segunda-feira, 18 de junho de 2012

SANTA MARIA NO CURSO DE SOLIDARIEDADE OLIMPICA - ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA:
EVENTO ABRIU HOJE NO UNIÃO
Desde ontem, estamos em Porto Alegre, somos hospede do Bagatini, que também faz o curso conosco. É promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, através do Instituto Olimpico Brasileiro - IOB, com o apoio da Secretaria Estadual de Espoporte e Lazer -SEEL-FUNDERGS. Será realizado até o dia 22.
Santa Maria está representada por nós, professor Matheus, da UFSM e Lisete Ines Frohlich, supervisora administrativa do AVENIDA TENIS CLUBE.
Compuseram a mesa: Secretário de Esportes do RS - Kalil Sehbe Neto; Superintendente do Instituto Olimpico Brasileiro - General Heleno; Presidente da FUNDERGS - Renita Dametto e o Presidente do União, Saulo.
Teve a introdução do Hinoa Nacional Brasileiro e o Hino Olímpico.
Usou da Palavra o presidente doUnião quer disse estar o Clube cumprindo com os seus objetivos, qual seja de contribuir com o desenvolvimento do esporte, sediando o evento.
Renita, da Fundergs, antes de ler um texto fez agradecimento a equipe do COB, FUNDERGS e União que preparam o evento.

General Heleno, do IOB, falou do esforço conjugado dos promotores em realizar um evento de Administração Esportiva, por isso os agradecimentos do COB a todos participantes e que reforçava as palavras do presidente do União de que espera que o aprendizado do Curso seja colocado em prática.


Kalil Sehbe, da SEEL, repetiu o que tem dito em todas as suas participações que o RS está com cara nova, com uma nova visão do esporte. Disse que nestes 15 meses da Secretaria muita coisa foi feito. Reafirmou que breve, o RS terá uma Politica Esportiva e de Lazer. "Estamos empreendendo uma administração com responsabilidade, buscando um desenvolvimento educativo e social."
Depois foi desfeita a mesa e iniciou a palestra do General Heleno que falou com parceria de Nira Lima sobre O Movimento Olímpico - História e Estrutura.
Heleno afirmou que o objetivo é colocar o Brasil no TOP TEAM, entre os 10 mais vencedores dos Jogos Olímpicos, até o ano 2016, ano da Olimpíada do Rio. E reforçou que a base está centrada no Professor de Educação Física. Destacou que para isso é necessário produzir gestão.

Nira Lima,de uma forma descontraída, falou da História dos Jogos Olímpicos Antigos, de 776 A.C até 393D.C. Até a retoma eM da dos Jogos, com a criação em 1894 com o Congresso de Sourbonne e os Jogos em Atenas, no ano de 1896. O Comitê Olímpico Internacional -COI foi fundado em 1915, em Loussanne, na Suiça.

Á tarde, toda ela foi usada por Ricardo de Moura, da natação, que tem ocupado vários cargos na Confederação Brasileira e Federação Internacional de Natação. Falou sobre Gestão de uma Organização Esportiva Olímpica - Desde os conceitos, passo a passo do seu desenvolvimento, sua aplicabilidade, Plano estratégico, riscos. Foi dinâmico tendo a particiação de situações exemplificadas por alguns participantes do evento.
Participam em torno de 100 pessoas.
Parte do público
Clery e Bagatini acompanhando o curso
PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA
Pela manhã - Planejamento estratégico com Mauricio Rodrigues e Metodologia de Gerenciamento de Projetos com Vanessa Schmidt. Á tarde - Continua com os mesmos professorese terá Elaboração de Projetos Esportivos: Estruturação e gestão de pólos esportivos

NOSSO BLOG DIVULGANDO O ESPORTE E ATIVIDADES ESPORTIVAS

Rio+20 e esporte: evento paralelo debate sustentabilidade no setor

Boletim Eletrônico - CONFEF
ESPORTE NO RIO + 20


O CONFEF ajuda a promover, em 21 de junho, das 9h às 19h, a Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz, único evento paralelo à Rio+20 a discutir a sustentabilidade na gestão e prática esportiva e a transição à Economia Verde pelos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fará a abertura oficial do evento.
A Cúpula Internacional deverá reunir, além de líderes e tomadores de decisão do esporte mundial e nacional, diversos outros profissionais relacionados ao setor, como pesquisadores, atletas e jornalistas da imprensa esportiva. O evento terá transmissão ao vivo, pela Internet, através dos links www.confef.org.br/CupulaEsporte (em português) e www.confef.org.br/SummitSport (em inglês). Os espectadores também poderão enviar suas perguntas à Cúpula.