quinta-feira, 31 de janeiro de 2013




















Clery Quinhones de Lima
CLERY QUINHONES DE LIMA
Profissional de Educação Física (aposentado) , radialista, jornalista, escritor, presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria - CAEL/SM, diretor técnico de QUILISPORT, Secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer -CMEL, Delegado da Federação Internacional de Educação Física - FIEP. Autor dos Livros: I- ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO, II - SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA e III - ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA - HANDEBOL.


CORAÇÃO PARTIDO

31/01/2013 




Essa é a nossa coluna que está no site
www.infosantamaria.com.br

A TRAGÉDIA acontecida na madrugada de 27 de janeiro, na KISS, deixou-nos estonteados. A cidade sorriso, pujante, alegre, universitária tomou-se de pura tristeza, rostos sofridos com esta “barbaridade” que retirou do pleno vigor de uma juventude o viver e sonhos futuros.

Foi às 6h da manhã, que soubemos da TRAGÉDIA. Estávamos em Santana do  Livramento com a esposa Lucia e os filhos Wellyngton de 21 anos e Lidy de 18 anos. Meu filho Cleryston Oliveira de Lima, 28 anos, estava correndo e passou próximo ao local e viu aquele pavor e me ligou.
A partir daí, fui para a internet, as informações eram desencontradas, mas davam conta de no máximo 30 mortos e uns 80 feridos. Mas no decorrer este número foi tomando proporção e chegou a essa avalanche que, infelizmente, ainda pode aumentar.
Nosso retorno era para à tarde, mas, como nossos meninos começavam a saber de serem vítimas, muitos de seus conhecimentos, às 10h saímos de Livramento e logo depois do meio-dia chegávamos em Santa Maria.
Passamos então a acompanhar mais de perto a TRAGÉDIA. E a cada momento, aumentava o número de mortos e de feridos sendo conduzidos para os hospitais.
Em todas as nossas manifestações pelo blog: www.saudepelapratica.blogspot.com.br dizíamos que tinham culpados. Era muito simples, uma boate que acumulava centenas de pessoas, tendo somente uma porta de entrada e sendo a mesma de saída.
Começavam as denúncias de ter iniciado com um dos integrantes da banda com um dispositivo que produzia faísca e que lançou faísca ao teto, problema dos porteiros de exigir comanda e atacar na porta, a fumaça não dando visibilidade da saída e se confundindo com a saída que levava ao banheiro e havendo o entupimento de pessoas, em situação de desespero e de fragilidade, acabando em serem empilhados e morrendo.
A mais grave notícia, surge que a boate estava com o ALVARÁ vencido, ainda do mês de agosto de 2012. Então justificava a nossa denúncia de que a culpa não estava só, na banda e nos proprietários da boate, estava também nos órgãos públicos.
É sabido por todos tudo que aconteceu, pós meio-dia daquele  domingo de 27 de janeiro, até o dia de hoje, pois foi o assunto corrente e com a mídia de todo o mundo, colocando SANTA MARIA, pela tragédia em todos os veículos de Comunicação Social, indistintamente: local, regional, nacional e internacional.
Essa tragédia já gerou nos seus primeiros dias, um movimento nacional em retomar as vistorias em casas noturnas e por sua extensão em todos os locais que tem aglomeração de público e o seu desdobramento se saberá, só no futuro, que não seja somente , um impacto do momento, como acontece, geralmente com os políticos em que as coisas são boas só em momento de campanhas políticas.
Agora, resta-nos aguardar o chamado resultado do inquérito policial, que será de volume e de conteúdos fortes e a esperança, com muita oração, para que os hospitalizados se recuperem e que essa tragédia não contabilize ainda mais mortos, como ainda, infelizmente, está acontecendo.
NOSSA POSIÇÃO - A dor, não é a mesma, daqueles que perderam seus familiares, certamente, pois foram atingidos mais diretamente, mas para nós, que somos pais e vivemos nesta cidade há 6 décadas e fomos vítimas na Tragédia das 7 Quedas, em 17 de janeiro de 1982, em Guaira-PR, sabemos da sua intensidade.
Por fim, nunca passou pela nossa cabeça, em estar no INFO SANTA MARIA, na qualidade de colunista, estar escrevendo sobre uma TRAGÉDIA   monstruosa que envolveu a nossa comunidade. Que seja passageiro e voltemos a falar das coisas boas da atividade física, esporte, gestão e comunicação.
Para amenizar a situação, estamos com uma notícia que vale ser registrado com o nosso amigo Roberto Bruni.

INFO OPORTUNIZA REENCONTRO
Através do site INFO SANTA MARIA foi possível, Roberto Bruni, de Santiago do Chile, entrar em contato conosco.
 Roberto Bruni Web
Roberto Bruni é um velho amigo, que o conhecemos, em Buenos Aires, em 1995, por ocasião dos JOGOS DESPORTIVOS PANAMERICANO. Ele, na época, fazia parte da Comissão de Organização dos Jogos Olímpicos de Atlanta – USA – OLIMPIADA 1996. Ele nos foi apresentado pelo amigo, professor Luiz Celso Giacomini. A partir daí, como nós iríamos à ATLANTA, mesmo em 1995, para o nosso primeiro trabalho, Bruni passou a ser o nosso embaixador em Atlanta. E, efetivamente, ele foi importante na nossa pré-cobertura em 1995 e na cobertura da OLIMPIADA, em 1996.
De lá para cá, tivemos uma ou duas vezes, contato por e-mail e agora estamos restabelecendo esses contatos e  está acontecendo, graças ao INFO SANTA MARIA.
QUEM É BRUNI – Tem 54 anos, mora em Santiago do Chile,  trabalha na sua empresa “BRUNI MARKETING”, dedica-se a projetos nas áreas do esporte, entretenimento e tecnologia. Representa, no Chile, as empresas americanas: Bums Entertainment, essa empresa é especializada na contratação de celebridades internacionais para campanhas de publicidade  e a Getty Images Latin América – É a maior empresa no mundo na área de venda de imagens, incluindo esportes e entretenimento.
Além disso  a BRUNI MARKETING desenvolve com essas empresas os seguintes projetos: Museo de La Moda & Museo Del Deporte; Seminário sobre Lideranças & Inovação.
Atualmente, Bruni está organizando o SEMINÁRIO SOBRE LIDERANÇA E INOVAÇÃO no CHILE, que vai acontecer em novembro deste ano.
Podem ter a certeza de que essa retomada será de proveito,com ações nossas na área de marketing, gestão e promoções na atividade física e esporte.
  
ESTEJAM CONOSCO – Na Rádio Imembuí, de segunda a sexta-feira, às 13h05min, no espaço Saúde Pela Prática  e no nosso blog: www.saudepelapratica.blogspot.com.br

Nenhum comentário: