quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Coluna no SITE INFO SANTA MARIA:
O ano começa “pra valer”03/01/2013

2013 está aí, inteirinho e nós já estamos nos preparando para mais uma jornada, de 11 a 16 de janeiro estaremos na cobertura do 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA em Foz do Iguaçu-PR, que além de suas características normais, terá, em paralelo, a ASSEMBLÉIA GERAL da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, em que será eleita a diretoria para o quadriênio 2013/2016 e, o mundo da EDUCAÇÃO FÍSICA e ESPORTE comemorará os 90 ANOS DA FIEP MUNDIAL.
Em termos de Santa Maria, sem muitos detalhes, o prefeito Schirmer anuncia a intenção da construção de uma VILA OLÍMPICA para a Cidade e o nosso PARCÃO, quando teremos?

Amigos, além da nossa viagem ao Congresso de Foz do Iguaçu, estamos, na qualidade de presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, captando recursos para os projetos contemplados pela LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE DE SM. Tarefa dificílima, principalmente na busca de IPTU, vencendo a burocracia e tentando cobrir a verba para o projeto TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, que acontecerá no dia 22 de março, às 20h31min, no auditório do Colégio Marista Santa Maria.

O outro projeto do CAEL-SM, com o patrocínio do PROESP-SM, é Memória do Esporte de Santa Maria, com a publicação do livro ESPORTES REVISADOS EM SANTA MARIA, nosso quarto livro e este versará sobre o judô e basquetebol.

Para abril, teremos o projeto Profissionais de Educação Física da FIEP, do BRASIL Sem Fronteiras, que complementará o circuito do Brasil, que iniciou em 2008, no norte, passando pelo nordeste, centro-oeste, sudeste e agora, de 8 a 21 de abril, fechará no sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo como anfitriã, na última estada dos SEM FRONTEIRAS DA FIEP DO BRASIL, Porto Alegre, com a coordenação do delegado regional, professor Vilson Bagatini.

E tem muito mais: Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb, em Aracaju; 11ºEncontro dos Professores de Handebol das Universidades Brasileiras, em Vitória; Sem Fronteiras, viagem para Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai; II Congresso Internacional de Gestão Esportiva, em Recife; portanto quando tivermos as confirmações voltaremos a essa Coluna

ANÚNCIO DE UMA COISA OLÍMPICA
É de espantar a falta de assessoria técnica para políticos, temos sempre defendido de que as pessoas certas – conhecedoras das diversas áreas -estejam nos lugares certos. Neste último sábado, no Jornal Diário de SM, o prefeito Schirmer anunciou a intenção de ser construída uma Vila Olímpica, um Centro de Treinamento Desportivo. Ótimo. Só que, de sonho temos vivido há quase quatro décadas, almejando um PARCÃO para SANTA MARIA. Até agora, foram só ameaças e nada mais – foi o equivocado Parque da Nonoai (permutaram para a construção de equivocado Centro de Eventos, no CDM, tirando o ar puro) e agora lançado o Parque da Jockey (ainda moroso) e o Palotino, que, nos parece, ainda está só no papel.

O prefeito Schirmer, bem intencionado, sem muitos detalhes, fala na criação, digo, construção de uma VILA OLÍMPICA. Uma necessidade, também levantada por nós, há muito tempo, pois, se a cidade quer ser sede de futuros eventos nacionais e internacionais, tem que ter, no mínimo, uma estrutura física e também uma política de gestão. Hoje, não é só construir, tem que se preocupar com a administração, manutenção e segurança do patrimônio.



PONTA PÉ INICIAL FOI DADO

No 6 de dezembro de 2011, quando da estada de MARCUS VINICIUS FREIRE, genro do casal LIECHAVICIUS, em Santa Maria, CAEL-SM aproveitou e agilizou uma reunião na Fazenda da PAINEIRA, de propriedade do Casal, no Passo do Verde. Nela participaram conosco e Marcus Vinicius, o prefeito Schrimer e os assessores Rogério (gabinete) e Paniz (Secretário na época de Esportes e Lazer). Marcus Vinicius deu todas as informações sobre como e onde buscar verbas para um CENTRO DE TREINAEMNTO DESPORTIVO. Schirmer ficou entusiasmado e, pouca coisa evoluiu de lá para cá. Talvez, de positivo, essa ideia que ainda persiste e ele anunciou na reportagem no Diário desta semana.

MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA - CAEL-SM já está trabalhando para o resgate do esporte do Município, através da Lei de Incentivo ao Esporte e, já publicou três livros: O ESPORTE DE SANTA MARIA no pódio; SANTA MARIA sob o olhar da MIDIA ESPORTIVA e, recentemente, ESPORTES REVISADOS em Santa Maria – HANDEBOL e para este ano de 2013 – ESPORTES REVISADOS em Santa Maria – Judô e Basquete.

O objetivo final do projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SM é a construção de um MUSEU DO ESPORTE.
Muitas pessoas têm entrado em contato conosco e querem doar troféus, medalhas e similares, portanto, temos que avançar e ter um local para que já se inicie a catalogação desse material, que servirá de acervo para o futuro Museu. Como também precisamos ter uma área, para que então se possa avançar com projetos de Leis de Incentivos Nacional e Estadual para a futura construção.

E a nossa sugestão, seria a sede do MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA nessa área onde será construído a VILA OLÍMPICA ou CENTRO OLÍMPICO DE SANTA MARIA.

Prefeito Schirmer, estamos nessa. Somos parceiros, no entanto, não adianta só ficar na ideia, tem que partir para a prática, fazer um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, a fim de que os estudos avancem e tomem corpo.

PRÓXIMA COLUNA – Estaremos falando do Congresso Internacional de Educação Física de Foz do Iguaçu, no qual estaremos participando como delegado da FIEP e na cobertura para a Rede Santa-mariense de Comunicação Esportiva – RESCE, formada pelas rádios Imembuí e Universidade, jornal Saúde Pela Prática e os blogs: Saúde pela Prática e a estreia do INFO SANTA MARIA


ESTEJAM CONOSCO – De segunda à sexta-feira, às 13h05min, no espaço SAÚDE PELA PRATICA, na Rádio Imembuí e diariamente, no blog: www.saudepelapratica.blogspot.com.br

Nenhum comentário: