quarta-feira, 13 de junho de 2012

NOSSO BLOG DIVULGANDO O ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS

SANTA MARIA TEVE
 I SEMINÁRIO MIDIAS
 DIGITAIS E TRADICIONAIS
 NA  EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Mídia na Educação Física e no Esporte - NEP-COMEFE do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria - CEFD/UFSM em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria (NTE) promoveu no dia 13 de junho de 2012 o I Seminário Mídias Digitais e Tradicionais na Educação Física Escolar, no auditório do NTE (Avenida Rio Branco, 66). O Seminário tem como objetivo discutir e apresentar experiências metodológicas, que envolvem a Educação Física Escolar e as Mídias na formação inicial e continuada de professores da área.

 Constituição da Mesa com a direção do CEFD-UFSM, Secretaria de Municipio da Educação e Marli Hatje, coordenadora do Evento.
Saudação de Marli Hatje, que viu um sonho tornar-se realidade, agradeceu a sua equipe de trabalho, palestrantes, apoiadores e participantes.
 Diretor Acosta destacou a importância do Evento, que teve o apoio da Instituição UFSM
SMED parceira do Evento cedendo o local e parceira do projeto nas escolas municipais
Programação:
8h – 8h30min- Inscrições e Recepção.
8h30min – 9h – Abertura do Evento e da Exposição “Minha Educação Física era assim! E a sua?”. (NTE/NEP-COMEFE).
9h30min – 10h30min – Conferência.
Educação Física Escolar no Brasil: Realidades e Perspectivas em relação às mídias.
Suraya, SP, veio e deu o seu recado, mostrou segurança e foi realmente uma palestrante de conhecimento da Educação Física nas Escolas.
Palestrante: Profª Drª Suraya Cristina Darido. (UNESP – Rio Claro/SP).
10h30min – 10h45min – Coffe break
10h45min – 11h20 – Experiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro – Na Trilha do Futsal – Profª Maria Medianeira Tasquetto e Cleonice Casarin.
Professoras Medianeira e Cleonice mostraram o futsal como esporte e uma forma de associar-se a mídia.
11h20 – 12h- Apresentação de trabalhos dos acadêmicos do 6º semestre do curso de Educação Física – Licenciatura - UFSM.
14h – 15h30min – Palestras

Estratégias de ensino e aprendizagem envolvendo Mídias e Educação Física em diferentes instituições de ensino de Santa Maria.
Prof. Alexandre Dias Lopes - Colégio Marista Santa Maria;
Professor e diretor do Colégio Marista Santa Maria, Alexandre, mostrou uma tranquilidade de uma autoridade educacional disposto ao diálogo.
Prof. José Eduardo Franciscato Vogt e Profª Elisabete Jacobs - Colégio Coração de Maria;
Professores Eduardo e Elisabete, da Escola Coração de Maria, mostram sua escola aberta a mudanças, na prática e declaram que tem todo o apoio da direção da Escola.

15h30min – 15h45min: Coffee break
15h45min – 16h30 – Palestra
TICs na Educação Física - Profª Paula Bianchi
Ex- aluna da professora Marli, que desenvolveu seus estudos há muitos anos e hoje é um produto que transcende os conhecimentos de Santa Maria em Florianópolis, onde faz seu doutorado a tua também na UNIPAMPA
16h30 – 17h – Apresentação de trabalhos dos acadêmicos do 6º semestre do curso de Educação Física – Licenciatura - UFSM.
Apoio:
Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Física e Desportos - Prefeitura Municipal de Santa Maria- PROLICEN
Realização: NEP – COMEFE- NTE
Palestrantes:
Suraya Cristina Darido- Graduada em Educação Física pela USP em 1984; Mestre em Educação Física pela USP em 1991; Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humana pela USP em 1997; Há 25 anos atuando na UNESP, atual coordenadora do Laboratório de estudos e trabalhos pedagógico em Educação Física (LETPEF); Técnica de Basquetebol; Mais de 20 livros publicados, seja como autora, co-autora ou editora.
Profª Paula Bianchi - Graduada em Educação Física pela UFSM em 2004;, Especialista em Educação Física Escolar pela UFSM em 2006; Mestre em Educação Física pela UFSC em 2009; Doutoranda em Educação Física na UFSC; Docente do curso de Educação Física da UNIPAMPA/Uruguaiana.
Elisabete Jacobs- Graduada em Educação Física pela UFSM; Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela UFSM; Professora de Educação Física do Colégio Coração de Maria (Ensino Fundamental - II Segmento); Instrutora de Piltates na Quiropilates.
Alexandre Dias Lopes- Graduado em Educação Física pela UFSM em 1996; Mestrando em Administração de Políticas Educacionais pela Universidad Nacional de Tres de Febrero – Buenos Aires - AR Curso de Formação de Líderes “In Company” pelo SINEPE-RS Coordenador de Educação Física do Colégio Marista Santa Maria , Membro da Comissão de Planejamento estratégico da Província Marista do Rio Grande do Sul, Membro da Comissão de Educação Física DA Província Marista do Rio Grande do Sul
Diretor do Colégio Marista Santa Maria – Santa Maria – RS
Maria Medianeira Tasquetto - Graduada em Educação Física pela UFSM;
Especialista em Ginástica Escolar; Professora da Rede Municipal de Santa Maria – EMEF Professor Adelmo Simas Genro.
Cleonice Casarin- Graduada em Educação Física pela UFSM; Especialista em Crescimento e Desenvolvimento Humano pela UFSM; Professora da Rede Municipal de Santa Maria – EMEF Professor Adelmo Simas Genro e Colégio Fátima.
José Eduardo Vogt
Graduado em Educação Física pela UFSM em 1989;
Especialista em Pscicopedagogia pela Unifra; Professor com 24 anos de magistério, hoje atuando no Colégio Coração de Maria e Colégio G10; Campeão escolar Santamariense e Gaúcho de Basquetebol Feminino na categoria Mirim em 1997;
Campeão dos Jogos Escolares de Santa Maria em 1998 no Basquetebol Infantil Feminino; Técnico da Seleção de Basquetebol Feminino de Santa Maria categoria 14 anos em 2004.
NOTA DO EDITOR
Participamos do evento, como Profissional de Educação Física e jornalista. Podemos dizer que foi um bom evento, a palestrante paulista deu o recado e mexeu com os participantes - fê-los pensar, dando exemplos evidenciados hoje presentes na educação brasileira, mostrou que a mídia, principalmente a de Massa, tenta incutir a Educação Fisica com conotação de saúde, sendo também uma busca, mas tendo outras várias ações e finalidades, que na exposição passa por uma educação física esportivista, rola bola e renovadora.
As presenças de trabalhos das escolas, desde professores ministrantes de aulas e mesmo de acadêmicos de Educação Física estagiando e realizando projeto nas escolas municipais mostram uma tentativa de inovar, dar oportunidade para que o aluno possa ser realmente participativo.
Pensamos que o caminho está aberto e se a Educação Física já está atuando, precisa, urgentemente, neste projeto a atuação também de Profissionais e acadêmicos da Comunicação. A partir daí haverá o crescimento e a integração daqueles que dominam a EDUCAÇÃO FÍSICA com aqueles que dominam a COMUNICAÇÃO.
Parabéns Marli e Equipe, apoiadores da SMED, palestrantes e participantes, vão em frente, que a caminhada é longa, nada é conquistado com facilidade, ainda mais na Educação. Não esqueçam que há tempo para tudo.
(CLERY QUINHONES DE LIMA - EDITOR)  

Nenhum comentário: