domingo, 28 de outubro de 2012

OLIMPIADA UNIVERSITARIA ENCERRA EM FOZ






domingo, 28 de outubro de 2012



 
FUGE SATISFEITA COM RESULTADOS

( Ouro no voleibol, bronze no handebol e basquete e 24 medalhas no esportes individuais)

De 17 a 27 de outubro, em Foz do Iguaçu-PR, a Federação Universitaria Gaúcha de Esportes–FUGE, com o apoio do Governo do Estado do RS, através da Secretaria Estadual de Esportes e FUNDERGS,com uma delegação de 140 pessoas participou da 60ª. Edição dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS-JUbs, também chamada de Olimpíada Universitária - que a partir de 2013 perde esse nome e volta a ser JUBS,nos esportes individuais - de atletismo, judô, natação e xadrez(de 18 a 21) e nos coletivos de basquete, futsal, handebol e voleibol (de23 a 27).
O Evento foi uma realização da Confederação Brasileira Universitaria de Desportos –CBDU e Comitê Olimpico Brasileiro- COB, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fóz de Iguaçu e contou com a participação das Federações Universtiárias de Esportes de todos os estados brasileiros e DF, através das Instituiçoes Educacionais Superiores – IES. Do RS integraram a delegação da FUGE: Atletismo – SOGIPA, UPF, UCS, UNICS, UFRGS, FEEVALE; Basquete Masculino – FEEVALE futsal masculino – UFSM Futsal Feminino – ULBRA – Handebol Masculino – ULBRA-Santa Maria. Handebol Feminino – FEEVALE – Judô - Uniritter, Sogipa, Unipampa, UFRGS, ULBRA .Natação – UFRGS/ULBRA ; Voleibol Masculino; Voleibol Feminino – Univates – Xadrez – UPF/UPFEL ,UNISC, UFRGS.
O RS, na 1ª. Etapa, conquistou 24 medalhas. Atletismo - com 8 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 bronze; Nataçao com 1 prata e 3 bronze; Judô – 3 prata e 2 bronze e xadrez- 1 prata . Nos esportes coletivos, teve ouro no voleibol feminino- UNIVATES(1ª Divisão),bronze no handebol masculino-ULBRA-SANTA MAIRA (2ª. Divisão)e basquete masculino- FEEVALE (2ª. Divisão).
Para 61ª. Edição da OLIMPIADA UNIVERSITARIA,que será realizada em Goiânia, em 2013, o RS permanece na primeira divisão no voleibol feminino; segunda divisão, com o handebol masculino,basquete masculino, futsal masculino, voleibol masculino, handebol feminino e futsal feminino.
O presidente Queiroga, da FUGE, avaliou como altamente positiva a participação do RS, pois manteve a tradição de ser uma delegação disciplinada e como sempre traz vários troféus e medalhas. Agradece o apoio dado pelo Governo do Estado do RS, através da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer - FUNDERGS . De igual forma, Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira Universitária de Desporto-CBDU, considerou mais um exitoso evento, com boa participação e bons resultados.

MISSÃO CUMPRIDA
Orgulhou-nos muito, foi gratificante ter participado de mais uma cobertura nacional, nessa nossa vida de comunicação esportiva, na qualidade de Profissional de Educação Fisica e Jornalista em atividades a quase 4 décadas.
Nessa jornada, tivemos a oportunidade oferecida pelo esporte – congraçamento e conhecimento - pudemos manter contatos com várias pessoas da comunicação e Instituições do Esporte Brasileiro, desde dirigentes, técnicos, atletas, árbitros e colegas jornalistas
Obrigado Senhor DEUS, pelo discernimento e orientação nesses 12 dias de cobertura de Fóz do Iguaçu, com boletins para as rádios Universidade e Imembuí, matérias no blog exclusivo criado por QUILISPORT e CAEL-SM – WWW.olimpiadauniversitaria.blogspot.com.br e matéria no jornal SAUDE PELA PRATICA.
Por fim, agradecimentos à FUGE, pela visão administrativa do presidente Queiroga e o vice, Lauro Ely, pelo convite como jornalista do RS e muito especial aos Veículos: Rádio Imembuí e Universidade que abriram espaços para que pudéssemos realizar a cobertura dessa Olimpíada Universitária histórica, pois a partir do ano de 2013 volta a se chamar Jogos Universitários Brasileiros-JUBS.
(CLERY QUINHONES DE LIMA - EDITOR)

Equipe da FUGE - Anderson, Ariane, Lauro, Gilson e Queiroga
,
Nossa entrevista com o presidente da CBDU, Luciano Cabral, de Alagoas