segunda-feira, 8 de outubro de 2012

II EGESM:


EDUCAÇÃO FÍSICA DA FAMES MARCOU 

PRESENÇA NO EVENTO PATROCINADO 

PELO PROESP-SM


PROFESSORES, EGRESSOS, ACADÊMICOS DA FAMES NO II EGESM

Nos dias 5 e 6 de outubro, o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer –CAEL/SM e QUILISPORT promoveram o II ENCONTRO DE GESTORES ESPORTIVOS DE SANTA MARIA – II EGESM no salão do SESI de Santa Maria, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria/SMED e CMEL, com o patrocínio do PROESP-SM, através da captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte pelas empresas: SUPERAUTO, UNINGÁ-SM e GARAGEM CENTRAL. Teve a participação de Profissionais de Educação Física, no entanto o  Curso de Educação Física da FACULDADE METODISTA – FAMES foi o destaque, tendo a maioria dos encontristas.

Professor, Dr. LAURO ELY, da UFRGS, foi o ministrante dos temas: CENÁRIO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e ELABORAÇÃO DE PROJETOS.
 O evento também prestou uma homenagem póstuma ao Profissional de Educação Física ARY RENAN, do SESI, falecido em um acidente de carro, que por 25 anos foi responsável pelo esporte e lazer do Centro de Atividades do SESI de Santa Maria.

       Com a trilha QUILISPORT, com a apresentação de Miguel Gomes, a solenidade oficial iniciou no horário – 8h31min, no salão do SESI. Saudou aos presentes e logo chamou o coordenador geral  e criador do II EGESM, Clery Quinhones de Lima para justificar a realização do Evento.

          “ Obrigado Miguelzinho, companheiro de vários eventos. A nossa saudação muito especial a todos. Muito obrigado pelas suas presenças. Graças a Deus, estamos com o nosso ENCONTRO DE GESTORES ESPORTIVOS DE SANTA MARIA. É a segunda edição. A primeira foi em junho do ano passado lá no SEST/SENAT e hoje estamos no outro S, no SESI. E foi de propósito, pois o II EGESM quer prestar uma HOMENAGEM PÓSTUMA ao nosso querido ARY RENAM. Convidamos a todos para que façamos UM MINUTO DE SILÊNCIO.”

        Prossegue Clery:” Estamos na casa em que por décadas o ARY RENAM desenvolveu o seu trabalho de PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Nesta salão, quantos eventos foram realizados, com a sua coordenação. Quem não teve o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver, perdeu. Um Profissional tranquilo, que não se apavorava com o acúmulo de atividades, as fazia – uma a uma. ARY RENAM nos deixou, mas o seu legado ficou. E QUILISPORT – CAEL-SM que organizam o EGESM não poderia deixar de fazerem essa manifestação, num evento que fala da ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO ESPORTE E LAZER. Diga-se que no ano passado, o ARY RENAM estava conosco. É amigos - OS HOMENS PASSAM e SUAS OBRAS FICAM - Hoje não vamos falar muito, porque a nossa opinião já está externada no texto que está na pasta do ENCONTRO.  Vamos dar continuidade a nossa solenidade de abertura, depois nós voltamos com as informações técnicas e para iniciar a programação técnica do II EGESM.   Mais uma vez o muito obrigado a todos e que DEUS NOS ABENÇOE.
    Na sequência teve um vídeo com Jamile cantando “ACREDITE” e o Hino Nacional Brasileiro. Clery recebeu as autoridades: Luiz Fernando Nunes, Secretário de Esportes; Christian Bertóia, Presidente do CMEL; Prof. ministrante, Lauro Ely; Prof. Leandro Kruel, representante do SESI; Prof. Haury Temp, da FAMES.


     Lauro, Christian,Dida, Leandro e Haury

    Leandro fez a saudação pelo SESI, destacou a lembrança do evento homenagear o colega Ary Renan e da alegria da Instituição em receber o II EGESM


    Christian, pelo CMEL, falou da importância do evento, que cumpre os objetivos da Lei de Incentivo do Esporte de SM, pois oportuniza o conhecimento da Lei e a elaboração de projetos. Lembrou que a Lei deve ser mais bem aproveitada pelas Entidades Esportivas do Município.
F     Lauro, professor ministrante, parabenizou a iniciativa da realização do evento e que estava presente para socializar os seus conhecimentos.


     Luiz Fernando Nunes-DIDA, pela Prefeitura, enfatizou que é necessário a consonância da teoria com a prática e que o esporte só pode avançar quando haver essa sincronia. Lembrou que a Secretaria de Esportes sempre está aberta para interagir com a comunidade;” Temos que fazer parcerias.”
SESI/SESC/SEST-SENAT

Lucas, Leandro e Alexandre do Sistema”S”.
   A primeira atividade foi a exposição das ações do Sistema S, representados pelos seus coordenadores: Paulo Maltese (Lucas), SEST/SENAT; Leandro Kruer, SESI e Alexandre Grings, SESC.
AVENIDA TÊNIS CLUBE

   A exposição do ATC foi feita pelo próprio presidente LEOMIR DE CASTRO GIRONDI, que didaticamente falou das origens do Clube, sua estrutura, departamentos, participação em competições e a arrancada do ATC na busca de incentivos para atender a dinâmica que o clube tem empreendido. Agradeceu pela oportunidade.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE

    Prof.a Michele Vargas Antonello, pelo CMEL e Secretaria das Finanças, que participou da equipe do professor Giacomini, em 2008, quando foi editada a Lei, mostrou todos os passos a serem seguidos desde a preparação da documentação pela Entidade Esportiva para efetura a sua inscrição junto a SMEL, elaboração de projetos, aprovação e a captação de recursos.
Participantes atentos a exposição de Michele.