quarta-feira, 23 de outubro de 2013

NOSSO BLOG ACOMPANHANDO OS JUBS EM GOIANIA

JUBS INICIA HOJE EM GOIANIA
Impossibilitado de estarmos na cobertura, ao vivo, em Goiânia, estamos nos valendo o site da CBDU para darmos as informações possíveis do evento. Agradecemos a atenção da Federação Universitária Gaúcha de Esportes -FUGE, através do presidente QUEIROGA, que havia nos confirmado para ser o ASSESSOR DE IMPRENSA nos JUBs. Coisa que fizemos no ano passado, na cidade de FOZ DO IGUAÇU.
Neste ano o evento volta a responsabilidade total da CBDU, com o apoio do Governo Federal, através do MINISTÉRIO DO ESPORTE, pois antes a competição tinha a co-promoção do COMITE OLIMPICO BRASILEIRO - COB, e era chamado de OLIMPIADA UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA.
 
JUBs 2013- Do site da CBDU:

Cerimônia de Abertura é pontapé inicial do JUBs 2013


Clube SESI Ferreira Pacheco recebe a Cerimônia de Abertura do JUBs2013. Foto: Thiago Parmalat. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo estará presente na festa. Foto:CBDU.
 
 
Na noite desta quinta (24), cerca de 1000 pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes e Comitê Organizador do JUBs 2013, se reúnem no Ginásio 4 do Clube SESI Ferreira Pacheco (Santa Genoveva) às 20h , para a Cerimônia de Abertura dos 61º Jogos Universitários Brasileiros, na cidade de Goiânia, Goiás, de 24/10 a 02/11.
Marcam presença no evento o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Governador do estado de Goiás, Marconi Perillo, o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o Secretário Nacional dos Esportes, Ricardo Cappelli, o presidente da CBDU, Luciano Cabral e o presidente da FGDU, Lusimar Santos. No desfile dos atletas, 11 competidores de cada delegação representarão seus estados.  
 
              A atleta Daniela Dallago,do time de futsal feminino da Araguaia (GO), vice campeã da LDU 2013, detentora de cinco títulos de melhor goleira da região Centro Oeste foi a escolhida para representar os esportistas do JUBs 2013, no juramento do atleta.
“Para mim é uma honra representar o estado e recepcionar todos os atletas do Brasil. O juramento é importante, pois representa o compromisso, união, lealdade, e respeito entre os competidores, destacou Daniele.
Enquanto no juramento dos árbitros, Márcio Muniz, árbitro da Federação Goiana de Futsal, firma o compromisso do quadro de arbitragem com a justiça e eficiência para que tudo ocorra bem nas competições.
A tocha dos Jogos Universitários será acesa pela atleta Daiane Barros, do atletismo da Faculdade Padrão (GO), medalhista no JUBs, campeonatos brasileiros e participações em campeonatos mundiais.
Para animar a festa, o Grupo de Catira Filhos de Aparecida (GO), traz uma amostra da dança típica sertaneja do Brasil para recepcionar os atletas e o público presente. O evento é gratuitamente aberto ao público e também será transmitido online através do link jubs2013.org.br.
“O clima da Abertura dita o comprometimento com o sucesso dos Jogos. Dá as boas vindas a todos os competidores, ressaltando a importância do JUBs na vida desses atletas”, comentou Lilian Saraiva, Coordenadora da cerimônia.
Os 61º Jogos Universitários Brasileiros são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.
 

61° JUBs movimenta a capital de Goiás
  O JUBs é maior festa do esporte universitário brasileiro. Foto: Thiago Parmalat.  
Entre os dias 24/10 à 2/11, a cidade de Goiânia vai se transformar na casa do esporte universitário. Cerca de 3000 atletas dos 26 estados e o Distrito Federal desembarcam em Goiás para participar da 61° edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2013), a maior competição acadêmica do Brasil. A última vez que a cidade sediou o evento foi em 1985.
Este ano dez modalidades, nas categorias femininas e masculinas, estão em disputa, (atletismo, handebol , judô, natação, xadrez, basquete de quadra e 3x3,  futsal, vôlei de quadra e de praia). As novidades desta edição são o basquete 3x3 e o vôlei de praia, esportes optativos escolhidos por Goiânia, por ser a cidade-sede do JUBs 2013.
Atletas de destaque nacional com participações em mundiais e Pan-Americanos estarão presentes no evento como o  judoca Charles Chibana (SP), medalha de ouro no Pan Americano Open de Montevideu e Buenos Aires e no Grand Slam de Moscou. Na natação Flávia Borges atual campeã sul-americana no revezamento 4x100 livre e Leonardo Guedes campeão mundial em 2006, nos 50 metros costas marcam presença na competição .
Na pista de atletismo, Geisa Aparecida desponta como uma das favoritas ao pódio. A velocista é a atual campeã e recordista sul-americana, com o revezamento 4x400 m, Hexacampeã brasileira dos 400m e medalhista dos jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e Guadalajara (bronze e prata respectivamente).
“O JUBs é uma competição diferente, que incentiva não apenas o desporto como também a educação do país. Teremos em Goiás atletas de ponta e também estudantes de várias áreas,  pessoas que se esforçam para obter bons resultados não apenas no esporte como também na vida”, explicou o presidente da CBDU, Luciano Cabral. 
A competição promete movimentar a economia da cidade com aproximadamente 4 mil pessoas envolvidas nos Jogos (desde atletas, dirigentes e Comitê Organizador), instalados em 24 hotéis da capital goianiiense. A cerimônia de abertura acontece nesta quinta (22), no Ginásio principal do SESI Ferreira Pacheco, às 20h. A presença de várias autoridades locais e nacionais está confirmada, entre elas o ministro dos esportes, Aldo Rebelo. 
O  início das disputas está marcado para manhã esta sexta (25) com as modalidades individuais. Ao longo de toda competição 15 locais serão usados para realização dos jogos. Alguns deles são; a Universidade Católica de Goiás (PUC),  que receberá as provas do atletismo, Col. Hugo de Carvalho, com o Handebol e o SESI Ferreira Pacheco, onde acontecerá o maior parte das disputas (judô, natação, basquete 3x3, vôlei de praia e de quadra). A entrada para público é gratuita. A programação completa dos jogos pode ser vista no site www.cbdu.org.br ou na página do facebook, CBDU Brasil.
O estado de Goiás é representado no JUBs 2013 por 159 atletas de 18 equipes (masc/ fem), entre elas o time de futsal masculino da Faculdade Estácio de Sá (GO), atual  campeã da segunda divisão do  JUBs. Este ano a equipe disputa a primeira divisão da competição. As maiores delegações são os estados de São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco com 170 pessoas cada.
Quem não estiver em Goiânia e quiser conferir as partidas, a organização do evento trouxe de forma inovadora para está edição do JUBs a transmissão on line dos principais jogos. Serão seis horas de cobertura diárias pelo hotsite: www.jubs2013.org.br . No refeitório oficial da competição funcionará o JUBs TV, onde serão exibidos, vídeos, reprises dos jogos transmitidos e matérias sobre o evento. 
Paralelamente às competições esportivas também acontece o JUBs Acadêmico, uma evento de caráter científico, com foco direcionado a temas que possuam interface com as áreas de conhecimento, tais como: fisiologia, fisioterapia, cinesiologia, gestão e administração esportiva, biomecânica, psicologia esportiva, treinamento desportivo, entre outros temas diretamente relacionados às ações do desporto universitário.
Sala de imprensa:
Durante todo JUBs funcionará uma sala de imprensa no SESI Ferreira Pacheco, em Santa Genoveva. No local os jornalistas terão acesso a computadores, internet e dados atualizadas sobre os jogos.
Locais das competições:
Clube Sesi Ferreira Pacheco (Natação, Judô, vôlei de praia, voleibol, futsal e basquete 3 x 3), pista da PUC – GO (Atletismo), Bis Inn Hotel (Xadrez), Col. Ateneu D. Bosco, Col. Sto Agostinho, CPMG, Col. Hugo de Carvalho, Col.(Handebol) , APCEF – Clube da Caixa, Clube de Engenharia, Jóquei Clube (GO), Ginásio da Universo (Basquetebol), Quadra da PUC, Gin. Campinas, AABB (Futsal), Gin. Cidade Jardim ( Voleibol) e um local a definir.
Os 61º Jogos Universitários Brasileiros são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.
Curta também nossa página oficial no facebook (CBDUbrasil)youtube (CBDUTV) e no twitter (@cbdu) para mais informações, fotos e curiosidades.

Nenhum comentário: