segunda-feira, 21 de outubro de 2013

NOSSO BLOG NA COBERTURA DO SEMINÁRIO E JORNADA DA FAMES

UMA EDUCAÇÃO FÍSICA 
TAMBÉM PENSADA
Certamente, quem lê a chamada desta matéria, dá uma parada, pois a Educação física é movimento, é ação, mas se justifica, pois a EDUCAÇÃO FÍSICA começa a ganhar espaços, na interdisciplinaridade e é fato de que para alcançar objetivos na qualidade de vida, tem que associar corpo/alma e espírito.
Foi o enfoque dos protagonistas da solenidade oficial de abertura do 8º SEMINÁRIO e a 6a. JORNADA de EDUCAÇÃO FÍSICA da FAMES nessa noite.

A composição da mesa foi a seguinte: Diretora de Unidade - Luciana Campos Dias; pastor Nivaldo Dias e a  Coordenadora de Educação Física e Extensão da FAMES - Tatiana Trevisan
Tatiana, Luciana e Nivaldo, da FAMES
Pastor Nivaldo na sua fala usou um texto bíblico e um exemplo histórico para fazer uma abordagem em cima da RESTAURAÇÃO. Enfocou a importãncia do trabalho da EDUCAÇÃO FÍSICA para a restauração do corpo, dando-lhe movimento, modando-o, mas disse que isso é importante, mas deve conciliar CORPO/ALMA e ESPÍRITO. Finalizou dizendo que JESUS CRISTO estão com a sua mão estendida para ajudar as pessoas que precisam se restaurar.
Luciana com a sua simpatia e fala pausada, falou do seu orgulho da sua equipe de trabalho da FAMES, sem deixar de destacar o corpo de acadêmicos que fazem a FAMES estar estrelando no cenário NACIONAL ACADÊMICO e o Curso de Educação Física como destaque, sendo presente junto à comunidade de Santa Maria. Sobre o SEMINÁRIO e a JORNADA disse que eles se integram e consegue atrair a participação de pessoas de outras unidades acadêmicas.
Professora TATIANA, muito aplaudida pelo participantes, agradeceu as palavras da diretora REJANE e disse que ela muito bem falou do êxito do curso no cenário local e nacional, então ela agradeceu os apoios, seus colegas que constituem as várias equipes de trabalho juntamente com o corpo de apoio de acadêmicos e os palestrantes dos vários temas que englobam os dois eventos.
PALESTRA - Inaugural foi proferida pelo professor, Dr. Luiz Fernando Freire Royes:O Papel do Exercício Físico no Sistema Nervoso Central. Nando fez a sua graduação no CEFD-UFSM, é doutor em Ciências Biológicas e lá hoje é professor.
  Um Profissional de Educação Física inserido plenamente na área médica

      LUIZ FERNANDO seguiu o tema de uma EDUCAÇÃO FÍSICA TAMBÉM PENSADA, pois mostrou a relação vantajosa que tem o exercício para a melhoria da saúde, mas também foi incisivo em afirmar que o EXERCÍCIO FÍSICO É MUITO BOM, MAS SE MAL ORIENTADO PODE CRIAR AGRESSÕES. O exercício físico faz parte dos ingredientes para a obtenção de qualidade de vida, mas a ele muito mais outras coisas são necessárias no contexto da vivência da pessoa, inserida na sociedade.
     LUIZ FERNANDO mostrou pesquisas que hoje estão sendo feitas, aqui mesmo no Centro de Educação Física da UFSM que ganham projeção no cenário nacional e fez questão de frisar que o trabalho é de uma equipe, que inclusive tem gente que saiu da graduação da FAMES.
      Mostrou uma estatística dos traumatismo crânio encefálico: 35% quedas; 17% - Acidentes de trânsito; 16% acidentes de trabalho ou prática de esportes; 10% - assaltos e 21% -outras causas.
       Afirmou o EXERCÍCIO protege, aumenta defesas antioxidantes e a há redução dos radicais livres.
No final da palestra, LUIZ FERNANDO recebeu um kit da FAMES através do professor MARCELO USTRA, que coordenou a mesa.
Depois da palestra de LUIZ FERNANDO fizemos uma foto com os professores de EDUCAÇÃO FÍSICA DA FAMES.
Antes do segundo momento da noite teve um coffee break

Vivian Pereira, no ginásio, ministrou o tema NOÇÕES DE ACUPUNTURA
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO E JORNADA

Nenhum comentário: