domingo, 15 de janeiro de 2012

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA EM FOZ

 NA SOLENIDADE DE ABERTURA DO CONGRESSO
UNOPAR DECLARA QUE DARÁ APOIO À FIEP
Nesta noite de sábado, dia 14, no Centro de Convenções do Hotel Internacional, em Fóz, aconteceu solenidade oficial de abertura do 27º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA da Federação Internacional de Educação Física -FIEP.
Com a presença de autoridades políticas, esportivas, educacionais, convidados, acadêmicos e Profissionais de Educação Física do Brasil, países latinos, Portugal, Espanha e Alemanha.
A declaração Oficial de abertura foi proferida pelo presidente da FIEP Mundial, Almir Gruhn.
Teve  a palavra das autoridades e homenageados.
 Na fala do Chanceler MARCO ANTONIO LAFRANCHI, ex-delegado da FIEP no PR, criador da UNOPAR, declarou que a UNIVERSIDADE se coloca a disposição, naquilo que a FIEP precisar. 
Nós juntamente com o professor Paulo Antonelli, do PR, fomos os apresentadores do Evento.
Fotos de Cleryston Oliveira de Lima
Clery e Paulo Antonelli, os apresentadores do Evento
Marco Antonio Lafranchi declara apoio à FIEP, o que foi aplaudido por todos

TEXTO DE INTRODUÇÃO
Em janeiro de 1986, no Clube Oeste Paraná, aqui em FOZ DO IGUAÇU, realizamos o primeiro Cerimonial da Solenidade Oficial de Abertura do CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. De lá para cá, passaram-se 27 anos e aqui estamos: COORDENAÇÃO, autoridades, convidados, ministrantes de cursos, palestrantes e participantes, novamente reunidos para celebrar mais uma EDIÇÃO;
               Tantas coisas aconteceram em nossas vidas, quer onde vivemos, trabalhamos e aqui no nosso CONGRESSO. Pessoas que passaram  e outras que se agregam ao nosso trabalho.
               Mas o tempo passa  e às vezes numa velocidade impressionante e a FIEP continua na sua missão. Deste Congresso com John Andrews e Manuel Tubino e agora a era ALMIR e do SISTEMA CONFEF-CREFS, juntos consolidam-se com várias ações atuando de forma integrada. Entre os vários projetos da FIEP destacamos o PROJETO  PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA SEM FRONTEIRAS, que já ministrou cursos e levou a FIEP na América Central e  20 estados Brasileiros, nos anos de 2007,2008,2009,2010 e 2011.  Neste ano o Projeto foi recebido pela Câmara dos Deputados  e no Senado Federal em sessões especiais:  
                   Agora de 02 a 15 de abril, os SEM FRONTEIRAS estarão em BELO HORIZONTE, OURO PRETO, VITÓRIA, RIO DE JANEIRO e SÃO PAULO, também vão participar do Congresso dos Países de Língua Portuguesa  de 2 a 4 de abril em Belo Horizonte/MG.   Também durante o Mê de junho deste ano, os Sem Fronteiras estarão participado do Congresso Europeu da FIEP em Barcelona / Espanha.
               Nesse tempo de um quarto de século, podemos dizer que o esporte, a Educação Física  evoluíram e a FIEP de algum modo serviu de referência,  focando sempre nos propósitos centrados nos valores humanos, cuja sustentação sempre esteve e estará agregada às pessoas (vidas) que, foram e são muitas tendo um ponto em comum entre elas, a melhor qualidade revestida pela nobreza de querer ser um pouco melhor hoje do que foram ontem.
               É com um grandioso sentimento de paixão que estamos juntos, vivendo de perto mais um Congresso FIEP. Com a certeza de estarmos trabalhando juntos a cada dia para o desenvolvimento da educação física brasileira e de toda a América Latina, que hoje celebramos a realização deste, que é o Maior Evento da FIEP em todo o Mundo.
               Com certeza nos lema diz o que sentimos e o que vivemos:
 eu vivo o congresso FIEP
               Sem dúvidas, a missão do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA reveste-se de grande importância  no contexto atual.   Ainda mais, quando o país se volta para os megas eventos esportivos: Entre eles destacamos em 2014 a Copa do Mundo de Futebol, em 2016 Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e vários outros Campeonatos Mundiais de Modalidades.
                Nesta oportunidade, teremos os seguintes Eventos Paralelos: IX Congresso Brasileiro Científico da FIEP – Prof. Dr. “Manoel Gomes Gomes Tubino”,  IX Congresso Latino-Americano da FIEP;  V Seminário de Legislação Desportiva;  Seminário de Atividades Físicas na Atenção à Saúde; II Fórum de Coordenadores dos Cursos de Educação Física;  X Fórum de Educação Física do Mercosul;  III Seminário Valores do Esporte e Educação Olímpica,  II Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física; IV  Fórum Nacional da ABGL – Associação  Brasileira de Ginástica Laboral e a Reunião dos Presidentes dos Sindicatos de ACADEMIAS.   Reunião Plenária do CONFEF dos CREF 6 Minas Gerais,  CREF9 Paraná e CREF14 Goiás / Tocantins,  Tudo isto em um CONGRESSO.
             O Congresso  tem a Chancela da UENP – Universidade do norte do Paraná –Jacarézinho/PR  dos cursos de Ed. Física e Fisioterapia.
            Não podemos esquecer  dos nossos parceiros:  SISTEMA CONFEF/CREFs; UENP-Jacarézinho.   ITAIPU BINACIONAL,  SESI, CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA FIEP, CREF9/PR,  ELEMENTUS – Comunicação e Marketing.
Público presente 
COMPOSIÇÃO DA MESA-  Prof. ALMIR ADOLFO GRUHN, Presidente da FIEP MUNDIAL; Prof. Ms. JORGE STEINHILBER  / Presidente do Conselho Federal de Educação   Física; Marcelo Ferreira, Secretário Municipal de Esportes de Fóz do Iguaçu; Deputado Federal do Paraná -   JOÃO ARRUDA;  Doutor RINALDO BERNARDELLI JUNIOR – Vice Reitor da Universidade Estadual Norte do Paraná,  instituição que chancela o congresso; Prof.  ANTONIO EDUARDO BRANCO,  atual Presidente do CREF9/PR ; Profissional de Educação Física:     MARCIO   ATALLA,  que  conquistou o Brasil e abriu um espaço na Midia Brasileira com o Medida Certa no Fantástico – Rede Globo, com os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli ;  Profissional -  Chanceler   MARCO ANTONIO LAFRANCHI   foi o primeiro delegado da FIEP no Estado do Paraná em 1977 a 1984, Criou a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR,  UM EMPRENDEDOR DE SUCESSO., ;  Profissional  de Ed. Fisica  ELIZABETH BUENO LAFRANCHI;  Prof. Dr.  JORGE  DIAZ  OTAÑEZ - Vice-Presidente pela América Latina, e,        Delegado Nacional Argentina;  Prof. Dr.  CLAUDIO AUGUSTO  BOSCHI - Presidente do CREF6/MG, Prof. Dr. JOÃO BATISTA GOMES TOJAL – 1º  Vice presidente do Sistema.
         Almir fez a Declaração Oficial de Abertura
Almir e toda a mesa de autoridades
Jorge Stenilber, do CONFEF
Deputado Federal João Arruda, do PR 
Jorge Diaz Otanez, Vice-Presidente da FIEP da América Latina
 Boschi, da FEIP MINAS coordenou a entrega da Medalha Sylvio Raso
Marcio Atala, que coordenou o Programa Medida Certa no Fantástico 
Márcio Atala fala
Casal da UNOPAR, Chanceler Marco Antonio e Elizabeth Bueno Lafranchi, homenageados.
Márcio Atala, casal Lafranchi
Casal Lafranchi com o presidente ALMIR GRUHN da FIEP MUNDIAL
PUBLICO PRESENTE
Branco, Presidente do CREF-PR, homenageou casal LAFRANCHI e o DEPUTADO JOÃO ARRUDA
Lafranchi agradeceu a homenagem e animou a todos declarando apoio à FIEP
Bagatini e Almir entregam BANDEIRA DA FIEP à Bruno Matos, Delegado da FIEP DE GOIÁS que será sede em maio do 7º Congresso Brasileiro FIEP.
Almir recebe homenagem Ronaldo Bernardelli Junior, da UNPR

No encerramento da solenidade de abertura, uma foto com o filho Cleryston e a nora Ana Flávia.
SEGUNDO DIA DO CONGRESSO
Depois da solenidade de sábado, o Congresso na prática começa, com todos os 43 cursos pela manhã, tarde e vespertino e os eventos paralelos.
A secretaria está no DINAMICA e também as sessões científicas, feira e alguns cursos e no BELA ITALIA estão os demais eventos paralelos.
( CLERY - Editor)