terça-feira, 17 de abril de 2012

MATÉRIA JORNAL A CIDADE A SER VEICULADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA


PROJETO EXITOSO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

(Por Clery Quinhones de Lima, de CAEL-SM, Delegado da FIEP do Brasil, colaborador de A Cidade)

Desde 2008, anualmente no mês de abril, a Federação Internacional de Educação Física – FIEP do Brasil tem um grupo de Profissionais de Educação Física de vários estados brasileiros, com especialidades diferentes na área da Educação Física e Esporte, que chamou de SEM FRONTEIRAS. O projeto iniciou a ministração de mini cursos pelos estados do norte, seguiram o nordeste, centro-oeste e neste ano de 2012 foi no sudeste e encerra em 2013, na região sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 CLERY na solenidade em São Paulo
Aulas, mas também direito ao turismo. GRUPO SEM FRONTEIRAS no CORCOVADO - RIO

A participação dos SEM FRONTEIRAS é de forma comunitária, com os integrantes pagam o transporte do seu estado até o local e os delegados regionais da FIEP com CREFs organizam o evento, os Profissionais ministram os mini cursos gratuitamente e a organização dá a hospedagem, alimentação e transporte interno. Essa participação é inédita no mundo, uma organização fazer este tipo de trabalho, levando conhecimento dentro das várias especialidades de seus integrantes, assim como resgatando a história da Educação Física no Brasil, homenageando as entidades e pessoas que fazem ou fizeram essa história.



CONGRESSO DA LINGUA PORTUGUESA

Com o tema “Desporto: Cultura, Estética e Excelência”, o XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa acontecerá de 2 a 5 de abril em Belo Horizonte e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais. .O evento será realizado pelo Instituto Casa da Educação Física, que será responsável por toda a organização do Congresso, e pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, a qual cuidará dos assuntos Acadêmicos Científicos, contando com a parceria do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região - CREF6/MG e do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP.

A participação dos SEM FRONTEIRAS na região sudeste teve um momento memorável, pois além do trabalho normal do GRUPO, na cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto, em Minas e nos estados de ES, RIO e SP, os SEM FRONTEIRAS participaram do XIV Congresso Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. Assim como vários delegados da FIEP, numa iniciativa da FIEP DO BRASIL e dos países da América do Sul, numa deferência especial da organização do evento, através do também delegado da FIEP de MG e do CONFEF, Boschi, muito especial através da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BH.



ATIVIDADES

Os integrantes do Projeto SEM FRONTEIRAS, normalmente chegam num dia, tem a solenidade de abertura do evento à noite , ministram aulas no outro dia em horários e turnos estabelecidos para a especialidade de cada um dos seus integrantes. Tem um dia de visitação, um tour pela cidade e no outro dia viajam para outro estado, onde reiniciam a maratona. Neste ano, na região sudeste foi um pouco diferente, pois os SF participaram do CONGRESSO DOS PAISES DE LINGUAS PORTUGUESA em paralelo a estada no estado de MG, mas a partir do ES, o Projeto SEM FRONTEIRAS seguiu mesma a sistemática.

ROTEIRO

Em Belo Horizonte/MG – Período de 2 a 4 de Abril – Participação no Congresso Países de Língua Portuguesa, Reunião com os Países de Língua Português; Reunião da FIEP e Comitê Brasileiro; Ouro Preto/MG - 4 a 6 de Abril; Vitória / Vila Velha - ES - 7 a 9 de Abril; Em Rio de Janeiro / RJ - 9 a 12 de Abril e São Paulo / SP - 12 a 15 /Abril

PALESTRAS DOS SEM FRONTEI RAS

ALMIR Adolfo Gruhn - Foz do Iguaçu/ PR Palestra de Abertura: Tema: O que é a FIEP e suas ações e Homenagens da FIEP a entidades e pessoas destaques na Educação Física e Esportes nos Estados; 2) VILSON Bagatini - Porto Alegre/RS. Tema: Psicomotricidade; 3) ROSA Maria A. Costa - Belém/ PA.Tema: Atividades Recreativas e Danças Folclóricas ; 4) SÔNIA Maria Bordin - Foz do Iguaçu/PR. Tema: Nutrição Desportiva ; 5) CLERY Quinhones de Lima - Santa Maria/RS. Tema: A Relação da Atividade Fisica/Esporte com a Comunicação.; 6) LEONOR M. S. Palha de Araújo - Teresina/PI Tema: Educação Física Escolar ; 7)ALMIR Diogenes Facchinatto - São Paulo/SP. Tema: Gestão e Manutenção de equipamentos de Musculação, Fitness e em meios estruturais em Academias;8)NELSON Schavalla -Pato Branco/PR.Tema: Tchouk Ball – O Jogo da Paz; 9) GILDÁSIO José dos Santos - Curitiba/PR. Tema: Saúde Publica através da Ed. Física – NASF –10 SÉRGIO Kudsi Sartory – Rio de Janeiro / RJ.Tema: Lutas Educativas; 11) JULIMAR Luiz Pereira - Curitiba/PR. Tema: Avaliações Fisiológicas na Academia, Escola.

PARTICIPAÇÃO DE SANTA MARIA

Santa Maria esteve representada por nós, que além de integrante do Projeto SEM FRONTEIRAS, quando ministramos o tema: “ A relação da atividade física-esporte com a comunicação.”, fizemos a cobertura do evento para o blog: www.saudepelapratica.blogspot.com, nosso jornal Saúde pela Prática (terá um encarte especial na edição do mês de maio), boletins para a rádio Imembui.





7 comentários:

Karoline Trindade- disse...

Gostei,é bom abrir espaços para os esportes. Mostrar as pessoas que qualquer tipo de atividade esportiva pode ajudar muito na sua vida. E também deixar-nos enformados do que está acontecendo no mundo dos espotes, fazendo com quê fiquemos ligados, pois no mundo esportista não existe apenas vantagem, mas também atraques de doenças que merecem ser bastante evitadas por nós, não deixando de praticar esportes, mas sim, praticar moderadamente.

Anônimo disse...

caio victor : Eu gostei bastante principalmente da participação do professor Cassio Haman foi bem importante pois esse grupo de Delegados se preocupa de levar a educação física em todo lugar do mundo principalmente na região do Sudeste (Belo Horizonte e Ouro Preto, em Minas e entre outras ) levanto seus objetivo de administrar aulas ou pequenos cursos, nos sabemos que o esforço vale apena para mostrar a todos os alunos que vão se forma na área de ed. física mostra o jeito correto de ensinar de trabalhar com seus futuros alunos.

Emanuelly Daiany disse...

Emanuelly Daiany: Gostei bastante, pois o professor Cassio Hartman esta abrindo espaços para os esportes. Além de mostrar para todos o quão o esporte é importante para sociedade de forma produtiva, assim gerando beneficios para saúde de todos. Assim todo o esporte é rico em benefícios, e cada vez mais que ele é mostrado para o mundo, mais valioso ele fica. Com isso o mundo deixa de ter uma vida vegetativa para ter uma vida saúdavel através do esporte.

Macirlene dos Santos disse...

Gostei Bastante, pois com essa iniciativa de projeto o esporte vai ser levado para diversas populações em geral. E com isso, a prática do esporte vai aumentar cada vez mais, fazendo melhorias para saúde do mundo. O interessante é que o esporte buscar chamar a atenção de todos de certa forma, para que deixemos de lado a ''preguiça'' e começemos uma nova vida com a prática do esporte. O professor Cassio Hartman está abrindo novas conquistas para o esporte e viajando para que isso aconteça de forma ampla, também passando tudo isso para a Instituto Federal de Alagoas, Campus Maragogi.

Luana Suely disse...

Gostei Muito, porque incentivar a prática do esporte é muito importante para saúde de todos. O professor Cassio Hartman é um dos membros do grupo e com sua experiência passa para seus alunos como é importante o esporte. Em diversas coisas o esporte contribui em benefício, até porque ele deixa de lado uma vida ''parada'' para uma vida ''ativa'' de tal forma, contribui para uma melhor forma, melhor condição e revigora a saúde. Por isso o esporte é tão importante porque ele cuida da saúde de forma fácil e pratica.

Victor Coutinho disse...

Victor Coutinho: quero primeiramente parabenizar ao grupo Sem Fronteiras por estarem transformando a educação física, pois educação física vai muito além do que uma simples partida de futebol, ou de qualquer outra modalidade, educação física é saúde, é educação, é aprendizagem e é vida. parabéns ao nosso professor e também delegado de FIEP, Cássio Hartmann por está fazendo um ótimo trabalho. Muito obrigado professor, por está nos mostrando uma nova educação física!!!

Victor Coutinho disse...

Victor Coutinho: quero primeiramente parabenizar ao grupo Sem Fronteiras por estarem transformando a educação física, pois educação física vai muito além do que uma simples partida de futebol, ou de qualquer outra modalidade, educação física é saúde, é educação, é aprendizagem e é vida. parabéns ao nosso professor e também delegado de FIEP, Cássio Hartmann por está fazendo um ótimo trabalho. Muito obrigado professor, por está nos mostrando uma nova educação física!!!