terça-feira, 17 de abril de 2012

POSICIONAMENTO DA EDITORIA DO SPP A RESPEITO AO PROJETO SEM FRONTEIRAS

PROJETO EXEMPLO PARA O BRASIL

                                                            Clery Quinhones de Lima

Indiscutivelmente a Federação Internacional de Educação Física-FIEP do Brasil lança-se, de forma pioneira no trabalho de difusão da Educação Física , com realização do projeto PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS DA FIEP DO BRASIL levando especialistas em vários temas para ministrarem mini cursos para acadêmicos e Profissionais de Educação Física de todo o Brasil, assim como também premiando com certificados, Diploma de Delegado de Honra e medalhas Sylvio Raso(condecoração que homenageia ex-presidente da FIEP Brasil)Entidades e Pessoas que contribuíram ou contribuem ainda com o desenvolvimento da Educação Física e Esportes de todos os estados brasileiros.

Na qualidade de Profissional de Educação Física e Jornalista, Delegado da FIEP do RS e integrante dos SEM FRONTEIRAS, desde 2010, sentimo-nos muito à vontade para falar deste projeto apaixonante. Claro que não é só mar de rosas, tem-se muitos obstáculos, mas todos transponíveis pela causa que abraçamos pela Educação Física.

Dizemos isso porque os seus integrantes de vários estados brasileiros, deslocam-se de seus estados para ministrarem mini cursos gratuitos (especialistas de vários temas) nos locais de realização do projeto, cobrindo seus gastos e nos estados tem a cobertura de hospedagem e alimentação, por parte da organização, normalmente efetuada pelos delegados da FIEP estaduais e Conselhos Regionais de Educação Física – CREFs.

Já passadas as regiões do norte, nordeste, centro-oeste e agora a sudeste, o Projeto irá fechar com a região sul, em abril de 2013. Nestas passagens, na bagagem dos SEM FRONTEIRAS muita experiência, pois podem ter certeza de que cada região apresentou a sua peculiaridades e assim como os Profissionais deixaram seus conhecimentos com acréscimo de subsídios obtidos no “feedbach”, retorno de cada região.

FIEP cumpri com a sua parte, mas bem que deveria ter um apoio formalizado do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF(é justo que se diga de que de formas variadas, os Conselhos Regionais de Educação Física- CREFs dos estados tem participado) pois o Projeto SEM FRONTEIRAS é desbravador, proporciona conhecimentos em várias áreas da Educação Física, assim difundindo e mesmo os integrantes dos SEM FRONTEIRAS fazem parte do SISTEMA, sendo contribuinte do mesmo.

Agora, resta-nos esperar os SEM FRONTEIRAS nos estados do sul, muito especial para nós gaúchos, quando o RS será o estado que concluirá esse Projeto de 8 a 21 de abril de 2013 e terá como coordenador maior o professor Vilson Bagatini.

Com a certeza de missão cumprida até aqui,despedimo-nos, augurando toda a felicidade aos colegas SEM FRONTEIRAS, apoiadores, participantes e fica o nosso abraço e votos de bênçãos do SENHOR com o derramar de muitas graças e discernimento nas ações de todos nós.

(EDITOR DO SPP)

MATÉRIA JORNAL A CIDADE A SER VEICULADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA


PROJETO EXITOSO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

(Por Clery Quinhones de Lima, de CAEL-SM, Delegado da FIEP do Brasil, colaborador de A Cidade)

Desde 2008, anualmente no mês de abril, a Federação Internacional de Educação Física – FIEP do Brasil tem um grupo de Profissionais de Educação Física de vários estados brasileiros, com especialidades diferentes na área da Educação Física e Esporte, que chamou de SEM FRONTEIRAS. O projeto iniciou a ministração de mini cursos pelos estados do norte, seguiram o nordeste, centro-oeste e neste ano de 2012 foi no sudeste e encerra em 2013, na região sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 CLERY na solenidade em São Paulo
Aulas, mas também direito ao turismo. GRUPO SEM FRONTEIRAS no CORCOVADO - RIO

A participação dos SEM FRONTEIRAS é de forma comunitária, com os integrantes pagam o transporte do seu estado até o local e os delegados regionais da FIEP com CREFs organizam o evento, os Profissionais ministram os mini cursos gratuitamente e a organização dá a hospedagem, alimentação e transporte interno. Essa participação é inédita no mundo, uma organização fazer este tipo de trabalho, levando conhecimento dentro das várias especialidades de seus integrantes, assim como resgatando a história da Educação Física no Brasil, homenageando as entidades e pessoas que fazem ou fizeram essa história.



CONGRESSO DA LINGUA PORTUGUESA

Com o tema “Desporto: Cultura, Estética e Excelência”, o XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa acontecerá de 2 a 5 de abril em Belo Horizonte e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais. .O evento será realizado pelo Instituto Casa da Educação Física, que será responsável por toda a organização do Congresso, e pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, a qual cuidará dos assuntos Acadêmicos Científicos, contando com a parceria do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região - CREF6/MG e do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP.

A participação dos SEM FRONTEIRAS na região sudeste teve um momento memorável, pois além do trabalho normal do GRUPO, na cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto, em Minas e nos estados de ES, RIO e SP, os SEM FRONTEIRAS participaram do XIV Congresso Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. Assim como vários delegados da FIEP, numa iniciativa da FIEP DO BRASIL e dos países da América do Sul, numa deferência especial da organização do evento, através do também delegado da FIEP de MG e do CONFEF, Boschi, muito especial através da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BH.



ATIVIDADES

Os integrantes do Projeto SEM FRONTEIRAS, normalmente chegam num dia, tem a solenidade de abertura do evento à noite , ministram aulas no outro dia em horários e turnos estabelecidos para a especialidade de cada um dos seus integrantes. Tem um dia de visitação, um tour pela cidade e no outro dia viajam para outro estado, onde reiniciam a maratona. Neste ano, na região sudeste foi um pouco diferente, pois os SF participaram do CONGRESSO DOS PAISES DE LINGUAS PORTUGUESA em paralelo a estada no estado de MG, mas a partir do ES, o Projeto SEM FRONTEIRAS seguiu mesma a sistemática.

ROTEIRO

Em Belo Horizonte/MG – Período de 2 a 4 de Abril – Participação no Congresso Países de Língua Portuguesa, Reunião com os Países de Língua Português; Reunião da FIEP e Comitê Brasileiro; Ouro Preto/MG - 4 a 6 de Abril; Vitória / Vila Velha - ES - 7 a 9 de Abril; Em Rio de Janeiro / RJ - 9 a 12 de Abril e São Paulo / SP - 12 a 15 /Abril

PALESTRAS DOS SEM FRONTEI RAS

ALMIR Adolfo Gruhn - Foz do Iguaçu/ PR Palestra de Abertura: Tema: O que é a FIEP e suas ações e Homenagens da FIEP a entidades e pessoas destaques na Educação Física e Esportes nos Estados; 2) VILSON Bagatini - Porto Alegre/RS. Tema: Psicomotricidade; 3) ROSA Maria A. Costa - Belém/ PA.Tema: Atividades Recreativas e Danças Folclóricas ; 4) SÔNIA Maria Bordin - Foz do Iguaçu/PR. Tema: Nutrição Desportiva ; 5) CLERY Quinhones de Lima - Santa Maria/RS. Tema: A Relação da Atividade Fisica/Esporte com a Comunicação.; 6) LEONOR M. S. Palha de Araújo - Teresina/PI Tema: Educação Física Escolar ; 7)ALMIR Diogenes Facchinatto - São Paulo/SP. Tema: Gestão e Manutenção de equipamentos de Musculação, Fitness e em meios estruturais em Academias;8)NELSON Schavalla -Pato Branco/PR.Tema: Tchouk Ball – O Jogo da Paz; 9) GILDÁSIO José dos Santos - Curitiba/PR. Tema: Saúde Publica através da Ed. Física – NASF –10 SÉRGIO Kudsi Sartory – Rio de Janeiro / RJ.Tema: Lutas Educativas; 11) JULIMAR Luiz Pereira - Curitiba/PR. Tema: Avaliações Fisiológicas na Academia, Escola.

PARTICIPAÇÃO DE SANTA MARIA

Santa Maria esteve representada por nós, que além de integrante do Projeto SEM FRONTEIRAS, quando ministramos o tema: “ A relação da atividade física-esporte com a comunicação.”, fizemos a cobertura do evento para o blog: www.saudepelapratica.blogspot.com, nosso jornal Saúde pela Prática (terá um encarte especial na edição do mês de maio), boletins para a rádio Imembui.