sábado, 29 de dezembro de 2012

BLOG DIVULGANDO A ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE - SITE INFO SANTA MARIA

Coluna no INFO SANTA MARIA:


COBERTURAS PARA 2013

VILA OLÍMPICA PARA SANTA MARIA

Já preparamos a nossa Coluna semanal para INFO SANTA MARIA, nela fizemos uma abordagem de nossas participações em coberturas esportivas para o ano de 2013 e falamos sobre o anúncio do Prefeito SCHIRMER de Santa Maria na construção de uma VILA OLÍMPICA



O ANO COMEÇA “PRÁ VALER”

2013 está aí, inteirinho e nós já estamos nos preparando para mais uma jornada de 11 a 16 de janeiro, na cobertura do 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA em Fóz do Iguaçu-PR, que além de suas características normais, terá em paralelo a ASSEMBLÉIA GERAL da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, quando será eleita a diretoria para o quadriênio 2013/2016 e o mundo da EDUCAÇÃO FÍSICA e ESPORTE comemorará os 90 ANOS DA FIEP MUNDIAL.

Em termos de Santa Maria, sem muitos detalhes, prefeito Schirmer anuncia a intençao de uma VILA OLÍMPICA para a Cidade e o nosso PARCÃO, quando teremos?
     Amigos além da nossa viagem ao Congresso de Fóz do Iguaçu, estamos, na qualidade de presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer d e Santa Maria – CAEL/SM, captando recursos para os projetos contemplados pela LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE DE SM. Tarefa dificílima, principalmente na busca de IPTU, vencendo a burocracia e tentando cobrir a verba para o projeto TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, que acontecerá no dia 22 de março, às 20h31min, no auditório do Colégio Marista Santa Maria.

     O outro projeto do CAEL-SM, com o patrocínio do PROESP-SM, é Memória do Esporte de Santa Maria, com a publicação do livro ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA, nosso quarto livro e este versará sobre o judô e basquetebol.

    Para abril, teremos o projeto Profissionais de Educação Física da FIEP do BRASIL Sem Fronteiras que complementará o circuito do Brasil que iniciou em 2008, no norte, passando no nordeste, centro-oeste, sudeste e agora de 8 a 21 de abril, fechará o sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo como anfitriã na última estada dos SEM FRONTEIRAS DA FIEP DO BRASIL, Porto Alegre, com a coordenação do delegado regional, professor Vilson Bagatini.

    E tem muito mais: Assembléia Geral da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb, em Aracaju;11ºEncontro dos Professores de Handebol das Universidades Brasileiras, em Vitória; Sem Fronteiras viagem para Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai; II Congresso Internacional de Gestão Esportiva, em Recife; portanto quando tivermos as confirmações voltaremos a essa Coluna

ANÚNCIO DE UMA COISA OLÍMPICA

É de espantar a falta de assessoria técnica para políticos, temos sempre defendido de que as pessoas certas – conhecedoras das diversas áreas - estejam nos lugares certos. Neste último sábado, no Jornal Diário SM, o prefeito Schirmer anunciou a intenção de ser construída uma Vila Olímpica, um Centro de Treinamento Desportivo. Ótimo. Só que de sonho temos vivido há quase 4 décadas para um PARCÃO para SANTA MARIA. Até agora, foram só ameaças e nada mais – foi o equivocado Parque da Nonoay (permutaram para a construção de equivocado Centro de Eventos, no CDM, tirando o ar puro) e agora lançado o Parque da Jockey (ainda moroso) e o Palotino, que nos parece ainda está só no papel.

O prefeito Schirmer, bem intencionado, sem muitos detalhes, fala na criação, digo construção de uma VILA OLÍMPICA. Uma necessidade, também levantada por nós, há muito tempo, pois se a cidade quer ser sede de futuros eventos nacionais e internacionais tem que ter no mínino uma estrutura física e também uma política de gestão. Hoje não é só construir, tem que se preocupar com a administração, manutenção e segurança do patrimônio.


PONTA PÉ INICIAL FOI DADO
Foto na Fazenda Paineira - Paniz, Schirmer, Marcus, Clery e Rogério
No 6 de dezembro de 2011, quando da estada de MARCUS VINICIUS FREIRE, genro do casal LIECHAVICIUS, em Santa Maria, CAEL-SM aproveitou e agilizou uma reunião na Fazenda da PAINEIRA, de propriedade do Casal, no Passo do Verde. Nela participaram conosco e Marcus Vinicius, o prefeito Schrimer e os assessores Rogério (gabinete) e Paniz (Secretário na época de Esportes e Lazer). Marcus Vinicius deu todas as informações, como e onde buscar verbas para um CENTRO DE TREINAEMNTO DESPORTIVO. Schirmer ficou entusiasmado, e pouca coisa evoluiu de lá para cá. Talvez de positivo essa idéia que ainda persiste e ele anunciou na reportagem no Diário desta semana.
MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA – CAEL-SM está já trabalhando para o resgate do esporte do Município, através da Lei de Incentivo ao Esporte, já publicou 3 livros: O ESPORTE DE SANTA MARIA no pódio; SANTA MARIA sob o olhar da MIDIA ESPORTIVA e recentemente, ESPORTES REVISADOS em Santa Maria – HANDEBOL e para este ano de 2013 – ESPORTES REVISADOS em Santa Maria – Judô e Basquete.

O objetivo final do projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SM é a construção de um MUSEU DO ESPROTE.

Muitas pessoas tem entrado em contato conosco e querem doar troféus e medalhas e similares, portanto temos que avançar e ter um local para já se inicie a catalogação desse material,que, servirá de acervo para o futuro Museu. Como também precisamos ter uma área, para que então se possa avançar com projetos de Leis de Incentivos Nacional e Estadual para a futura construção.

E a nossa sugestão, se sair, seria a sede do MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA nessa área onde será construído a VILA OLÍMPICA ou CENTRO OLÍMPICO DE SANTA MARIA.

Prefeito Schirmer, estamos nessa. Somos parceiros, no entanto, não adianta só ficar na idéia tem que partir para a prática, fazer um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO a fim de que os estudos avancem e tomo corpo.

PRÓXIMA COLUNA – Estaremos falando do Congresso Internacional de Educação Física de Fóz do Iguaçu, que estaremos participando como delegado da FIEP e na cobertura para a Rede Santa-mariense de Comunicação Esportiva – RESCE, formada pelas rádios Imembuí e Universidade, jornal Saúde Pela Prática e os blogs: Saúde pela Prática e a estréia do INFO SANTA MARIA

ESTEJAM CONOSCO – De segunda à sexta-feira, às 13h05min, no espaço SAUDE PELA PRATICA, na Rádio Imembuí e diariamente, no blog: www.saudepelapratica.blogspot.com.br





Nenhum comentário: