terça-feira, 6 de novembro de 2012


 
Rio 2016™ lança edital do processo seletivo para a escolha das Mascotes dos Jogos
Comitê irá valorizar o mercado brasileiro de animação, cinema e design
 
Rio de Janeiro, Brasil, 06 de novembro de 2012: O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ lançou nesta segunda-feira, dia 05, o edital do processo seletivo para a escolha de uma mascote para os Jogos Olímpicos e outra para os Jogos Paralímpicos Rio 2016™. O processo, que será completo e dividido por fases, conta com a consultoria da empresa Anima Mundi. O edital está disponível no site http://www.rio2016.com/comite-organizador/bens-e-servicos

Na primeira fase, de habilitação jurídica e técnica, as empresas deverão apresentar a documentação necessária e o portfólio. Serão selecionadas até 30 candidatas para a segunda fase, quando acontecerá a reunião de briefing para o desenvolvimento das propostas.

Para a terceira fase serão selecionadas até dez propostas, que deverão passar por ajustes e aprofundamentos em um trabalho conjunto com a equipe do Rio 2016™. Em seguida, serão encaminhadas para a realização de pesquisas que irão mostrar se existe sintonia e alinhamento com o briefing. Dessa forma, as propostas que chegarem à fase quatro estarão dentro do formato para que a comissão julgadora tenha acesso às melhores propostas. A escolha da vencedora será por unanimidade.

Durante o processo, as selecionadas receberão ajudas de custo e a premiação final é de R$ 50 mil para a criação das duas mascotes, que serão conhecidas pelo público cerca de dois anos antes dos Jogos, no segundo semestre de 2014.

As mascotes são um importante veículo de transmissão da mensagem dos Jogos, especialmente, para o público infanto-juvenil. Elas desempenham papel fundamental na experiência dos espectadores, refletindo a identidade e cultura do país anfitrião. Em termos comerciais, o Rio 2016™ estima que as mascotes representem cerca de 25% da venda de produtos licenciados.

Com o processo seletivo, do qual poderão participar apenas profissionais e empresas brasileiras, o Comitê espera movimentar o mercado nacional por acreditar na capacidade de criação e desenvolvimento de personagens. Profissionais liberais também poderão participar, desde que associados a alguma empresa, tais como produtoras de animação, produtoras cinematográficas, agências de design, de publicidade e estúdios de ilustração.

“A ideia de abrir um processo seletivo é exatamente para valorizar o mercado brasileiro de animação, cinema e design e estimular a criatividade para o desenvolvimento das melhores ideias. O tema para a criação é livre. E será selecionada a melhor proposta criativa, que atenda ao público alvo, que é o infanto-juvenil”, explica a diretora de marca, Beth Lula.

O objetivo é que tanto a mascote olímpica quanto a mascote paralímpica estejam em linha com os pilares do Rio 2016™ e dos valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico.


Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.


Mais informações:
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
www.rio2016.com
Relações com a Imprensa
imprensa@rio2016.com
Tel: (21) 3433 5827 / (21) 3433 5777 ramal 2901

Nenhum comentário: