quinta-feira, 26 de abril de 2012

NOSSO BLOG DIVULGANDO AS ATIVIDADES FISICAS E ESPORTE

BASQUETE SM, 80 ANOS EM 2012
Recebemos, via Garibaldi, assinado pelo presidente do Coríntians, CAUZZO, o e-mail que registra a programação dos 80 ANOS de glória do basquete santa-mariense.
Eis:
O Basquete de Santa Maria faz 80 anos



Boa tarde,
Com a saudação do octogenário Corintians Atlético Clube, de Santa Maria, em nome da Diretoria desta entidade, comunico-lhe que a data de aniversário de criação do basquete nessa cidade, é 30 de abril.
Oitenta anos de basquete no Corintians, serão comemorados com várias atividades esportivas e sociais, a partir dessa data, durante o ano em curso.
Da programação elaborada, podemos oficializar o que segue:

— Competições desportivas (27/04 14hs- Encontro de Basquete Mirim; 5/5 8h30min - Reabertura do Departamento de Judô; 12 e 13/5 - Etapa do Campeonato Gaúcho de Artes Marciais, 8/7 8hs - Taça SM Corintians de Futsal feminino, entre outras);

— Homenagem da Câmara de Vereadores de Santa Maria — Sessão solene, dia 19 de julho às 18 horas;

— Jantar Comemorativo, dia 20 de julho.

Nessa oportunidade, será descerrada uma placa patronímica, denominando o Ginásio, Saul José Macheline, em homenagem ao presidente, que em sua gestão, em 1962, construiu o prédio do Corintians.

Posteriormente, a placa será afixada no prédio do Clube.

Igualmente, nessa noite, será realizado o lançamento da edição de uma revista comemorativa aos 80 anos do Corintians.
Em anexo, enviamos-lhe um texto alusivo às comemorações do aniversário de 80 anos de basquete em Santa Maria, da escritora Aristilda Rechia, que também é autora da letra do hino do Corintians, e integra a Diretoria deste clube.

Oportunamente, estamos nos colocando à disposição para mais informações e possíveis entrevistas e reportagens sobre esse grande marco comemorativo do basquete Santa-Mariense, do qual gostaríamos de contar com a sua colaboração para juntos, engrandecer o esporte na cidade.
Auspicioso será para o Corintians a sua participação.
Atenciosamente,
Nelson Cauzzo
Presidente

Texto da Professora e Escritora ARISTILDA RECHIA:

O BASQUETE DE SANTA MARIA FAZ 80 ANOS
Uma competição entre um grupo de jovens santa-marienses e a Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, foi o marco fundamental para o início de uma sociedade que se transformaria, muito em breve, no Corintians Atlético Clube. Em abril de 1932 a ACM lança um desafio à rapaziada de Santa Maria, confiante na invencibilidade do time. A disputa ocorreu no Colégio Centenário, e com a vitória de Santa Maria, a turma do topa tudo encheu-se de entusiasmo e de confiança e no calor da comemoração que varou a madrugada, decidiu criar uma sociedade. Daquele minuto em diante, estava selada a sorte do basquete em Santa Maria.

Desse embrião, afirmamos, do alto de oitenta anos de existência, que o Corintians é o basquete desta cidade. Santa Maria é o coração do Corintians e o Corintians é o clube do coração.

São oitenta anos de lutas, disputas, vitórias, às vezes, derrotas dentro da quadra e fora dela; dificuldades financeiras, teimosia apaixonada em manter acesa a chama do berço do basquete desta cidade, que alimentam mais e mais o elã corintiano de festejar os obstáculos vencidos e olhar com otimismo para frente, e continuar a caminhada defendendo o esporte, sadio entretenimento do corpo e do espírito.

Há dez anos, comemoramoscom toda a pompa e circunstância os 70 anos do Clube, que começou no Alçapão da Acampamento. De lá para cá, as mudanças na década de 2002-2012 apenas se fizeram sentir em nossos rostos e em nossas lembranças, mas em nosso mundo interior as energias se renovam. O tempo não arrefeceu em nós, corintianos, a garra nem a vontade.

Sem confrontarmo-nos com outras potências sociais da cidade, orgulhamo-nos do Corintians, monumento da General Neto nesta cidade, porque ele nunca mudou sua identidade. Nasceu do esporte e continua sua trajetória como clube genuinamente esportivo. Por isso, as comemorações do aniversário do Clube incluem muitos eventos na área, a iniciar com o I Encontro de Mini Basquete, no dia 4 de maio, tendo como sede, oCorintians, berço do basquete de Santa Maria.

No dia 30 de abril próximo é a data oficial do aniversário do Clube. E durante este ano de 2012, a Diretoria elaborou uma programação especial para comemorar os oitenta anos desse vovô, que o vigor e a efervescência da nova geração, agitando em suas quadras, o tornam mais forte, e o faz mais jovem a cada ano que passa.

Aniversário é uma comemoração referente a um evento importante, e nada mais importante que comemorar o dia do nascimento de alguém que se doou pelo Clube, que idealizou, alavancou e construiu,em 1962, o prédio do Ginásio do Corintians, assim como o conhecemos hoje. É uma homenagem justa que resgata a memória do Presidente Saul José Macheline.Durante o ano do 80º aniversário do Corintians, os atletas veteranos e atuais, autoridades, amigos corintianos e convidados especiais realizarão um jantar festivo (sob adesão) de confraternização com a comunidade santa-mariense no dia 20/07, data de aniversário de Saul Macheline, com premiação para os atletas–destaque do basquete corintiano da última década edescerramento de uma placa comemorativa (ponto culminante das festividades) que dará o nome de SAUL JOSÉ MACHELINE ao Ginásio de esportes do Corintians. No jantar estarão presentes os Tri Campeões Estaduais de Basquete (60/62), como Mair Face, Bonuglia, Bibi, Patí, Paulinho, Queijo, Clóvis Lima entre outros. Na oportunidade será realizado, também, o lançamento da Revista dos 80 anos do Clube.

NOSSO BLOG DIVULGANDO AS ATIVIDADES FISICAS E ESPORTE

DE SANTA MARIA FORA DO AR
Desde a tarde da última terça-feira, o provedor local - não a PROCERGS e sim o outro, que não informou, fomos saber na madrugada de hoje, estava com problemas e nós daqui de Santa Maria não podíamos acessar o blog. Tivemos matéria colocada pela colega ROSINHA direto de Belém. Mas agora estamos prontos para operar, se Deus quiser.
Desculpa. CLERY