segunda-feira, 26 de novembro de 2012




HANDEBOL COM ENSINO REVISADO

NO ENCONTRO DA BAHIA

Tema norteador:" A integração da CBHb e Universidades parceiras para polos de divulgação e a universalidade do handebol na conquista da tão sonhada Medalha Olímpica no Rio 2016 e a continuidade de seu desenvolvimento em ciclos olímpicos sequentes."

Numa iniciativa pioneira da Confederação Brasileira de Handebol-CBHb- em relação a outras Confederações Desportivas Brasileiras -  durante três dias,  de 22 a 24 novembro, na Vila Galé, na praia de Guarajuba, Camaçari, há 60km, ao sul de Salvador, na Bahia, foi realizado o 10º ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES DE HANDEBOL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS.

Participaram mais de 100 professores de todo o Brasil com palestrantes do Brasil e da Espanha.
Na estatística da CBHb desses participantes, 10% são graduados, 40% especialistas, 25% Mestres e 10% doutores



      Além do curso sobre Treinamento nos Desportos Abertos, com ênfase para a técnica e a tática do handebol, pelo espanhol Manuel Laguna,o Encontro Nacional teve palestras, apresentação de trabalhos e lançamentos de livros:

      Palestras: José Aparecido Salmaso, da Photo&Grafia e GA- Negócios no Esporte – O Marketing aplicado ao Handebol – Uma nova proposta.”;  Pablo Juan Greco falou sobre Importantes Conclusões da Olimpiada de Londres.”,A psicóloga Anahy Couto – Pensamento Vencedor: O primeiro passo para o ouro olímpico.;João Alberto Zapoli, Joca -  Parceria CBHb e ASICS; Stanley Mackenzie – Retrospectiva do Beach Handball; Washington Nunes – Projeto Ciclo Olímpico Rio 2016; Décio  Roberto Calegari – Desenvolvimento do Handebol de Cadeira de Rodas no Brasil e no Mundo.

      Trabalhos:Teste de Coordenação com bola – Siomara Aparecida Silva; Teste de comportamento tático processual para a seleção de talentos – Pablo Greco; Construção de um protocolo do nível de conhecimento tático declarativo no handebol – Iberê Leão e Pablo e Análise das Características Física no período pré competição de praticantes de handebol – Luiz Cabral, Heitor Silva e Priscilla P. C. da Silva; Brincando e Jogando com o Handebol no Campos Catalão – Heliany Santos e Alexandre Andrade.

    Lançamentos de Livros: “ Manual de Handebol” – Pablo Juan Greco e “ Esportes Revisados em Santa Maria – Handebol – Clery Quinhones de Lima.

   Mesa redonda: O último momento didático foi a realização da mesa redonda, seguido da entrega dos certificados aos participantes.
Composição da mesa da CBHb
Participantes
Giacomini interfere e se manifesta
Recebemos das mãos do IVAIR, SC o nosso certificado.
Entre os assuntos da mesa redonda foi discutido a realização e aprovado de um CONGRESSO NACIONAL DE HANDEBOL, que terá junto o ENCONTRO e aberto a participação de técnicos e professores e acadêmicos com trabalhos.
Foi informado a edição da REVISTA ELETRÔNICA DO HANDEBOL; a implantação de um curso de longa distância para técnicos, assim como os primeiros Pólos de Desenvolvimento de Handebol, seguindo o de São Paulo.
O próximo EVENTO será na cidade de VITÓRIA - ES.


AVALIAÇÃO


  Para Manoel Luiz, presidente da CBHb, o evento revestiu-se de pleno êxito, pois teve boa participação e a CBHb teve a oportunidade de expor aquilo que está fazendo e fará,  mostrou a sua disposição em estreitar os caminhos da CBHb e Federações com as Universidades brasileiras. Frisou:”Entendo que o desenvolvimento e difusão do handebol passa por essa relação.”
  Declarou que é candidato à presidente para a gestão do ciclo olímpico e foi enfático que o Brasil buscará a tão sonhada medalha olímpica. Disse:” Vamos buscá-la a qualquer preço.”

Nenhum comentário: