sexta-feira, 17 de junho de 2011

NESTE SÁBADO, ENCONTRO DO ESPORTE NO SEST/SENAT


I EGESM REUNIRÁ MAIS DE CEM PESSOAS


Neste sábado, a partir das 8h, com a entrega do material e às 8h31min, solenidade oficial de abertura no auditório do SEST/SENAT, Santa Maria terá pela primeira vez um ENCONTRO DE GESTORES DO ESPORTE MUNICIPAL, com o I EGESM, promovido pelo CAEL/SM, apoio do SEST/SENAT, Prefeitura Municipal de Santa Maria/SMEL/CMEL, patrocinado pelo PROESP-SM, com captação de recursos pelo CAEL, pela Lei de incentivo ao esporte.


Além dos atos solenes, com mensagens, Hino Nacional Brasileiro, fala das autoridades terá um palestra do Clube Recreativo Dores, mesa redonda com a apresentação de ações de SESC, SESI e SEST/SENAT; Cursos de Educação Física ( ULBRA, FAMES e UFSM); apresentação da Lei de Incentivo do Esporte de Santa Maria; avaliação do evento e a formação de um Grupo de Estudos para discutir o Esporte.


As 130 pessoas inscritas receberam as inscrições gratuitas, assim como terão camisetas, almoço, coffe break e todo o material do evento.


MANIFESTAÇÃO DA COORDENAÇÃO


Nas pastas a serem entregues aos participantes constam a programãção, jornal Saude Pela Prática, folhas e um texto,o qual estamos reproduzindo para que os nossos bloguistas possam refletir, também:


ATITUDE SEMPRE
*Clery Quinhones de Lima
No momento em que aqui estamos reunidos para fazer acontecer um ENCONTRO DE GESTORES DO ESPORTE DE SANTA MARIA – o I EGESM, de uma forma inédita em que graças a LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE DO MUNICIPIO DE SANTA MARIA, através do PROESP-SM com a captação de recursos pelo CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA que organiza o Evento, a cedência do local pelo SEST/SENAT e a chancela da SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER E O CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER –CMEL, podemos oferecer gratuitamente para 120 pessoas.
Temos a certeza que praticamente todos os segmentos do esporte estão presentes. O CAEL-SM destaca este ineditismo, o que torna a TODOS uma responsabilidade muito grande, não quer dizer que tantos outros EVENTOS que foram feitos na área da atividade física, esporte e educação, não tivessem essa intenção. Mas um Encontro de Gestores Esportivo de Santa Maria, das tantas lacunas existentes no esporte, era um evento que se fazia necessário. Pois se queremos que a atividade física e o esporte aconteçam, temos que, no mínino, informar o que temos e o que podemos fazer no nosso MUNICÍPIO.
Sabe-se muito bem - que a GESTÃO é muito ampla, pois vai desde o diagnóstico que fazemos, estabelecendo a missão e a visão daquilo que queremos, o desenvolvimento de um projeto até a sua conclusão e avaliação. Tudo isso passa pela infra-estrutura, recursos humanos, físicos e econômicos.
E como estamos a falar sobre a GESTÃO do esporte em nosso Município. Perguntamos: Se alguém tem dúvidas de que tudo não começa no MUNICIPIO?no BAIRRO?na VILA? E na nossa CASA – a célula da família? Certamente que sim, por isso precisamos ter uma CLAREZA.
Afirmamos:
“ O povo mora no MUNICIPIO, onde a sua força nasce e se desenvolve no caminho da construção daquilo que possa ser bom para a comunidade desse MUNICIPIO, que por conseqüência serve o seu ESTADO e o seu PAÍS; por isso toda a infraestrutura deve ser dada ao MUNICÍPIO, onde tudo começa.”
A realização do I ENCONTRO DE GESTORES DO ESPORTE DE SANTA MARIA – I EGESM, que falará do esporte no Município, a sua estrutura, Entidades que a fazem e muito especial a Lei de Incentivo ao Esporte do Município, uma conquista que deve se manter e até melhorada, porque o ESPORTE é um fenômeno social, dele advém a saúde, a integração, a segurança dos cidadãos e a sua ocupação possibilita um pensar reflexivo que leva a produção, uma exigência hoje neste mundo capitalista.
Para nós que criamos e organizamos o EVENTO cabe essa manifestação e uma certeza de que: o que foi possível foi feito, poderíamos ter tido um caminho mais suave, não tão espinhoso, porque infelizmente na área do esporte – aliás, acho que acontece em todas as áreas – até por sermos humanos, cheios de defeitos, individualismo e vaidade. Mas a garra, a persistência e a missão que temos não nos abateram um só minuto, vencemos as barreiras e aqui estamos para vivenciar o I ENCONTRO DE GESTORES DO ESPORTE DE SANTA MARIA.
E mesmo, ninguém está fazendo favor, pois a própria Constituição Federal no seu artigo 217, contempla como direito do esporte e lazer a qualquer cidadão. Assim como se seguem as constituições estaduais e municipais. Portanto é só cumprir.
Vale frisar a afirmação: “ QUANDO UMA CIDADE INVESTE MAIS NA ATIVIDADE FÍSICA/ESPORTE, GASTA MENOS EM HOSPITAIS E NA DELINQUÊNCIA, POIS O EXERCÍCIO É UMA PREVENÇÃO.!”
A atividade física favorece ao nosso corpo e por extensão à sociedade, onde vivemos. O Esporte promove o homem e o ajuste social. Muitas vezes, nós do desporto pecamos, pois não nos organizamos, não nos valemos do produto de excelência que temos em mãos. Por isso amigos, a faca e o queijo estão em nossas mãos. É preciso que nos organizemos mais e façamos acontecer o preenchimento dos espaços que são nossos.
Para que os senhores tenham uma idéia participam deste Evento, pessoas de praticamente todas as ocupações profissionais e a sua maioria envolvidos com o esporte, quer pelas suas atuações ou mesmo suas profissões. Neste grupo tem colegas da MIDIA ESPORTIVA, radialistas e jornalistas que sabemos são parceiros na estrutura, que muitas vezes por inoperância e a falta de conhecimento os promotores de eventos esportivos não colocam em seus planejamentos os custos para a mídia.
Está na hora. É a vez do desporto. Queremos essa atividade física humana na prática, homens desfrutando do lazer e da paz....
O Senhor Deus, nosso PAI, tem sido presença constante em nossas vidas e a isso damos graças, ele assim quis, porque vocês merecem.
Amigos é muito bom estar acontecendo este ENCONTRO, porque serão mais vozes, que, no futuro, poderão ser multiplicadas e com isso fazer vingar a força que tem o ESPORTE e se entenderem assim, criaremos um GRUPO DE ESTUDOS para pensar, sugerir e fazer acontecer o que todos nós queremos para termos UMA SANTA MARIA ESPORTIVA E DE LAZER.”
Informamos que o EVENTO está todo coberto em seus custos pelo PROESP-SM, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Município, verba captada pelo Centro de Apoio ao Esporte e Lazer –CAEL/SM, através do IPTU de pessoas físicas e Jurídicas, sendo que o montante maior de recursos foi da GARAGEM LIECHIVISCUS – Central Lavagem e garagem, na Astrogildo de Azevedo.
Nosso evento terá um encarte especial no JORNAL SAUDE PELA PRÁTICA, edição de julho.
Para nossa reflexão: Alguém disse e nós concordamos plenamente.
“Naquele dia, como LÍDER VERDADEIRO descobri através da humildade que eu não era o melhor e que talvez nunca seria, até mesmo porque/ eu não queria ser o melhor/, mas apenas queria fazer parte de uma das melhores contribuições para a humanidade, que era servir as pessoas e, assim, naquele dia, deixei de me importar com que ganhava e quanto ganhava e com quem perdia e quanto perdia. DESCOBRI algo muito maior que isso: DESCOBRI que eu era um LÍDER VERDADEIRO e que eu deveria fazer a mudança que desejava ver no mundo, ou seja, eu deveria fazer o trabalho que era preciso ser feito.”


Amigos, “quando não podemos fazer aquilo que se deve, façamos aquilo que podemos, mas da melhor maneira possível.”“ Só faz bem, quem conhece bem.”


* Jornalista, Profissional de Educação Física, Delegado da FIEP, Presidente e Coordenador Técnico do CAEL-SM, diretor da QUILISPORT, Criador da Rede de Comunicação Esportiva de Santa Maria – RESCE, coordenador Geral do I EGESM.
Contato: Clery@via-rs.net - 99719391


I ENCONTRO DE GESTORES ESPORTIVO DE SANTA MARIA SERÁ NESTE SABADO NO SEST-SENAT



MAIS DE CEM PESSOAS INSCRITAS

NO EVENTO DO ESPORTE SANTA-MARIENSE
Neste sábado, das 8h31min às 17h01min, no auditório do SEST/SENAT será realizado o I ENCONTRO DOS GESTORES ESPORTIVOS DE SANTA MARIA.

O evento é uma realização do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria - CAEL/SM, com o apoio do SEST/SENAT, Prefeitura Municipal/SMEL/CMEL e o patrocínio do PROESP-SM - Lei de incentivo ao esporte, através da captação de recursos, sendo a GARAGEM CENTRAL,uma das patrocinadoras.

O evento tem a solenidade oficial de abertura às 8h31min. A partir das 8h, entrega do material do evento; 8h20 min - recepção às autoridades; 8h31min - Miguel Gomes, apresentador, abre o evento; Projeção de um vídeo de motivação; Clery Quinhones de Lima justitica o evento; Hino Nacional Brasileiro com rítmos diversos com figuras representativas de vários regiões do país; Formação da Mesa diretiva; Palavra das autoridades; 9h10min - Palestra do Clube Recreativo Dores; 10h10min- Coffe Break;

10h25min - Mesa redonda - apresentação das ações do SEST/SENAT - SESC -SESI;

11h35 min - Apresentações de Vivências; FOTO OFICIAL DO EVENTO; 12h - Almoço;

13h30min - Mesa redonda - Escolas Superiores de Educação Física de Santa Maria ( UFSM, ULBRA e FAMES); 15H10 MIN - Coffe break; 15h25min - Lei de Incentivo ao Esporte de Santa Maria, pela SMEL; 16h40min - VIVENCIAS e avaliação do Evento; 17h - Formação de um Grupo de Estudos sobre o Esporte de Santa Maria.

O EVENTO É GRATUÍTO, A COORDENAÇÃO doará camisetas, todo o material, almoço, coffe break. Os custos foram cobertos pela captação de recursos através do CAEL-SM, pela Lei de Incentivo.