sábado, 4 de maio de 2013

NOSSO BLOG PRESENTE NAS AÇÕES DO ESPORTE E LAZER


Posicionamento para um "LEVANTE de SANTA MARIA"


ESPORTE, FENÔMENO SOCIAL

                                                 *Clery Quinhones de Lima

“Indiscutivelmente o esporte e a recreação são formas que podem favorecer a integração social do cidadão no meio onde ele vive”

Clery, na foto de ANDERSON, em estudos para a foto definitiva para o blog exclusivo da OLIMPIADA RIO 2016, do CAEL-SM, com estréia oficial em 5 de agosto de 2013, 3 anos antes dos JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO.
( O local é o MIRANTE, quadra de showbol)

     Amigos, todos, todos mesmo, viveram a tragédia do dia 27 de janeiro de SANTA MARIA. Passados mais de 3 meses, continuam as polêmicas de CPIs. A primeira realizada foi da Polícia Civil, com desdobramento pela Ministério Público e judiciário. Ainda em em andamento as CPIs da Câmara dos Deputados e da Assembléia Legislativa do Estado e a mais recente, depois do andamento de todas as outras, surgiu a do Legislativo Municipal de Santa Maria. Paralelamente atua a ASSOCIAÇÃO criada pelos Familiares das Vítimas.
     Na semana da Tragédia, a nossa sensibilidade de cidadão santa-mariense e jornalista levou a fazer comentários pelo espaço que temos diário na Rádio Imembuí e pelo blog: www.saudepelapratica.blogspot.com chamando da necessidade de um ”LEVANTE” para que o clima instalado de nostalgia, tristeza e inércia fosse aguçado. Dissemos que estava na hora das forças vivas da cidade se unirem e propusessem ações integradas para a população.
    Na noite de 22 de março, quando da realização do evento TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, na sua vigéssima segunda edição, prestamos uma homenagem às Vítimas e a ASSOCIAÇÃO, inclusive com o toque de clarim, o silêncio pelo militar Roberto Marcirio do Mallet e a leitura deste texto:    SANTA MARIA CHOROU... Tem momentos que as palavras, embora sempre digam muito, não são encontradas adequadamente para a situação. Não vamos vamos nos delongar muito, mas também não poderíamos ficar omissos – O ESPORTE É SOLIDÁRIO -  com essa Tragédia que marcou a todos e que não teve alguém que não tivesse uma relação com alguma das pessoas que ali naquela inadequada Casa noturna buscavam o divertimento. Elas foram indefesas, brutalmente tragadas pela fumaça e muitas acabaram morrendo empilhadas.  A identificação dos corpos foi no CENTRO DESPORTIVO MUNICIPAL, na casa do esporte, onde ao natural, é um local da performance, em que cidadãos vigorosos se enfrentam na disputa  e na arquibancada , tiram aplausos dos torcedores, pelas lindas jogadas.... Mas naquele dia 27 de janeiro, o CDM não foi local de alegria, de competição e sim de pavor em que as palmas, as palavras de vamos lá.., dos torcedores foram substituídas pelas lágrimas, pelo silêncio e pelo reconhecimento dos corpos indefesos, imobilizados e frios.  Indiscutivelmente, a Cidade não é a mesma, mas a VIDA CONTINUA. O SILENCIO e o RUIDO marcaram. Cada um de nós tem a sua dor, a sua posição.  A vida está sempre a procura. É natural a sua devoção de busca. O poeta e o artista descrevem e relatam todas as fantásticas belezas, assim como o pintor revela todas as cores e luzes e todos especialistas da arte, cultura e esporte  mostram o melhor de si, independente das indesejáveis situações que ora sucedem com a humanidade, existem pessoas que sempre exaltarão a grandeza e a magnanimidade que é a vida. A VIDA CONTINUA e o ESPORTE É SOLIDÁRIO.” 'Homenageamos a ASSOCIAÇÃO e ela não esteve presente. Fizemos a nossa parte.  
   Na semana passada, Santa Maria recebeu  2 palestrantes das cidades de Bilbao(Espanha) e Medelin(Colômbia), cujas cidades tiveram significado crescimento, superando situações adversas vividas. Não estivemos em suas palestras – tínhamos aula de inglês -  mas nos interando pela imprensa, principalmente pela impressa e percebemos que os enfoques dos palestrantes foram em cima da educação e cultura,  dentro de suas realidades, que se assentam em suas culturas e vivências. Nas nossas leituras, em nenhum parágrafo, teve  a citação de que a atividade física e o esporte estivessem integrados junto às ações da educação e cultura.
   Pena, não estávamos presente, pois se tivéssemos a oportunidade, teríamos solicitado a palavra para informar que numa situação de apatia e a necessidade de ação  do ser humano, a atividade física é a maneira mais correta, pois a participação do ser humano, pela prática há a  ativação do seu corpo e mente e neste momento essa dualidade tem causa e efeito.
    Portanto somos favoráveis e afirmamos que seja feito um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO com a participação de ENTIDADES de todas as esferas públicas e privadas para que integradamente proponham e façam ações que envolvam a comunidade para que essa inércia, a dor e a tristeza das pessoas sejam amenizadas e que o santa-mariense  possa voltar a SORRIR.
    E aí a pergunta: Quem faria isso? – Não temos dúvidas de que deveria partir do Executivo Municipal com o apoio do Legislativo, Judiciário, UAC, Universidades, Escolas,Rotary, Lyons, CACISM, Sindicatos, Clubes, Militares, Conselhos, enfim teria o envolvimento de todas as forças vivas da cidade.   
    Evidente, dentro de nossas limitações, na qualidade de profissional de Educação Física e Jornalista, presidente do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL-SM e com a vivência de 4 décadas de gestão e comunicação esportiva somos parceiro de qualquer empreitada referente a eventos que forem planejados na área do esporte e lazer. (CLERY QUINHONES DE LIMA – EDITOR)

Nenhum comentário: