sábado, 1 de setembro de 2012

DIA DO PROFISSIONAL
DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Hoje dia 1º de setembro. Comemora-se o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, graças a regulamentação em 1998. Portanto são 14 anos. Como somos da VELHA GUARDA, fizemos parte da etapa de luta no RS para essa regulamentação. E com muito orgulho, fizemos parte dos primeiros 4 anos do CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RS – CREF2RS, viajando de Santa Maria, a todas as reuniões em Porto Alegre. Mas num golpe da Presidência da época, ficamos fora da renovação.

QUEREMOS NESTE DIA LANÇAR UM DESAFIO AOS DIRETÓRIOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MUITO ESPECIAL AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA QUE SE UNAM E PRESSIONEM COM TODA A ENERGIA POSSÍVEL PARA QUE HAJA A UNIFICAÇÃO, PARA QUE RETORNE A UMA ÚNICA FORMAÇÃO: PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA e se QUISEREM BACHARELADO QUE SEJA UMA ESPECIALIZAÇÃO.

    Hoje, SANTA MARIA e região não tem representante e como haverá eleição em 14 de setembro,nenhuma das chapas tiveram a sensibilidade de contemplar um representante da região central do ESTADO, o que terá a deficiência com essa falta pelo menos até 2015. A isso, fomos incisivos, reclamamos veementemente ao próprio CREFRS e o presidente disse que não interferia nas chapas, que cada uma tinha um líder e aí nós pedimos o contato com eles, mas até hoje não recebemos e essa queixa será por nós levantada em todas as ocasiões que o tema for discutido.

     Para quem não sabe, Santa Maria tem 3 cursos superiores de Educação Física e um grande contingente de Profissionais de Educação Física no magistério público federal, estadual, municipal e privado, além de colegas em atuação nas academias e clubes.

    Voltando a divisão na categoria, com licenciatura e bacharelado, informamos que acompanhamos passo a passo e por isso temos a tranqüilidade em poder falar e dizer que foi realmente uma conquista da categoria. Pena que passados alguns anos, a ingerência , o gabinete dos dirigentes fizeram com que a nossa categoria entrasse num brete que não levará a nada, a história de dividir, levando a formação de licenciatura e bacharelado.

      A Educação Física que no passado tinha o médico como um entrave, com todo o respeito, hoje o tem como um grande aliado, pois todos eles mandam fazer atividade física, mas ainda temos um senão que é a fisioterapia, pois muitos ainda prescrevem exercícios físicos e ministram aulas de ginástica laboral e nos chamam de EDUCADOR FÍSICO, ora bolas, não admitimos, pois temos uma profissão regulamentada chamada PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. E como dizem se doer é com eles fisioterapeutas, agora se não doeu é conosco.

    E agora com essa divisão do Profissional de Educação Física em o ministrante de aulas e o atuante fora do magistério em academias variadas e o técnico, vimos como uma aberração que não deva ir muito longe. Tà na hora de voltar a briga pela unificação. E fora isso, tem se ainda o CBCE denunciando de que foi o SISTEMA CONFEF/CREFs que foi concordante com essa divisão, o que eu não acredito, mas também entendo que deveria ter sido mais insinuante nessa defesa.

   Portanto amigos, fora isso, devemos cerrar fileiras, não nos amedrontarmos, temos que ir à luta, pois nós Profissionais de Educação Física trabalhamos com vidas.

   Contem conosco, pois graças a Deus, além de Profissional de Educação Física, somos jornalista e trabalhamos a quase 4 décadas com a COMUNICAÇÃO ESPORTIVA , na promoção de eventos e com funções diretivas de entidades do esporte e temos propagando a atividade física/esporte/lazer, como meios de formação, que advém a saúde e contribui decisamente para que tenhamos uma população mais audável e produtiva.

   Temos afirmado de que ATIVIDADE FÍSICA/ESPORTE, CORRELAÇÃO PERFEITA COM A COMUNICAÇÃO.

(CLERY QUINHONES DE LIMA – EDITOR DO SPP)



PS

Nesta noite que passou estivemos em CRUZ ALTA, por ocasião da comemoração dos 40 ANOS do Curso de Educação Física e fomos prestigiar o nosso amigo, querido Professor ALMIR GRUHN, que está em CRUZ ALTA visitando seus familiares e prestigiando o evento. À noite ele proferiu uma palestra para acadêmicos de Educação Física. Foi recepcionado pelos professores DENISE PANTA e PEDRO BASTISTELA e o DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CURSO.

                                         PARA ILUSTRAR USAMOS A FOTO DE CRUZ ALTA
Na Véspera do Dia do Profissional de Educação Física, um grupo de Profissionais de Educação Física e acadêmicos tiveram a honra de tirar uma foto com o professor ALMIR GRUHN, Presidente da Federação Internacional de Educação Física, na Universidade de Cruz Alta, em comemoração aos 40 anos do Curso de Educação Física daquela Instituição.

Nenhum comentário: