUINHONES DE LIMA, editor do Livro para a sua apresentação. Essa foi a sua manifestação: "Boa noite amigos do esporte, OBRIGADO pelas suas presenças e já de início agradecemos a CAMARA DE VEREADORES pela cedência do espaço. Quis o SENHOR DEUS que estivéssimos reunidos nesta TARDE, quase noite para celebrar mais um momento lindo do Esporte. Como dizemos a 21 anos, com o TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, o Esporte está no Pódio.  Graças a DEUS e a Lei de Incentivo ao Esporte do Município podemos estar entregando o II LIVRO DO PROJETO MEMORIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, agora o livro: SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA.” É o SEGUNDO de  tantos outros. A sua tiragem é de 1.100 livros, mas possível de ser alcançada a nossa população, pois será entregue a todas as escolas da rede municipal do Município( escolas municipais, estaduais, federais e particulares), entidades esportivas, sindicatos, associações e bibliotecas.

            Este segundo livro dá sequência ao PROJETO que tem a pretensão no futuro de termos um MUSEU DO ESPORTE. O propósito inicial é registrar o esporte, constituir um acervo bibliográfico e de materiais do esporte para que se tenha o futuro MUSEU.
               Hoje, temos 300 livros para serem doados.
              O Porquê da publicação desse livro?  Por que se registra o que foi o esporte, a sua história e a nossa vivência de quase 4 décadas na COMUNICAÇÃO, respirando esporte, como profissional de Educação Física, jornalista, promotor e gestor do Esporte e Lazer, conduz-nos a essa caminhada. Sabemos que a documentação é necessária  e o esporte, pela sua abrangência e importância no contexto da sociedade, merece ser registrado. Ele faz também a história de um povo.
           Soma-se  a essa CAMINHADA DA MEMÓRIA DO ESPORTE,  como todos sabem, a CAMPANHA SOS UM PARCÃO PARA SANTA MARIA e continua o PODER PUBLICO MUNICIPAL anunciando PARQUES E PARQUES só que na prática ainda não aconteceu, pois não TEMOS O NOSSO PARQUE MUNICIPAL.
          Amigos, graças a DEUS, estamos aqui, neste local para juntos vivenciarmos  mais um grande MOMENTO DO ESPORTE DE SANTA MARIA e a menos de 2 meses, estávamos no bloco cirúrgico do UCOR, no Hospital de CARIDADE , realizando uma CIRURGIA DE CORAÇÃO, com o procedimento de 3 pontes de safena e uma mamária, com a orientação de DEUS e a competência da equipe do Dr. Ralf, da ICARDIO.
          Este momento vivido por nós, pela família a amigos nos deu lição e nos encaminha a outra campanha, qual seja de que a PREVENÇÃO é necessária. Remete-nos a um alerta aos nossos colegas profissionais de Educação Física, pois nós levamos a saúde a nossa comunidade e muitas vezes descuidamo-nos e não lembramos que fazemos parte deste contexto e precisamos também de nos cuidar.
      Amigos, nesta caminhada de publicação de livros, comtamos com a captação de recursos, contemplação pela Lei de Incentivo ao Esporte, o que somos muito gratos. É bom que se diga, criada em 2008,  no Governo de Valdeci Oliveira, quando Secretário de Esportes, professor LUIZ CELSO GIACOMINI e que a manutenção da LEI com o prefeito SCHIRMER.
       Captar recursos, recorrer a pessoas e empresas não é fácil, mas como tudo na vida, tem luta, cada manifestação de apoio, nos dá ânimo para continuar a caminhada que tem objetivo de buscar melhores condições do desenvolvimento e difusão do esporte para a comunidade de SANTA MARIA. 
        Não vamos nos estender muito no assunto livro, pois tem mais pessoas para falarem e certamente cada um está com a expectativa de ter em mãos o nosso livro segundo livro.
        O livro do CAEL-SM, apoiado pela Lei de Incentivo através do PROESP-SM, contou com os apoios de TREVISAN COMERCIO E EXPORTAÇÃO LTDA, BRAMOTO e TOTEM VESTIBULARES.
        No nosso  livro,  temos  também a participação da colega jornalista e profissional de educação física ProfªDrª Marli HatjeHammes, do CEFD/UFSM, que apresenta o captítulo AS CONTRIBUIÇÕES DO “GRUPO DE SANTA MARIA AO DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE MÍDIA E ESPORTE NO BRASIL
        O livro “ SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA” traz praticamente toda a nossa dissertação de Mestrado em que apresentamos a História do Rádio Jornalismo em Santa Maria iniciado em 1942 com a Imembuí até 1996 e atualizamos até 2011, poucas mudanças tiveram. Falamos dos espaços de jornais e TVs e os profissionais protagonistas da COMUNICAÇÃO ESPORTIVA. O livro traz um capitulo no qual nós fazemos uma abordagem sobre  A RELAÇÃO DO ESPORTE COM A COMUNICAÇÃO.
        Apresentamos uma pesquisa sobre os Veículos de Comunicação em que as pessoas se informam sobre o esporte e também apontam o que falta para o ESPORTE DE SANTA MARIA, assim como o livro renova um mapa da cidade, localizando os pontos onde acontecem o esporte e localiza os Veículos que tratam da mídia esportiva em nossa cidade.
        Amigos, encerramos o livro com UM POSICIONAMENTO em que reforçamos o nosso ponto de vista para que SANTA MARIA SEJA CADA VEZ MAIS UMA CIDADE ESPORTIVA E DE LAZER.
       É necessário a união de esforços conjugados, com o  respaldo nas leis que já existem no âmbito federal, estadual (ainda muito acanhadas) e municipal. É imperioso ousar e aplicar os  dispositivos existentes, e que os compromissos  sejam assumidos com ação e atitude.
    Este segundo livro, que está sendo entregue à comunidade santa-mariense, é uma ampliação do primeiro e mostra a relação íntima da ATIVIDADE FÍSICA/ESPORTE COM A COMUNICAÇÃO e a importância da MÍDIA ESPORTIVA, cumpre uma pequena parte daquilo que se quer  do projeto Memória do Esporte de Santa Maria.
         Portanto, o Projeto MÉMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA está vivo, sabe-se que a jornada será longa e difícil. Por isso, ele é movido pela força, persistência, dedicação e o bem- comum,  daí o porquê de se prosseguir combativamente essa caminhada. Roga-se a DEUS que seja dado o discernimento e sabedoria  para que se possa continuar com essa empreitada arrojada.
         A QUILISPORT Assessoria, Comunicação e Promoções Esportivas juntamente  com o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, podem ter a certeza que sempre  tiveram  cuidados especiais, que transcendem seus propósitos, sabem que estão voltados para a  verdade, para abrir caminhos que levem ao resgate do esporte, uma boa e necessária relação com a MIDIA ESPORTIVA  dessa SANTA MARIA que precisa ter viva a sua história, também,  no esporte.
        É necessário, entretanto, mais suportes, mais recursos financeiros, ideias e parceiros para que ações em conjunto abram caminhos e assim facilitem a concretização desta causa.
       Precisa-se de  transparência, de  sensibilidade para uma outra luta que se estabelece. Estudos através do Marketing Societário será alcançado se houver uma visão e ação dos empresários sobre a relação empresa/comunidade, com o uso também do seu lucro, para investimento em programas e projetos sociais, o que seria um passo gigante, um verdadeiro empreendimento que daria o retorno em duas vias, tanto para o empresário como para o cidadão santa-mariense. Evidente que um trabalhador que tenha um convívio familiar num “habitat” adequado, terá a possibilidade de ser mais produtivo na empresa.  Assim, essa visão também  tem que ser vivenciada com seriedade pelos políticos, na aprovação de seus projetos e os Órgãos Públicos, na implantação de planos de trabalho.
          Costuma-se dizer que não se deve ficar contente com que se tem quando se sabe que muitas outras coisas são necessárias. Nesse sentido, com a orientação de Deus, a disposição e a certeza de que só tentando, pode-se alcançar o que se busca. Então, que  se faça valer essa afirmação, renovando energias e conclamando para que nessa jornada, atinja-se o pódio e que todos, felizes, possam arrancar aplausos da arquibancada.
        . Com Deus no coração, mãos à obra, muito trabalho  ainda há pela frente. Fica o convite  àqueles que sentirem dispostos a colaborar  em favor dessa causa, pois a retribuição virá  e estejam certos: quando se faz mais pessoas felizes, mais feliz se é. Essa é a lei de Deus."
      Manisfestações das autoridades - Falaram Christian Beroia, presidente do CMEL; Sandra Rebelato, pela Cãmara de Vereadores e Erony Paniz Junior, Secretário Municipal de Esportes e Lazer - SMEL.
     BERTOIA disse que mais uma vez se registrava um feito do desportista nato. Em termos de publicação, no ano passado foi o primeiro livro que falou do esporte e conseguiu trazer um grande público e hoje fala da midia esportiva e não repetiu o grande público da vez anterior, mas não tira o brilho da importãncia, pois Clery sendo da Educação Física e jornalista conhece os dois campos e tem feito muito bem isso. Acentuou a importância da Mídia para desenvolver o esporte, assim como disse que no Brasil ela é muito do futebol. Elogiou a iniciativa da luta de Clery para  ter a cidade um Museu do Esporte;

SANDRA lembrou que pela segunda vez, Clery usa a Casa do Povo para lançar seus livros. Destacou a importância de um livro que fale da memória do esporte, mas sobretudo ressaltou que Clery é um homem simples, que não mede esforços para fazer acontecer coisas na cidade. Afirmou " Eu conheço muito bem o Clery de várias jornadas, ele é presença no esporte, levando o nome da Cidade além fronteiras. Por isso Clery pode contar sempre com o Poder Legislativo de Santa Maria." Concluiu.
PANIZ JUNIOR - Vou repetir os colegas que me antecederam, mas é sempre bom repetir e falar bem de quem faz. Disse: " O Clery é presença no esporte e isso é muito bom, pena que não temos tantos outros na defesa do esporte, isso ajudaria muito, porque entendemos de suma importância a divulgação do feitos de entidades, dirigentes, técnicos e atletas. Paniz no final de sua fala disse que Santa Maria terá sim o seu Parque Municipal.
     Sessão de Autógrafos - Depois das falas, Clery fez a entrega dos primeiros exemplares para as autoridades e logo ficou liberado para as pessoas que prestigiaram o evento.

Clery entrega livro às autoridades
Uma foto geral do evento
Pessoas aguardando para recebeer o autógrafo do autor do livro
Clery autografa livros para o casal Régis e Rita
Clery dá uma entrevista ao colega LARRÉ da TV CAMARA

Vizinhos do VENEZA prestigiaram Seu Kabbas e esposa, Dona Águida e Matilde

Amigo do Grupo de Hipertensos , Gilson da JGB Design e SELMA, a revisora

Grupo de trabalho com a presidente Sandra Rebelato

Nossa FAMILIA: Clery com esposa Lúcia e filhos: CLERYSTON, LIANY, WELLYNGTON, LUANY e LIDIANY





Nenhum comentário: