quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estamos com a nossa coluna no INFO SANTA MARIA
O nome é Saúde pela Prática

                                                                             Clery Quinhones de Lima

Depois da abordagem denominada” Largada” na primeira coluna no INFO SANTA MARIA, voltamos nessa semana falando sobre a denominação “ SAÚDE PELA PRÁTICA”
O nome SAÚDE PELA PRÁTICA tem caracterizado nossas ações na atividade física, esporte, lazer e comunicação esportiva, ultrapassando fronteiras em participações de Congressos, Seminários, Conferências, Fóruns e coberturas regionais, estaduais, nacionais e internacionais, nessa nossa vida profissional de quase 4 décadas.

O nome SAÚDE PELA PRÁTICA foi dado a um espaço que tínhamos na década de 80, no jornal A Razão, em colaboração. Inicialmente era uma coluna, depois passou para uma página.

O nome SAÚDE PELA PRÁTICA, como já existia o nome no jornal A RAZÃO, em abril de 1986, foi dado a um espaço diário diário na Rádio Imembuí e que permanecemos até hoje.

O nome SAÚDE PELA PRÁTICA foi dado ao informe esportivo em junho de 1994, quando iniciávamos o projeto para editar um informe esportivo, ideia já antes alimentada, mas aflorou quando uma funcionária do próprio Jornal A RAZÃO, percebendo o desacerto editorial que tivemos com a diretora do Veículo, perguntou-nos: “ Clery, tu não és jornalista? – Respondi: “ Sim somos.” Disse ela: Por que não faz um jornal? Dito e feito, foi um alerta e em agosto desse mesmo ano, lançamos o Projeto I do SAÚDE PELA PRÁTICA para os meses de agosto a dezembro. Deu muito certo. E ano a ano vem se consolidando. Hoje, indiscutivelmente, o informe esportivo SAÚDE PELA PRÁTICA é uma referência na comunicação esportiva da Cidade.

O SAÚDE PELA PRÁTICA tem sido fonte da informação para subsidiar o projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA, do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, que fazemos com o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE DE SANTA MARIA/PROESP-SM, através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE do Município, que entra no ano de 2013 para o seu quinto ano de existência. Esse projeto busca o resgate do esporte santa-mariense, que inicialmente quer registrar de forma impressa e o objetivo e criar o MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA.

Em 2007, QUILISPORT – Assessoria, Comunicação e Promoção Esportiva – é uma micro-empresa, que juntamente com o CAEL-SM criaram a REDE SANTA-MARIENSE DE COMUNICAÇÃO ESPORTIVA – RESCE, formada pelas rádios Imembuí e Universidade, Jornal A CIDADE, Saúde Pela Prática e como quinto veículo foi criado o blog www.saudepelapratica.blogspot.com.br. E toda essa estrutura de Comunicação Esportiva estreou na cobertura dos JOGOS DESPORTIVOS PANAMERICANOS no RIO DE JANEIRO.

De lá para cá, o nome SAÚDE PELA PRÁTICA consolida-se como Veículo da Comunicação no rádio, jornal e internet. Realiza a cobertura do Congresso Internacional de Educação Física em Foz do Iguaçu-PR, Jogos Olímpicos, Jogos Panamericanos, Conferências Nacionais de Esporte, Encontros e Congressos de Gestão Esportivas etc…

E, agora estamos com essa participação no INFO SANTA MARIA, semanalmente, e para caracterizar mais um VEÍCULO estamos, Senhor Coordenador, propondo de que a nossa coluna, a partir desta semana, passe a ser chamada também SAÚDE PELA PRÁTICA.

Certamente plenamente justificada pelo que nos propomos, no decorrer da existência deste Veículo, com a nossa presença semanalmente.


FELIZ NATAL – Encerramos a Coluna SAÚDE PELA PRÁTICA pedindo ao SENHOR DEUS que esteja presente em todos os corações na festa natalina, que haja alegria, que se restaure o AMOR e PAZ entre os HOMENS.

Voltamos no final do ano, no arrebentar do cordão da chegada do ano 2013.

FIQUEM COM DEUS.

       CLERY QUINHONES DE LIMA - Profissional de Educação Física (aposentado) , radialista, jornalista, escritor, presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria - CAEL/SM, diretor técnico de QUILISPORT, Secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer -CMEL, Delegado da Federação Internacional de Educação Física - FIEP. Autor dos Livros: I- ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO, II - SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA e III - ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA - HANDEBOL


Nenhum comentário: