segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NOSSO BLOG DIVULGA A COLUNA PALAVRA OLIMPICA DO SITE DO CAEL-SM

PALAVRA OLIMPICA
RIO RECEBE O MUNDIAL DE JUDÔ
Indiscutivelmente já vivemos os Jogos Olímpicos Rio 2016. Aliás,  isso já  acontece há  7 anos antes, quando o COI anunciou que  a cidade do RIO DE JANEIRO era a  sede da OLIMPIADA 2016. O Brasil se prepara sob aplausos e críticas e os mundiais de várias modalidades esportivas vão acontecendo e o do judô será realizado no Rio nessa semana.
  O anúncio do Rio de Janeiro como sede olímpica 2016 criou emoções e críticas, pois num país democrático, sempre há aqueles que querem e os que não querem, os que justificam e outros são por serem sempre contras tudo.
   Confessamos que para nós nunca tivemos dúvidas de que depois que o Brasil venceu a escolha para a realização da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL e que havia uma dívida do COI para a América do Sul em termos de ter uma sede Olímpica e, sem dúvidas,  o momento econômico que o Brasil desfrutava na época, foi decisivo, embora que a sede é a cidade e não país (mas claro que a CIDADE tem que ter o apoio político e econômico do PAÍS).
     E antes das olimpíadas, os olhos sempre ficam voltados para os MUNIDAIS que acontecem  das modalidades olímpicas, na sua maioria em 2 e 2 anos, além dos eventos continentais – mini olimpíadas.
    Recentemente vivemos os MUNDIAIS de NATAÇÃO E ATLETISMO e hoje inicia o de JUDÕ, em casa, digo na cidade do Rio de Janeiro. Os mundiais realizados nos mostraram a pura realidade a manutenção de medalhas da natação e a fraca participação do atletismo, como aconteceu na última OLIMPIADA, Londres, não fez medalhas.
    O MUNDIAL de Judô está acontecendo e nele depositada as mais fortes esperanças, por ser a modalidade campeã em conquistas de medalhas olímpicas pelo Brasil: 19 medalhas, sendo 3 ouro, 3 prata e 13 de bronze. O Brasil é o favorito e são esperados vários pódios.
    Neste evento, o RS, através da SOGIPA,  que tem um grande percentual de atletas da seleção brasileira, para SANTA MARIA tem um gosto muito especial, pois a Castilhense, MARIA PORTELA, disputa nos 70 KG. A chamada gaúchina raçudinha teve o seu aprendizado do judô, no projeto MÃOS DADAS, com a coordenação da professora AGLAIA e CÁCERES.
     FEIRA DO ESPORTE EM SANTA MARIA – Fortalecendo o projeto de cobertura Olímpica de Santa Maria, QUILISPORT e CAEL-SM criam a I FEIRA E EVENTOS ESPORTIVOS DE SANTA MARIA – FEESMA, nos anos impares – a partir de 2015 – pois a FEISMA foi definido nos anos pares.
     Para esse evento, QUILISPORT e CAEL-SM já registram o evento no CARTÓRIO ESPECIAL DE REGISTROS de Santa Maria e já, através de MARCUS VINICIUS, solicitaram a EXPOSIÇÃO OLÍMPICA para a época na FEESMA e o mesmo encaminhou a solicitação ao setor específico do COB CULTURAL e SANTA MARIA recebeu a informação do setor de que há possibilidades.

(CLERY QUINHONES DE LIMA – EDITOR)

Nenhum comentário: