domingo, 26 de junho de 2011

COLUNA POR DENTRO E POR FORA

60 anos de vida
graças a Deus
Amigos, estamos a seguir com uma síntese de nossa vida nestes 60 anos de vida, alguns registros que marcaram épocas e no final a nossa ORAÇÃO ao SENHOR DEUS para que nos tenha e seja feita a SUA vontade.


Neste 27 de junho, em 1951, no século anterior, em São José da Porteirinha, no segundo distrito de Santa Maria, Dilermando de Aguiar, nascia à noite o menino Clery, filho do seu Engrácio Alves de Lima e dona Isaura Quinhones de Lima, na época já tinha uma mana com 1 ano – Maria Vandereli e posteriormente Clery teve mais 3 irmãos: Arizoli, Elci e Auriston.
Clery viveu num lar pobríssimo, casa de chão e de cobertura de capim santafé. Mas foi sempre saudável.
Quando Clery tinha quase seis anos, seu pai, com 29 anos, decidiu largar a vida rural e vir para a cidade a fim de dar estudos para os seus filhos. Entrou na Brigada Militar.
Por essa bravura do velho Engrácio, Clery sempre teve e terá até o fim de sua vida, um reconhecimento muito grande.
A família de Clery lutou muito e com isso Clery teve uma vida de menino e adolescente com muitas dificulades, no entanto nunca se descuidou dos estudos e conseguiu no Colégio Coronel Pilar ( na época, hoje Escola Coronel Pilar terminar o antigo Primário e fazer o ginásio e científico no Maneco. Mas desde 10 anos já trabalhava, vendeu muita coisa desde frutas, picolés, rapadura e foi cobrador do Clube 15 de Novembro, do Itarare
Nos anos 69 e 70, foi cobrador de Títulos do clube Recreativo Dores e trabalho no escritório de Advocacia dos Drs. Névio Cancian, Máximo Trevisan e Waldemar Kummel.
Concluiu o científico em 1970 e 1971 como diziam sentou praça no Exército Brasileiro, foi soldado, fez curso de cabo radio-operador.
Em janeiro de 1972 passou no vestibular para Educação Física, então saiu do quartel e foi cursar a Universidade.
Como o curso de Educação Física entrava numa reforma, na área da saúde, com outros cursos como odonto, medicina , farmácia etc... passaram a ter aulas pela manhã e de tarde.
Clery foi bolsista nos cursos universitários, isto é fora implantado a educação física para os dois primeiros anos de todos os cursos da UFSM, fez parte da equipe do professor Jefferson Thadeu Canfield que coordenava o projeto.
Clery para adiantar o curso, fez vários cursos de férias, estudava nas férias grandes.
Em 1973, no segundo semestre decidiu fazer um outro curso, pois como a Educação Física era na época meramente físico e pensou com ele que se tivesse algum problema físico, como ficaria. Tantos cursos optou pelo jornalismo, gostava de escrever, gostava de futebol e achava que se daria bem, pois não havia divulgação para o esporte em geral , era quase só futebol.
Preparou para o vestibular e foi aprovado. Em março de 1974 fazia o último ano de educação física e ingressava no jornalismo, era bolsista da UFSM e iniciou a dar aula, de handebol e atletismo, na Escola Coração de Maria, com o professor ARNO MAHL.
Concluiu o curso de Educação Física, em dezembro de 1974.
Mas já neste ano começava a escrever e colaborar com a Rádio Universidade e Jornal A Razão.
Em 1975 esteve em Brasília, numa Colônia de Férias, foi recreacionista.
A partir daí se integrou na COMUNICAÇÃO ESPORTIVA, dando ênfase ao HANDEBOL esporte que crescia em Santa Maria.
Em 1976 acompanhou os Jogos Escolares Brasileiros –JEBs, em Porto Alegre, quando a Seleção Gaúcha Escolar Masculina de Handebol, com atletas locais foram medalha de bronze. Em julho deste ano, Clery realizou a cobertura dos Jogos Universitários Brasilerios, em Belo Horizonte, fez parte da delegação da Federação Gaúcha Universitária – FUGE.
Em 1977 fortaleceu-se a participação de Clery na Comunicação Esportiva, realizou varias coberturas, inclusive foi protagonista em anunciar o título de campeão brasileiro do handebol gaúcho, nos JEBs em Brasília, no dia 21 de julho de 1977, às 22h01min. Cujos dirigentes eram os professor Nelson Cauzzo e Luiz Celso Giacomini.
Em dezembro de 1977, Clery formou-se em jornalismo. Em 1978, por 45 dias, de janeiro e fevereiro, Clery estagiou na rádio Roraima no Projeto do CAMPUS AVANÇADO da UFSM em Boa Vista.
Em 1980, Clery iniciou em março, o curso de especialização em Técnicas Esportivas – HANDEBOL. Em setembro, Clery casou-se com Lucia Rejane Oliveira de Lima.
( Com Lucia e só, temos os filhos: LIANY casado com o THIAGO; Cleryston casado com a ANA FLAVIA; Wellyngton, Lidiany e Luany.)
Em julho de 1981, Clery estava em Brasília, na cobertura dos JEBS e soube do falecimento de seu sogro.
Em 1982, no mês de janeiro, Clery coordenou uma excursão à Fóz do Iguaçu e Guaíra –PR e no dia 17 de janeiro, no Salto das 7 Quedas houve o rompimento de cabos de ponte PÊNCIL e aconteceu uma tragédia em que 33 pessoas morreram nas águas do Iguaçu, e no momento 7 pessoas de Santa Maria caíram, inclusive Clery e esposa, graças a Deus ninguém morreu, apesar de ferimentos.

Em abril deste ano, Clery foi assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Handebol e esteve na cidade do México, na Copa Latina de Handebol Junior Masculino, cujo técnico era o professor Luiz Celso Giacomini e tinha várias atletas locais.
Clery destaca que nas décadas de 80 e 90, o handebol santa-mariense acumulou uma série de títulos, com técnicos e atletas integrando seleções brasileiras de várias categorias. A equipe daADUFSM foi várias vezes campeã sulamericana de clubes, assim como seu técnico e atletas integraram seleções brasileiras sendo campeões também. Venceram várias Taças Brasil de Handebol.
O sonho de Clery era estar numa Olimpíada.
Em 1991, Clery esteve com a Seleção Brasileira Junior Masculino, cujo técnico foi o professor Luiz Celso Giacomini, num giro de 83 dias na Europa. A seleção realizou jogos amistosos na Itália ( Cecília), na Alemanha e finalizou participando do Mundial Junior na cidade de Atenas, na Grécia. De lá Clery mantinha matérias no jornal A Razão e boletins para a Rádio Imembuí.
Clery concretizou o seu sonho, fez a cobertura da Olimpíada de Barcelona, em 1992; Olimpíada de Atlanta, 1996 e Sydney, 2000. Todas elas ao vivo e depois manteve o seu trabalho, fazendo pela Internet e Net, as Olimpíadas de Atenas, 2004 e Pequim, 2008.
Clery fez a cobertura também de Jogos Panamericanos: 1995, de Buenos Aires e 2007, do Rio de Janeiro.
Na área acadêmica, Clery de 1994 a 1996 concluiu o seu mestrado na Área da Comunicação Esportiva, no CEFD-UFSM.
Clery há 27 anos realiza a cobertura do CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, de Fóz do Iguaçu-PR, do qual ele é assessor de imprensa e também Delegado da FIEP.
Clery faz parte da equipe dos SEM FRONTEIRAS, Profissionais de Educação Física da Federação Internacional de Educação Fisica –FIEP, que realizam o Projeto PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSCIA FIEP DO BRASIL, que ministram cursos em várias regiões do Brasil. Clery iniciou no grupo em 2010, esteve na última parte do Nordeste – Campina Grande –PB, Recife –PE, Maceió –AL, Aracaju-SE e Salvador –BA e neste ano de 2011 esteve no Centro-Oeste: Campo Grande –MS, Cuiabá-MT, Goiânia-GO, Brasília-DF e Palmas-TO.
Clery em Santa Maria realiza há 21anos o evento TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, prêmio com troféu e certificado aos melhores do esporte, saúde, atividade física e lazer;
Realizou neste ano o I ENCONTRO DE GESTORES DO ESPORTE DE SANTA MARIA – I EGESM.
Clery edita há 16 anos o jornal SAUDE PELA PRÁTICA, colorido, 8 páginas, mensal, que publica assuntos do esporte e lazer.
Clery é secretário do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Santa Maria –CMEL;
Clery é presidente do CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA – CAEL/SM, uma Ong do esporte e lazer, criada em 2005, que coordena uma série de projetos pelo PROESP-SM, Lei de Incentivo ao Esporte do Município.
Clery publicou no ano de 2010, o seu primeiro livro – O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO, 1.100 livros, que foram doados a escolas, bibliotecas, entidade esportivas. O livro abordou o esporte da cidade.
Para novembro de 2011, Clery editará o seu segundo livro – SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA – Clery mostrará o esporte tratado pela mídia e a relação íntima da atividade física/esporte com a comunicação.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
AMIGOS fizemos uma síntese destes rápidos 60 anos de vida. É já com 10 anos a mais de meio século, nossa vida pertence a Deus, iremos até quando Ele quiser. Mas dizemos de coração, que somos muito grato.
Pois em 1999 aceitamos a CRISTO e temos vivido na palavra, com os defeitos e virtudes de qualquer PESSOA, mas sempre procurando acertar. Sabedores de que um PARAISO nos espera, e nele queremos estar.
Nossos propósitos são de dar continuidade ao nosso trabalho na área da COMUNICAÇÃO ESPORTIVA, servir ao SENHOR DEUS, manter-nos sempre com a minha querida FAMÍLIA,que fazem parte de nossa vida, que certamente ao longo destes 60 anos, muitas vezes, fomos ausentes, envolvidos com nossas atividades do esporte e do jornalismo.
Portanto fazemos a nossa ORAÇÃO AO SENHOR DEUS, pedindo a Ele a sua presença sempre em nossas Vidas e que se for de sua vontade vivamos muitos anos na missão que temos de SERVIR sempre.
( CLERY QUINHONES DE LIMA)

BECKER DA ORIENTAÇÃO DE SANTA MARIA VIAJA PARA A HUNGRIA

BECKER DO COSM REPRESENTA

SANTA MARIA NA HUNGRIA

Nosso capitão Becker viajou hoje para a HUNGRIA, onde terá mais uma participação internacional na orientação. Disputa o CAMPEONATO MUNDIAL DE ORIENTAÇÃO MASTER 2011.

Ele nos passa algumas informações sobre o evento:



Sobre o CAMPEONATO MUNDIAL DE MÁSTER


O Campeonato Mundial de Orientação de Máster, em inglês WMOC, sigla de WORLD MASTER ORIENTEERING CHAMPIONSHIPS, contempla a participação de orientistas com idade superior a 35 anos, em categorias intercaladas de 5 em 5 anos. No WMOC de 2011, que será realizado em PECS, HUNGRIA, o mais alto escalão é o H 95, com a participação de Erkki Luntamo, da Finlândia.
A história do WMOC começou em 1996, em Murcia, Espanha. De lá para cá, os seguintes países sediaram o evento: 1997: Minnesota, Estados Unidos da América; 1998: Novy Born, República do Czeck; 1999: Árhus, Dinamarca; 2000: Feilding, Nova Zelândia; 2001: Nilda, Lituânia. ; 2002: Bendigo, Austrália; 2003: Halden, Noruega; 2004: Asiago, Itália; 2005: Edmonton, Canadá; 2006: Wiener Neustadt, Áustria; 2007: Kuusamo, Finlândia; 2008: Marinha Grande, Portugal; 2009: Sydney – Austrália; 2010 – Pays de Neuchâtel, Suíça; 2011 – Pecs – Hungria.
Em 2011 o WMOC será realizado na Hungria e em 2012 na Alemanha. O Brasil pleiteia a candidatura do campeonato para 2014.

Até o presente momento, no mundial da HUNGRIA temos a participação de 45 países, totalizando mais de 4.500 atletas inscritos, o maior número de participantes em um mundial de máster, 03 do Brasil. A convocação para este evento, pela Confederação Brasileira de Orientação, leva em conta os primeiros lugares do ranking nacional, dentro da faixa etária para a categoria pleiteada. A participação do atleta em pauta justifica-se pela busca incessante da melhoria do esporte, além de querer o melhor resultado para o país. O melhor resultado do Brasil no WMOC foi do atleta PAULO CALISTO BECKER, em 2009, na Austrália.

"O R I E N T A Ç Ã O – UM ESPORTE PARA TODAS AS IDADES"


2. CHAMADA: o atleta em pauta, militar do Exército Brasileiro, foi convocado pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO (CBO) para representar o BRASIL em 2011, no CAMPEONATO MUNDIAL DE MASTER DE ORIENTAÇÃO, que será realizado na cidade de PECS - HUNGRIA, no período de 28 Jun a 10 Jul de 2011. Todos os gastos são por conta do atleta. O EXÉRCITO BRASILEIRO, através do DEPARTAMENTO GERAL DO PESSOAL, autorizou a participação do atleta no evento, sem ônus para a União.

SAIBA UM POUCO DO NOSSO ATLETA
a) O atleta Paulo Calisto Becker é oficial do Exército Brasileiro, formado pela Escola de Administração do Exército (ESAEX), sediada em Salvador – BA, em 1997 e pela Escola de Sargentos das Armas (ESA), em 1984, com sede em Três Corações - MG. Pratica Orientação há 20 (vinte) anos. Já participou de mais de 1000 (mil) competições de Orientação a nível municipal, estadual, nacional e internacional, destacando: Campeonato Mundial de Orientação de Máster – WMOC, Campeonato Sul-Americano de Orientação, Campeonato Brasileiro de Orientação e Campeonatos Estaduais, além de várias competições militares. No ano de 2004 foi convocado pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO) para participar do Campeonato Mundial de Master, na Itália, dos Quatro Dias de Orientação da Bélgica e dos Cinco Dias de Orientação da Suécia, totalizando mais de trinta percursos em solo europeu. Em 2008 participou do WMOC de Portugal e em 2009 do WMOC da Austrália, obtendo o 7º lugar na sua categoria, o melhor resultado do Brasil em Campeonatos Mundiais. Em 2010 participou do WMOC da Suíça.
Graduado em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior, pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, possui as seguintes especializações: Curso de Operações na Selva, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Manaus – AM), em 1987, Curso de Pós-graduação em Gestão Financeira e Estratégias Empresariais, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 1999. Curso de Árbitro Internacional de Orientação (IOF ADVISOR), 2005, Curso de Árbitro de Orientação da FGO e da CBO, Curso de Mapeador Nível I da CBO, Curso de Técnico de Orientação da CBO, Curso de Traçador de Percurso da FGO, ano de 2008.
Pertence ao Clube de Orientação de Santa Maria – COSM, do qual é Presidente; está filiado à Federação Gaúcha de Orientação – FGO e à Confederação Brasileira de Orientação – CBO, sob o número 899. Como Presidente do COSM organizou os seguintes eventos de Orientação: 2003: CAMPEONATO GAÚCHO DE ORIENTAÇÃO. 2005: CAMPEONATO BRASILEIRO DE ORIENTAÇÃO. 2006 – 5-DIAS DE ORIENTAÇÃO DO BRASIL, válido para o ranking internacional. 2007: duas etapas do CAMPEONATO GAÚCHO DE ORIENTAÇÃO. 2008: 1ª etapa do CAMPEONATO GAÚCHO DE ORIENTAÇÃO e Maratona de Orientação. 2009: 6ª Etapa do Campeonato Gáucho de Orientação. Atualmente exerce a quarta gestão na Presidência do CLUBE DE ORIENTAÇÃO DE SANTA MARIA – COSM. Em 2010 o COSM organizou o XIII CAMPEONATO SULAMERICANO DE ORIENTAÇÃO, no període de 9/12 de dezembro, em Santa Maria – RS. Foi agraciado com o TROFÉU DESPORTIVO SANTA MARIA, destaque internacional, nos anos de 2004, 2008 e 2009. Ainda em 2010, o CLUBE DE ORIENTAÇÃO DE SANTA MARIA – COSM, foi agraciado pela 3ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, com o diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
PÓDIUM:
 CAMPEÃO BRASILEIRO DE ORIENTAÇÃO NOS ANOS DE 2002, 2003, 2004 e 2006.
 CAMPEÃO GAÚCHO DE ORIENTAÇÃO NOS ANOS DE 2002 e 2005.
 CAMPEÃO MUNICIPAL DE ORIENTAÇÃO NO ANO DE 2003.
 CAMPEÃO DA TAÇA SANTA MARIA - ORIENTAÇÃO ANO 2002.
 CAMPEÃO SULAMERICANO DE ORIENTAÇÃO NOS ANOS DE 2003, 2005, 2006 e 2009.
 CAMPEÃO DA TAÇA MERCOSUL DE ORIENTAÇÃO ANO 2003.
 CAMPEÃO BRASILEIRO DE MONTAIN BIKE ANO DE 2003.
 CAMPEÃO SPRINT DE ORIENTAÇÃO - MERCOSUL ANO 2003.
 CAMPEÃO DO TROFÉU BRASIL DE ORIENTAÇÃO ANO 2002.
 CAMPEÃO REVEZAMENTO DE MÁSTER - CAMBOR 2010.
No ano de 2003 foi o atleta convidado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), para participar da Seletiva para o Mundial Militar na LITUÂNIA. Atualmente ostenta a primeira colocação no ranking Sulamericano, Nacional e Estadual, na sua categoria.
No ano de 2004 esteve representando o BRASIL em três Campeonatos Mundiais na Europa: Mundial da Itália, 5-DIAS DA SUÉCIA e 3-DIAS DA BÉLGICA, além da Clínica de orientação da IOF. Seu melhor resultado foi a segunda colocação na BÉLGICA. No ano de 2006, como Presidente do Clube de Orientação de Santa Maria, COSM, organizou os 5-DIAS DE ORIENTAÇÃO DO BRASIL, evento internacional. Participou ainda, do WMOC de 2009, em Portugal e 2010, na Austrália. Neste último, obteve a sua melhor consagração em Campeonatos Mundiais, 7º lugar.
Alguns sites que acompanham os eventos de Orientação no Brasil:
www.cbo.org.br Confederação Brasileira de Orientação
www.cosm.esp.br Site oficial do Clube de Orientação de Santa Maria.
www.fgo.esp.br Federação Gaúcha de Orientação.
Alguns sites que acompanham os eventos de Orientação no Exterior:
www.iof.org.br Federação Internacional de Orientação
www.wmoc2011.org Site Oficial do Campeonato Mundial de Orientação - WMOC
www.orientacionsudamericana.org/bra Confederação Sulamericana de Orientação
http://www.fpo.pt Federação Portuguesa de Orientação
Considerações finais
Para quem quiser acompanhar o WMOC: http://wmoc2011.hu/bulletineng
28 de junho de 2011: Chegada, Formação, Centro de Eventos Abre
01 de julho de 2011: Chegada, Sprint Event Model
02 de julho de 2011: Sprint Qualificação, Cerimónia Opening
03 de julho de 2011: Sprint Final
04 julho de 2011: dia de descanso, Event Model Long Distance
05 de julho de 2011: Corrida de Qualificação Long Distance 1
06 de julho de 2011: Corrida de Qualificação Long Distance 2
07 julho de 2011: dia de descanso, Event Model Long Distance
8 de julho de 2011: Final de Longa Distância, Cerimónia de Encerramento
9-10 julho de 2011: Partida
Um forte abraço a todos!
Santa Maria, RS, 26 de Junho de 2011.
Paulo Calisto Becker

COPA MERCOSUL DE HANDEBOL ENCERRA EXITOSAMENTE EM SANTA MARIA

CAXIAS DO SUL E SANTA MARIA VENCEM



A COPA MERCOSUL DE HANDEBOL, em sua décima sexta edição, revestiu se de êxito, pela sua manutenção, participação de equipes técnicas e a presença da Seleção Uruguaia e duas equipes gaúchas ( Santa e UCS) que estarão novamente em Santa Maria, na disputa da TAÇA BRASIL DE HANDEBOL ADULTO FEMININO, de 12 a 16 de julho, no ginásio do Centro Desportivo Municipal ( que será reinaugurará o seu piso emborrachado).



O evento é promovido pela Liga Santamariense/Federação Gaúcha de Handebol, apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria/SMEL e o patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte - PROESP-SM.



A disputa foi desde a última quarta-feira à noite até manhã deste domingo, com jogos no Coríntians, Guarani Atlântico e SEST/SENAT, com a presença de 26 equipes nas categorias mirim feminino, infantil masculino, cadete e adulto (masculino e feminino).



O encerramento contou com a presença do Prefeito Cezar Schirmer que juntamente com o professor Erony Paniz Junior, Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Luiz Celso Giacomini, Simone Chaves e Iradil Antonello entregaram a premiação: troféus aos campeões e vices, em todas as categorias e medalhas de primeiro a terceiro lugares.



MEDALHISTAS



Categorias: Adulto: Masculino - Triade/R2 Academia, ULBRA e Canoas: feminino - UCS, Feevale/Santa e Seleção Uruguaia; Cadete - Masculino -



Margarida Lopes , Santarrosense e Osório. Feminino - FEEVALE/SANTA, Capão da Canoa; Infantil - Masculino - Seara e Margarida Lopes; Mirim - Feminino - Colegio Fátima, Atlético Clube e Campo Bom.






Equipe Mirim feminino do Colégio Fátima foi campeã



Equipe do SEARA, SC campeão no infantil masculino
Equipe FEEVALE/SANTA - RS foi campeã Cadete



Prefeito Schirmer com o Secretário Paniz entrega Troféu ao campeão MARGARIDA LOPES



Equipe do Margarida Lopes campeã Cadete



Equipe da UCS, campeã no adulto feminino, que estará em Santa Maria em julho na TAÇA BRASIL DE HANDEBOL

Rafael e Pozzobom da R2 Academia receberam trofeu de campeão das mãos do prefeito Schirmer


Equipe campeã - Triade/R2 Academia ao vencer na final 22x21 a ULBRA




REGISTROS



Participação da Seleção Uruguaia que seguiu para São Paulo onde disputa o PANAMERICANO DE HANDEBOL



Trevisan, Goleiro da Triade/R2 Academia, foi o destaque na final, fechando o gol e com isso sua equipe foi campeã.



Numa queda Evandro lesionou-se no tornozelo esquerdo. Saiu do ginásio pela SAMU.
NOTA DO EDITOR



Graças a Deus, tivemos a oportunidade, de mais uma vez, estar ao lado do handebol, esporte que nunca cansamos de dizer que é a modalidade esportiva que está em nosso coração, pois foi através dele, especialmente na visão do técnico e dirigente, professor LUIZ CELSO GIACOMINI, que pudemos realizar coberturas esportivas memoráveis , acompanhando o handebol santa-mariense, gaúcho e nacional, no país e no exterior. Inclusive sendo nós o jornalista brasileiro que mais acompanhou o Brasil em Olimpíada ( Barcelona e Atlanta, a seleção masculino e em Sidney, as duas masculino e feminino).



Queremos parabenizar mais uma vez a Liga e a Federação,pela continuidade da COPA MERCOSUL DE HANDEBOL,que chega a 16 edições. Evidente que ainda poderá ser melhor, com um planejamento estratégico, com antecedência ajustando calendário e envio de correspondência cedo assegura tranquilidade para ter a programação antecipada e a sua manutenção.
Registra-se a sua sustentação econômica através da captação de recursos através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE DO MUNICÍPIO.



Até a próxima em 2012.






VEM AÍ A TAÇA BRASIL ADULTO FEMININO DE HANDEBOL EM SANTA MARIA -RS , NO PERIODO DE 12 a 16 JULHO, NO CDM.